Obra adotada: 1984, de George Orwell – Adaptado e ilustrado por Fido Nesti
Trabalho interdisciplinar, desenvolvido pelas disciplinas de Produção de Textos (Turmas da professora Mérope Bernacchi), Filosofia (Professor Giovane Rodrigues Silva) e História (Professor Roberson Campos de Oliveira)
Sobre a obra:
Única adaptação em quadrinhos, até o momento, da obra magistral e de maior influência no século XX, 1984 – Adaptado e ilustrado por Fido Nesti independe de um contato prévio do leitor com o texto original de George Orwell. Nesti preservou a essência do texto orwelliano, editando-o sem nenhum tipo de alteração significativa, e o resultando é simplesmente magnífico.
Sobre o trabalho pedagógico realizado:
Na disciplina de História, o professor Roberson apresentou aos alunos o contexto histórico do pós II GM no qual o livro foi elaborado, marcado pelos anos iniciais da Guerra Fria, que se iniciou oficialmente em 1947 com a publicação da Doutrina Truman. Em seguida, apresentou uma Live sobre o livro. Além disso, recomendou aos alunos a leitura de três artigos os quais fazem uma avaliação crítica da obra de Orwell.
Em Filosofia, o professor Giovane Rodrigues, discutiu com os alunos a ideia de utopia, em especial a partir da sugestão de que não há real ação política que não seja motivada por algum tipo de pensamento utópico. Essa proposição, no entanto, foi observada pelo verso e pelo anverso. Se, por um lado, a posição ideal de uma sociedade mais justa e igualitária dá ocasião para ações coletivas transformadoras; por outro, o século XX ofereceu farto material para que a literatura descrevesse como as utopias podem degringolar em distopias. 1984, de George Orwell, aparece então como um aviso a respeito dos excessos da ação política, e como um modelo desse gênero literário tão marcante do século XX — a distopia — que continua gerando obras instigantes no século XXI. De toda forma, a obra de Orwell deixa aberta a ambiguidade do pensamento utópico: sua necessidade prática e seus frequentes maus usos.
Na disciplina de Produção de Textos, a professora Mérope propôs aos alunos a escrita de um texto que estabelecesse um diálogo com a obra adotada. Para a elaboração desse texto, orientou os alunos a escolherem livremente um aspecto ou um trecho do livro que considerassem mais impactante, mais significativo, mais impressionante e que pudesse capturar a sociedade distópica, opressiva e asfixiante, descrita com precisão linguística por Orwell e materializada pelo traço intenso nas ilustrações de Fido Nesti.
As reflexões mais interessantes sugiram da habilidade demonstrada por nossos alunos em transformar todas as informações a que foram expostos em um produto original, reflexivo, e com marca de autoria. Os textos produzidos durante as aulas de PDT serviram de base para a confecção de um audiovisual de, no máximo, dois minutos de projeção.
Convidamos todos a apreciarem o resultado desse nosso trabalho.
Clique na cor do grupo para assistir ao vídeo
Vídeos 2º A
Grupo Amarelo
Anne Hirata, Camila Pardal, Carolina Plihal & Giulia Mattos.
Grupo Azul
Gabriela Alves, Helena Recco, Jacobo Iglesias & João Karayannopoulos
Grupo Vermelho
Carolina Ugolini
Grupo Rosa
Felipe Romylos, Guilherme Prétola, João Munhóz & Kevin Lima
Vídeos 2º B
Grupo Verde
Camilla Frias, Felipe Lacerda, Gabriela Aragão & Joana Barros
Grupo Azul
Eduardo Yunes, Enzo Rizzi, Henrique Garcia & Joao Gabriel Cunha
Grupo Vermelho
Guilherme Luiz Marinho, Henrique Pinotti , Luiz Gustavo Foz & Laura Civita
Grupo Rosa
Eduarda Antelo, Giovanna Garcia, Lais Almeida & Laura Marques
Vídeos 2º C
Grupo Amarelo
Ana Luiza Franco, Giovanna Vallias, Joaquín Molina & João Haydn
Grupo Azul
Alicia Assali, Clara Peralta, Bernardo Dutra & Isabella Iannone
Grupo Laranja
Arthur Pioli, Arthur Passos, Diogo Romano & Guilherme Correa
Grupo Roxo
Alexander Calderon, Ana Carolina Bastos & Gustavo Porro