Evento aborda o livro Nove noites
Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 27 de maio de 2021.
O premiado escritor Bernardo de Carvalho esteve, no dia 27 de maio, na 1ª edição on-line da Feira do Livro do Colégio Miguel de Cervantes. O encontro foi o evento inaugural da 37ª edição da Feira e contou com a presença do embaixador da Espanha no Brasil, Fernando García Casas.
“Estamos em um momento de retomada da vida perante todos os desafios que a pandemia nos trouxe, e nessas circunstâncias especiais, o evento é muito importante porque a leitura ajuda a nos conhecer melhor, nos permite viajar no espaço e no tempo; nos faz sonhar e pensar na luta que todos temos pela frente. A Feira do Livro do Colégio Miguel de Cervantes tem um grande objetivo também pela frente: aproximar e acostumar os jovens de expressivas obras literárias como a obra Nove noites do Bernardo Carvalho”, destacou o embaixador.
Nove noites é o sexto livro do romancista, contista e tradutor Bernardo Carvalho, e recebeu importantes prêmios, como o Prêmio Portugal Telecom (2003) e o prêmio Machado de Assis, conferido ao melhor romance do ano pela Biblioteca Nacional (2003). O romance é considerado uma obra de destaque da literatura brasileira e leitura obrigatória para a Fuvest de 2021.
O romance, que tem um forte tom jornalístico, é baseado em fatos reais e tenta despertar a curiosidade do leitor, o levando a uma busca incessante pela verdade por trás de um suposto suicídio de um antropólogo norte-americano em uma tribo indígena localizada no estado de Tocantins.
O evento, destinado aos alunos do Ensino Médio e aberto ao público em geral, foi mediado pelo professor de estudos linguísticos e literários, Fábio Brazolin.