Alunos palestram sobre o tema da Residência de Estudantes
Apresentação feita durante o Congresso da Hispanidad por estudantes do Ensino Médio
do Colégio Miguel de Cervantes sobre a famosa casa espanhola e algumas de suas
grandes mentes.
Por: Maria Gabriela Alzueta | 19 de outubro de 2017.
Nos dias 19 e 20 de outubro de 2017, um grupo de seis alunos do Ensino Médio do
Colégio Miguel de Cervantes abordou o tema da Residência de Estudantes, surgida na
Espanha no século XX, no qual trataram de suas grandes realizações e de seus
importantes e extremamente marcantes membros. Para tal, eles utilizaram-se de um
método discursivo que envolvia o diálogo entre os palestrantes em uma espécie de
telejornal com entrevistas, para que pudessem interpretar de certa forma a própria
Residência.
Os alunos envolvidos nesse trabalho eram do primeiro ano do Ensino Médio e foram
orientados por um aluno do terceiro ano do colegial, Joaquim Celidonio Gomes dos Reis
Filho, e também por sua professora de matemática, Daniela Miele de Lima. Juntos, eles
desenvolveram a palestra para o Congresso após várias reuniões e discussões ao longo
de pouco mais de dois meses. Para tal, contaram com a ajuda de um professor de
espanhol que é um grande especialista no assunto. Assim, puderam colher informações
para incluírem em sua fala. Para criar sua apresentação, cada um dos integrantes do
primeiro ano interpretou um estudante da Residência, sendo entrevistados por uma
repórter, o que os possibilitou falar sobre algumas das principais atividades da casa e as
funções mais importantes do local na vida dos residentes.
Além disso, um dos enfoques do grupo era tratar da Residência de Estudantes nos dias
de hoje, se ainda funciona como era antes e como são convidadas as pessoas para
fazerem parte dela. Para tal, um dos alunos interpretou um estudante recente, que foi
entrevistado no colégio por eles. Também informaram o público sobre sua localização
atual, se está em bom estado e se ainda tem a mesma importância. Todos os
integrantes do grupo estavam vestidos a caráter, isto é, de acordo com sua posição e
seu papel na Residência (desde García Lorca vestido de esportista até o cientista Juan
Ramón Jiménez com um jaleco, entre outros), de modo que puderam retratar e
representar bem as atividades e o funcionamento do local.
A apresentação teve a presença de muitos espectadores, entre eles os próprios alunos
do Ensino Médio e alguns professores. Como possuía um caráter interativo, quem
estava assistindo pôde, de certa forma, se sentir como parte da encenação que estava
sendo feita. Podia-se observar algumas das características da Residência por meio de
fotografias, e também pelas rotinas das pessoas e suas atividades diárias como
estudantes do local. Desse modo, eles conseguiram criar algo dinâmico e persuasivo,
envolvendo os espectadores, com o objetivo de fazê-los pensar que realmente estavam
o mais próximo possível da famosa Residência de Estudantes.
Tema do grupo: Residencia de estudiantes: aportaciones y grandes representantes
Orientador: Daniela Miele de Lima
Coorientador: Joaquim Celidonio Gomes dos Reis Filho
Integrantes do grupo: Carlos Eduardo Lenis Rodriguez, Giulia Cano Pires de Lima, Javier
Maria Citon Tosi, Luisa Fernandes Louro, Priscila Espinheira Ferraz Lima, Roberto
D’amico Kishinami.
Fontes de pesquisa:
Livro: La Residencia De Estudiantes; La Calzada, Margarita Sáenz deLinks: <www.residencia.csic.es> Acesso em: 03/09/2017
<https://elpais.com/diario/1983/02/04/cultura/413161209_850215.html > Acesso em 03/09/2017