HÁ POESIA E ALEGRIA NA PANDEMIA?
Em tempos de desesperança, tristeza e certo pessimismo, será possível “Olhar o mundo pelas lentes da poesia”, encontrando beleza, otimismo, felicidade e deslumbramento em nosso dia a dia?
HÁ POESIA E ALEGRIA NA PANDEMIA.
A leitura do livro JARDINS, escrito por Roseana Murray e ilustrado por Roger Mello oportunizou o contato com poemas e ilustrações diversas, promovendo a visita a jardins reais e imaginários, repletos de palavras, cores, sons e percepções que despertaram em nossos pequenos leitores diferentes emoções e sensações.
Trazendo à tona a ideia de explorar sentimentos, propusemos uma visita sensorial ao Jardim Botânico de nossa escola, convidando-os a aguçarem a visão, o tato, o olfato e a audição, a partir dos diversos estímulos existentes.
A leitura dos poemas e apreciação das ilustrações, ampliou o repertório de percepções e opiniões mais abstratas, ouvindo e ponderando com respeito às diferentes conclusões de todos os colegas.
HÁ POESIA E ALEGRIA NA PANDEMIA!
Influenciados por esse olhar mais poético, nossos pequenos leitores foram convidados a revisitar momentos em família, vividos na pandemia e representa-los por meio de diferentes expressões e linguagens: desenhos, recortes e colagens, escritas, músicas, danças, esculturas, entre outros.
E o resultado?
Aceite nosso convite e tirem suas conclusões.
Acomode-se, em família, num local confortável.
Coloque uma música relaxante e respire profundamente.
Dê a mão para cada criança que participou dessa coletânea e aproveite o passeio por esta trilha no nosso grande jardim…
Momentos felizes, momentos de poesia durante essa pandemia!
MI MASCOTA RARA,
MI COMPAÑÍA EN PANDEMIA
Desde la clase de español, presentamos en la Feria del Libro 2021 un proyecto de creación de una mascota en plastilina o sobre papel de un texto explicativo. Se ha titulado “Mi mascota rara” .
La lectura del libro de Andrés Guerrero “Puag, menuda mascota” constituyó la base de nuestra labor, programada como actividad de la Feria del Libro.
Los alumnos y algunas de 3° presentan su mascota rara, especial, secreta, a semejanza de la protagonista del libro, utilizando la técnica del modelado en plastilina o bien dibujada, acompañando un texto sencillo donde nombran y describen las características de su mascota o mascotas y los sentimientos que experimentaron en período de pandemia y confinamiento. Y lo transmiten con una foto o vídeo que cuelgan en plataforma escolar.
Nuestras expectativas son promover el gusto por la lectura, la creatividad e imaginación , la expresión de sentimientos, el manejo de las tecnologías y el trabajo oral y escrito. Por ello, a través de la lectura sistemática en clase e individualmente en casa como labor de repaso, se puso el foco en diversos aspectos, como mejorar la fluidez, corregir la pronunciación, ampliar vocabulario y expresiones e incentivar la creatividad.
Además las profesoras han creado ejercicios lúdicos interactivos para optimizar la destreza lectora, como textos con pictogramas, juegos de vocabulario y actividades Moodle variadas.
Los alumnos han disfrutado em su mayoría de estas tareas, emmarcadas en un proyecto global de nivel que ha trabajado la poesía, el jardín y las emociones.
LIMERICK
O projeto nas aulas de inglês foi a criação de um poema de cinco linhas originário da Irlanda do século XIV. LIMERICK tem por objetivo ser uma poesia amadora de composição simples, engraçada e cuja temática principal é o nonsense. Em tempos de pandemia, com tantas restrições, sentimentos variados, distanciamento social, o objetivo da criação dessa poesia foi oferecer às crianças a chance de criar um texto leve, cômico com diversão e independência. O projeto foi realizado em pequenos grupos.
A compreensão desse gênero de poesia foi feita por eles quando analisaram um Limerick criado pela professora. Eles tiveram autonomia para formarem seus grupos e criarem seus poemas com palavras que emergiram de provocações feitas pela professora, que as colocou em categorias de sons para serem completadas pelos próprios alunos.
Exemplo:
“Complete the table with words which have the same sound as:
book cry red box September tree blue Mike
As crianças trabalharam em pequenos grupos contribuindo com palavras que completassem cada grupo de som, criaram versos a partir das palavras e estruturas consolidadas nas duas unidades estudadas até a presente data.
Formado por rimas AABBA, os grupos se divertiram com a construção das rimas e ilustrações. Entretanto, alguns grupos experenciaram outros sentimentos quando tiveram que negociar suas escolhas quanto as palavras e papéis que cada membro do grupo teria no trabalho. Durante o processo, tiveram a chance de entender um pouco o que é democracia e concluiram que o produto final, com sua mensagem engraçada ,superou os poucos momentos tensos da criação.
Have you got a cat?
Yes, it is red
Can you see the yellow bee?
On the big tree?
Ok, the cat is on the bed!