Leituras compartilhadas – 8º ano 2024: Qual é o meu lugar no mundo?
Entrevista com a autora Tânia Alexandre Martinelli
Por: Izabel Silveira Bueno
Antonio Candido1 postula que a “literatura tem sido um instrumento poderoso de instrução e educação”, uma vez que “confirma e nega, propõe e denuncia, apoia e combate, fornecendo a possibilidade de vivermos dialeticamente os problemas”. Trata-se, portanto, de um direito; assim, deve ser exercido e a sala de aula é campo prolífico para tal.
Nesse sentido, os títulos adotados para o curso de ELL do 8º 2024 foram selecionados pela profª. Izabel visando a que o grupo discente fosse estimulado à seguinte reflexão: Qual é o meu lugar no mundo?
Tal proposição encontra-se em conformidade com algumas habilidades da Base Nacional Comum Curricular – BNCC – como: “inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.”
Para a mobilização dessas habilidades, foram escolhidas as obras A vida no céu (José Eduardo Agualusa) – 1º trimestre; Ocupação (Tânia Alexandre Martinelli) – 2º trimestre e Longe de casa: minha jornada e de refugiadas pelo mundo (Malala Yousafzai) – 3º trimestre.
Especialmente em se tratando da obra Ocupação, os alunos participaram de um jogo de (re)conhecimento de espaços da cidade de São Paulo mencionados ao longo da narrativa. Depois, realizaram a leitura compartilhada dos capítulos iniciais em sala de aula, durante a qual ocorreram algumas trocas de experiências relacionadas às questões suscitadas pelas vivências da protagonista Sofia. Na sequência, os alunos foram orientados a concluírem a leitura para a elaboração de uma resenha crítica da obra, atividade que comporá a nota de ELL no 2º trimestre.
Finalizando os preparativos para a Feira do Livro, os estudantes engajaram-se na elaboração de perguntas interessantes e contextualizadas para Tânia Alexandre Martinelli, cujo livro Estou aqui se quiser me ver, da Editora Moderna, recebeu o Prêmio Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio e o título de Melhor Livro Juvenil da AEILIJ, Associação dos Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil, ambos em 2020.
Outro destaque literário da autora é Louco por HQs, que esteve entre os cinco finalistas da 63ª edição do Prêmio Jabuti (2021), na categoria Livro Brasileiro Publicado no Exterior, por sua publicação em 2020 na Colômbia.
Será um imenso prazer receber esse expoente da literatura infantojuvenil em nosso colégio no dia 25 de maio para uma entrevista feita por nossos jovens!
1 Antonio Candido. “O direito à literatura”, in Vários escritos.
Professora responsável: Izabel Silveira Bueno
Lecturas compartidas – 8º curso 2024: ¿Cuál es mi lugar en el mundo?
Entrevista con la escritora Tânia Alexandre Martinelli
Por Izabel Silveira Bueno
Antonio Candido1 postula que “la literatura ha sido un poderoso instrumento de instrucción y educación”, ya que “confirma y niega, propone y denuncia, apoya y combate, proporcionando la posibilidad de vivir dialécticamente los problemas”. Es, por tanto, un derecho; como tal, debe ejercerse y el aula es un campo fecundo para ello.
En este sentido, los títulos adoptados para el curso 8º 2024 ELL fueron seleccionados por la profe Izabel con vistas a estimular al grupo de alumnos a reflexionar sobre lo siguiente: ¿Cuál es mi lugar en el mundo?
Esta proposición está en consonancia con algunas competencias de la Base Curricular Nacional Común – BNCC – por ejemplo: “inferir la presencia de valores sociales, culturales y humanos y de diferentes visiones del mundo en textos literarios, reconociendo en ellos formas de establecer múltiples perspectivas sobre identidades, sociedades y culturas y considerando la autoría y el contexto social e histórico de su producción.”
Para movilizar estas habilidades, se fueron elegidos A vida no céu (José Eduardo Agualusa) – 1º trimestre; Ocupação (Tânia Alexandre Martinelli) – 2º trimestre y Longe de casa: minha jornada e de refugiadas pelo mundo (Malala Yousafzai) – 3º trimestre.
Particularmente en el caso de Ocupação, los alumnos participaron en un juego de (re)conocimiento de los espacios de la ciudad de São Paulo mencionados a lo largo de la narración. Después, hicieron una lectura compartida de los capítulos iniciales en el aula, durante la cual intercambiaron experiencias relacionadas con las cuestiones planteadas por las vivencias de la protagonista Sofía. A continuación, se indicó a los alumnos que completaran la lectura para escribir una reseña crítica del libro, actividad que formará parte de su calificación de ELL en el 2º trimestre.
Finalizando los preparativos para la Feria del Libro, los alumnos participaron en la elaboración de preguntas interesantes y contextualizadas para Tânia Alexandre Martinelli, cuyo libro Estou aqui se quer me ver, de Editora Moderna, recibió el Premio Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio y el título de Mejor Libro Juvenil por la AEILIJ, Asociación de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil y Juvenil, ambos en 2020.
Otro destaque literario de la autora es Louco por HQs, que quedó entre los cinco finalistas de la 63ª edición del Premio Jabuti (2021), en la categoría Libro Brasileño Publicado en el Exterior, por su publicación de 2020 en Colombia.
¡Será un inmenso placer recibir a este exponente de la literatura infantil en nuestra escuela el día 25 de mayo para una entrevista realizada por nuestros jóvenes!
1Antonio Candido. “O direito à literatura”, in Vários escritos.