Trabalho do cineasta incompreendido está na Hispanidad
Alunos mostram parcerias de muito sucesso que o ajudaram em sua jornada
Por: Rafael Muñoz Marson | 19 de outubro de 2017.
No último dia 19 de outubro, o Congresso da Hispanidad ocorreu no Colégio Miguel de Cervantes. Um dos grupos retratou a história e importância de Luis Buñuel, cineasta espanhol da primeira metade do século XX, precursor do movimento surrealista, que desafiou os padrões morais e comportamentais estabelecidos da época em que estava inserido. O trabalho foi apresentado em formato power point e com uma encenação gravada em vídeo.
Para contextualizar as pessoas na plateia, duas alunas contaram a história de vida do diretor e falaram um pouco sobre a época em que Buñuel viveu, sendo tal explicação auxiliada por fotos e textos representativos. Em seguida, outras duas integrantes do grupos selecionaram e analisaram as obras O discreto charme da burguesia, Um cão andaluz, A bela da tarde e A idade do ouro. Essas foram as obras selecionadas, pois são as mais representativas, famosas, que contêm mais críticas sociais e também as que contaram com maiores recursos técnicos. Buñuel recebeu duras críticas quando elas foram publicadas, sendo esse um dos motivos pelo qual ele buscou refúgio na França, Estados Unidos e México, onde faleceu em 1983.
Após essas análises, o grupo prestou uma homenagem a Buñuel, criando uma curta-metragem inspirado em suas obras junto a filmes dirigidos por diretores cujas produções foram inspiradas no roteirista espanhol. Com isso, eles buscaram mostrar que tais técnicas ainda são atuais e muito utilizadas no cinema. Por fim, eles analisaram os motivos pelos quais Buñuel agia e criava tal como o fez, deixando que o público refletisse sobre o comportamento de nossa sociedade.
Tema 6: El cine y la mirada de Luis Buñuel
Orientador: Roberson Campos de Oliveira
Co-orientador: Amadeu Vannetti
Integrantes:
Ana Carolina Paranhos
Amanda Cássia Vannetti
Giovanna Petrilli
Maria Eduarda Antunes
Olivia Lemos
Olivia Takitani
Fontes bibliográficas:
https://es.wikipedia.org/wiki/Luis_Bu%C3%B1uel#Juventud._Madrid_y_la_Residencia_de_Estudiantes
http://obviousmag.org/cinema_pensante/2015/05/-o-iconoclasta-universo-de-luis-bunuel.html
https://www.algosobre.com.br/biografias/luis-bunuel.html
http://www.esquerdadiario.com.br/Luis-Bunuel-cinema-como-instrumento-de-subversao
https://educacao.uol.com.br/biografias/luis-bunuel.htm