As catenárias na Sagrada Família de Gaudí
Alunos explicam a escolha da catenária para a construção da Sagrada Família
Por: Luana Rabello Papaiz | 19 de outubro de 2017.
Um grupo de alunos do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Miguel de Cervantes apresentou, no dia 19 de outubro de 2017, um trabalho no Congresso da Hispanidad, mediante a apresentação em PowerPoint, sobre as catenárias na Sagrada Família de Gaudí. O grupo também fez um experimento para demonstrar como as catenárias sustentam melhor o peso e também projetaram um vídeo da Universidade Politécnica da Catalunha para mostrar onde as catenárias se encontram na Sagrada Família: na “copa das árvores” (as colunas são “árvores”) e na faixada.
O grupo abordou o conceito de catenária e como elas distribuem o peso que estão sustentando por todo seu corpo. Em seguida, ele demonstrou sua aplicação por meio de um experimento com ovos. Um dos alunos posicionou três ovos normais formando um triângulo e colocou um livro de 1kg e um peso de 3kg em cima deles. Em seguida, ele explicou que a parte superior da casca dos ovos é em catenária, havendo uma boa distribuição do peso por todo o ovo e, por isso, eles não quebraram. Ademais, eles diferenciaram a catenária da parábola mediante suas fórmulas e um projeto no programa Geogébra, e explicaram como Gaudí construiu o projeto da Sagrada Família e outras obras, fazendo projetos com pesinhos e correntes.
Eles trouxeram também um pouco da história das catenárias e disseram que Galileu Galilei e Leonardo Da Vinci já a estudavam, porém Galileu nunca conseguiu concluir sua pesquisa e chegou a uma conclusão precipitada, a qual, mais tarde, foi demonstrada equivocada e o estudo foi finalizado por outros intelectuais. Posteriormente, o grupo demonstrou que a catenária está muito presente no nosso cotidiano, trazendo exemplos de usos e aplicações em construções civis, como o Hotel Unique em São Paulo, a Ponte Juscelino Kubitschek em Brasília, a Cidade de Artes e Ciências em Valência, Espanha, e outras construções de Gaudí em Barcelona, como a Casa Milá, a Casa Batlló e o Parque Güell; e na natureza, como a barriga de uma mulher grávida para a proteção e sustentação do feto, o ovo etc.
A Sagrada Família, oficialmente denominada de Templo Expiatório da Sagrada Família, é uma basílica católica pertencente à arquitetura modernista catalã desenhada pelo arquiteto Antoni Gaudí, localizada em Barcelona, Espanha. O projeto foi iniciado em 1882 e foi financiado apenas por contribuições privadas. Em 1883, foi assumido por Gaudí e em 1936, por causa da Guerra Civil Espanhola, sua construção foi suspensa. Ainda em andamento, sua conclusão está planejada para o centenário da morte de Gaudí, 2026. A construção incialmente tinha estilo neogótico, mas ao assumi-la, quando somente a cripta estava construída, Gaudí reformulou todo o projeto, tornando-o adaptado à natureza com seu estilo naturalista e orgânico, tendo se inspirado na Caverna do Salnitre. Gaudí justificou a mudança dizendo que o gótico era imperfeito, já que as suas formas retas, seus pilares e arcobotantes não refletiam as leis da natureza. Pelo arquiteto conceber a Sagrada Família como se fosse a estrutura de uma floresta, visando a receber melhores pressões perpendiculares à sua secção, ele deu a essas colunas inclinadas uma forma helicoidal de duplo giro (dextrogiro e levogiro), como nos ramos e troncos de árvores.
A catenária é uma família de curvas planas, parecidas às geradas por uma corda suspensa pelas suas extremidades sob a ação da gravidade. A catenária foi um elemento chave para Gaudí ao conceber a estrutura da Sagrada Família, pois foi a alternativa mais adequada para suportar as pressões dos arcos e das abóbadas sem a necessidade de contrafortes exteriores. Gaudí desenvolveu um modelo com cordas e pequenos sacos para simular os pesos, assim, a partir das cargas simuladas, ele determinou experimentalmente a forma da estrutura que reproduzia o modo ideal para trabalhar a tração que, quando invertida, obtinha a estrutura adequada para trabalhar a compressão. Ele nomeou essa forma de estrutura de estereostática e a usou na Sagrada Família, assim como na cripta da Colónia Güell.
Tema 1: “La Sagrada Familia de las Catenarias”
Orientador: Miguel Folchetti
Co-orientador: Antônio Cotrim Miranda Figueiredo
Integrantes: André Malouf de Camacho, André Pires Rays, Bruno Ribeiro de Andrade, Nickolas Antonio Sanches, Pedro Henrique Tillier e Santiago Mantilla.
Fontes de Pesquisa:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Templo_Expiat%C3%B3rio_da_Sagrada_Fam%C3%ADlia
http://www.archdaily.com.br/br/787647/classicos-da-arquitetura-la-sagrada-familia-antoni-gaudi
http://wiki.ead.pucv.cl/GAUDI_-_SAGRADA_FAMILIA-CATENARIA
http://seordelbiombo.blogspot.com.br/2012/01/entendiendo-gaudi-la-forma-catenaria.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Caten%C3%A1ria
https://pt.wikipedia.org/wiki/Hiperboloide
http://www.dicionarioinformal.com.br/helicoidal/
https://www.google.com.br/search?q=conoide&oq=conoide&aqs=chrome..69i57j0l5.2666j0j4&sourceid=chrome&ie=UTF-8https://pt.wikipedia.org/wiki/Ab%C3%B3bada