Pensando sobre a vida com Ortega y Gasset
Alunos do Colégio Miguel de Cervantes trabalham questões filosóficas a respeito da vida apoiando-se no pensamento de José Ortega y Gasset
Por: Luana Sampaio Monteiro | 19 de outubro de 2017.
Você é louco? Você vive? O que é viver? Nos dias 19 e 20 de outubro de 2017, no Congresso da Hispanidad do Colégio Miguel de Cervantes, um grupo de alunos do terceiro ano do Ensino Médio tratou de questões como essas e provocou muitas perguntas no público que assistia. Para isso, transformaram a sala em um ambiente aconchegante. Foi posto um tapete no centro, com almofadas e luzes pequenas em meio ao cenário escuro. Desse jeito, pretendiam criar um espaço reflexivo, de modo a fazer com que as pessoas pensassem enquanto os integrantes explicavam sobre a filosofia de José Ortega y Gasset em relação ao viver e ao que é a vida.
Dúvidas e crises existenciais perseguem os seres humanos durante sua trajetória. A vida é um tema complexo, indefinido, confuso e perturbador. Poucos são os que se permitem e se atrevem a aprofundar-se nesse pensamento. Dentre esses, está o filósofo espanhol Ortega y Gasset, autor da obra Qué és filosofía?, publicada na chamada Idade de Prata Espanhola. Baseando-se nesse livro, os alunos tiveram a ideia de montar uma apresentação que não apenas explicasse o conteúdo trabalhado pelo filósofo, como também intrigasse aqueles que a assistissem, criando uma revolução interna na mente dos espectadores.
Cada integrante do grupo ficou responsável por explicar uma parte, mas sempre seguindo uma ordem de linha de pensamento e aprofundamento para não quebrar o raciocínio dos espectadores. Primeiramente, delimitaram o contraste entre o realismo e o idealismo, que foi amplamente trabalhado pelo filósofo. Depois, em meio às análises, ilustravam-nas com recortes retirados de caixas produzidas pelos próprios e placas que continham palavras centrais do tema, a fim de facilitar a compreensão do público. Pintavam-se de tinta a cada direção tomada, representando que as decisões feitas durante a vida a marcam. À medida que falavam de dúvidas, escolhas e do viver em si, entre outras coisas, percebiam-se muitos olhares assustados e pensativos.
Ao final da apresentação, quando todos estavam com suas mentes lotadas de questionamentos e reflexões, uma integrante falou: “Não sei se vocês notaram, mas há um louco entre nós. Como já dito antes, louco é aquele que não toma decisões, não faz escolhas, não vive. Quem é a única pessoa que não tem marca de tinta no corpo aqui? A pessoa que não se atirou na vida? E vocês, será que realmente vivem?”. Com essas perguntas e afirmações, fecharam o espetáculo e abriram espaço para profundas incertezas e reflexões no interior de cada um que lá estava. Foram muito aplaudidos e elogiados pela capacidade que tiveram de impactar a vida das pessoas.
Tema 23: La vida como aprendizaje en la filosofía de Ortega y Gasset
Orientadora: Maíra de Cinque de Pereira da Costa
Integrantes do grupo 1: Beatriz Jacinto Rangel, Catalina de León Muñoz García, Francisco Antunes, Gabriela Assencio da Costa Araujo, Marina Siebert Vampré do Nascimento e Thábata de Almeida Prado Machado