O avesso da pele
Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 28 de maio de 2021.
O escritor Jeferson Tenório esteve, no dia 28 de maio, com os alunos do Ensino Médio para falar sobre o livro O avesso da pele. O encontro, mediado pelo professor Ivan Pacheco Junior, aprofundou e fragmentou a obra, proporcionando uma reflexão profunda sobre o racismo.
No bate-papo, o autor falou sobre relações familiares, sociais e raciais e sobre a dor do luto. Ele também comentou sobre o processo de escrita de temas complexos e densos. “O trabalho do autor com temas densos pressupõe um trabalho tanto linguístico quanto emocional. Para fazer um texto honesto e verdadeiro, é preciso investigar. Depois é preciso fazer terapia. Em relação às coisas ruins que me acontecem, eu prefiro deixar passar, para que eu possa escrever depois”, comentou.
Sobre a obra, o autor afirmou que não esperava que a repercussão do livro fosse tão grande. Ele ficou surpreso pelo impacto no Brasil e no exterior e comentou que recebeu muitos relatos sobre a obra. “É uma montanha-russa de sentimentos. Ao mesmo tempo que fico feliz pela repercussão, fico também angustiado porque essa realidade ainda existe. Pessoas negras ainda estão morrendo. Por isso, não consigo comemorar muito o êxito do livro”.
Sobre o exercício da escrita, o autor falou que escreve todos os dias e que revisita suas obras, sempre achando necessário modificar pequenos detalhes a cada edição.