Proyecto para la Feria del Libro
Professores responsables: Giovane Rodrigues Silva e Renato Fontes de Souza
Objetivos, Contenido y Metodología
El objetivo es ofrecer a los estudiantes de bachillerato el tratamiento de una temática adicional (no contemplada en los cursos regulares de filosofía), asociada a una metodología específica, inspirada en la obra de Santiago Beruete.
El tema general es la filosofía de tres escuelas helenísticas (peripatética, estoica y epicúrea), centrándose en su relación con los espacios públicos, en particular los jardines de Atenas. El material básico para el tratamiento del tema es la introducción y el primer capítulo del libro Jardinosofía.
La metodología es la que se inspira tanto en este último libro como en otra obra de Beruete, Aprendívoros; La dirección general de estas prácticas pedagógicas es trabajar al aire libre, en contacto directo con los huertos escolares y con el personal que cuida este espacio.
Descripción de las actividades (4 Encuentros)
-Reuniones en horario extraescolar, en diferentes espacios ajardinados de la escuela.
-Lectura de la introducción y primer capítulo (jardines griegos) del libro Jardinosofía.
-Entrevistas con los responsables del cuidado y mantenimiento de los jardines de la escuela.
-Entrevistas con seres queridos sobre su relación con los jardines.
-Visita a un jardín público.
-Momentos de cuidado de la tierra y las plantas (en casa o en la escuela)
-Invitación constante al elemento meditativo del contacto con la tierra y su relación con la auto-observación.
-Experiencias de contraste entre el “tiempo de la naturaleza” y el “tiempo de la civilización”.
Actividad en la Semana de la Feria del Libro: Círculo de conversación pública con Santigado Beruete y alumnos sobre los proyectos desarrollados.
Objetivos, conteúdo e metodologia
O objetivo é oferecer aos alunos do Ensino Médio o tratamento de um tema adicional (não contemplado nos cursos regulares de filosofia), associado a uma metodologia específica, inspirada na obra de Santiago Beruete.
O tema geral é a filosofia de três escolas helenísticas (peripatéticos, estoicos e epicuristas), com foco em sua relação com os espaços públicos, em especial com os jardins de Atenas. O material básico para o tratamento do tema são a introdução e o primeiro capítulo do livro Jardinosofía.
A metodologia é aquela inspirada tanto por este último livro quanto por outra obra de Beruete, o Aprendívoros; a direção geral dessas práticas pedagógicas é o trabalho ao ar livre, em contato direto com os jardins da escola e com os funcionários que cuidam desse espaço.
Público-alvo
A princípio, a atividade será oferecida aos alunos de filosofia do segundo ano e aos alunos do Revest que cursam a disciplina de filosofia no terceiro ano. Para estimular sua participação, os alunos que se engajarem nas atividades, contribuírem na confecção dos produtos e participarem da atividade celebratória com o Prof. Santiago Beruete, ganharão o bônus de até um ponto na nota trimestral.
Também serão convidados outros alunos interessados, seja do Ensino Médio, seja do 9º ano do Ensino Fundamental.
Produtos (em aberto):
Relato do processo por meio de vídeos e fotos;
Material sobre os jardins antigos e sua relação com as escolas helenísticas;
Para a Feira do Livro:
Exibição do processo de contato com o jardim;
Entrevistas e relatos pessoais;
Roda de conversa durante a Feira do Livro, com a presença do autor.
Sugestão adicional: Mesa filosófica sobre Jardinosofía:
Mesa redonda sobre a relação entre o surgimento das escolas filosóficas helenísticas e sua relação com os espaços públicas de Atenas.
Descrição das atividades
Encontros em horários extracurriculares, em diferentes espaços jardinados do colégio.
Leitura da introdução e primeiro capítulo (jardins gregos) do livro Jardinosofía.
Entrevistas com os responsáveis pelo cuidado e manutenção dos jardins do colégio.
Entrevistas com entes queridos sobre suas relações com jardins.
Visita a jardim público.
Momentos de cuidado da terra e das plantas (em casa ou no colégio)
Convite constante ao elemento meditativo do contato com a terra e sua relação com a observação de si.
Experiências de contraposição entre o “tempo da natureza” e o “tempo da civilização”.
Conteúdo dos encontros (Encontros de 100 minutos às sextas-feiras, 14h30)
19/04: Apresentação do projeto, discussão da Introdução de Jardinosofía e brainstorm sobre tarefas discentes. Indicação das próximas leituras. Tarefas:
Registros pessoais de seus contatos com jardins (casa/condomínio), ou
Entrevista a pessoas próximas que jardinam e sua experiência, ou
Estágios: indicar espaços em que alunos possam trabalhar em floras, jardins, floriculturas. (Especialmente nos jardins dos seus prédios).
Organização de registros pessoais / poesia, esquemas visuais, relatos filosóficos.
03/05: O jardim como espaço de conhecimento de si. Discussão do primeiro capítulo de Jardinosofía: As escolas helenísticas e sua relação com o espaço público (tarefa – leitura prévia do texto);
Passeio pelos jardins do colégio
O tempo da natureza vs. O tempo da civilização
10/05: Pesquisa e trabalhos em grupo / Finalização para a apresentação na feira – mesa redonda com o autor / apresentação no teatro, dia 21/05.
21/05: Atividade na Semana da Feira do Livro: Roda de conversa pública com Santigado Beruete e alunos sobre os projetos desenvolvidos.
Ideias a desenvolver:
Adaptar projeto para incluir CAS (2DE) e Formação Ampliada.
Leitura do Aprendívoros no DCH / EM.
Visita ao Burle-Marx (ou outros jardins públicos de SP);
Silêncio (Aprendívoros): Atividades silenciosas dos alunos no jardim
Consultar Prof. Fábio Nogueira sobre atividade semelhante no colégio.
Integração com itinerário de Atualidades e Comunicação Social
Cobertura jornalística da atividade
Entrevista com o Sr. Pedro (jardineiro do Colégio)
Exploração de canções que convidam à reflexão sobre o trabalho na terra/natureza e o tempo das plantas
Milton Nascimento, “Canção do Sal”;
Gilberto Gil, “Refazenda”;
Milton e Chico, “Cio da terra” + Gil, “Drão”.
Instalações com sementes, com diferentes tempos de maturação
Registros e textos sobre os jardins próximos (condomínios e casas)
Jardim criado pelos alunos e exposto na Feira
Inscrições (mínimo 5 / máximo 30)
25 a 27/03 – primeira apresentação do projeto às salas do 1DE e 2ABC;
11 e 12/04 – inscrições (e-mail);
15/04 – Reunião DCH / balanço
Link para ebook: https://eleo.mecd.gob.es/info/jardinosofia-una-historia-filosofica-de-los-jardines-00299031