Descobrindo o Xingu – Infantil 5
Professoras envolvidas: Mônica Lima, Patrícia Maia, Viviane Panegassi, Márcia Almeida e Letícia Plessmann.
A cultura brasileira é composta, genuinamente, por elementos e influências de povos indígenas. A importância de apresentar essa temática para as crianças na primeira infância é ampliar o conhecimento delas sobre a história de seu povo, oferecendo propostas para que tenham acesso às tradições de seu país e sua rica cultura, e, além disso, valorizem, promovam e preservem tal conhecimento.
Diante disso, escolhemos trabalhar a cultura indígena por meio do livro “Descobrindo o Xingu”, de Marco Antonio Hailer, ilustrado por Juliana Basile, que proporcionou aos alunos o conhecimento sobre os diferentes povos que habitam o Xingu.
Além da exploração do livro, as crianças puderam pesquisar sobre o tema utilizando sites, vídeos e outras mídias, ampliando suas fontes de curiosidades e descobertas. O estudo revelou as tradições e costumes dos povos em relação aos seus alimentos, brincadeiras, adornos, pinturas corporais e vocabulário, os quais foram herdados por nós e fazem parte de nossa rotina.
Após essas descobertas, envolvidas com a estética indígena, as crianças produziram cerâmica e tapeçaria. Dessa forma, o estudo culminou em vivências divertidas e enriquecedoras.
HEKITE KUATSANGE EGEI ENHÜGÜ (“Seja bem-vindo!” - Dialeto do povo Kuikuro do Alto do Xingu)