Ideia de Lorca e Ugarte de levar cultura às classes populares
Grupo aborda o papel do teatro de educar os povoados mais longínquos e esquecidos da geografia espanhola
Por: Ana Paula Souza Coutinho | 20 de outubro de 2017
Um grupo composto por alunos do 1° ano do Ensino Médio realizou, no dia 19, uma apresentação sobre o Grupo de Teatro Universitário La Barraca. A apresentação simulou uma reportagem de televisão e, nesta, o aluno que representava o âncora do jornal guiava a apresentação e fazia perguntas para a plateia sobre o teatro e seus fundadores. A apresentação tinha o principal objetivo de explicar a história do grupo teatral: sua origem, seus fundadores, as dificuldades que estes tiveram que enfrentar para a sobrevivência do teatro, além de expor seu importante papel de promover obras teatrais clássicas e contemporâneas para uma classe social menos favorecida, conscientizando o público da importância do papel transformador que o teatro desempenhou na sociedade espanhola no início do século XX.
No início da apresentação, os alunos também apresentaram um vídeo que mostrava como era o teatro La Barraca e como este funcionava. Ademais, também apresentaram um PowerPoint, onde condensavam os principais objetivos do trabalho.
Os fundadores do grupo teatral foram Federico García Lorca e Eduardo Ugarte, grandes amigos e colegas de trabalho. Esse teatro também recebe popularmente o nome de Teatro del Fuego, assim como mencionado pelos integrantes do grupo. La Barraca se desenvolveu paralelamente à Instituição Livre de Ensino, que se encontrava na Espanha desde o século XIX, tendo sido fundada por catedráticos, em 1876. Ela pretendia levar cultura e conhecimentos para as classes média e baixa espanholas sem seguir os dogmas que a Igreja pregava. Defendia, portanto, a liberdade de cátedra e se negava a ajustar seus ensinamentos aos princípios religiosos. La Barraca possuía a mesma ideia, porém, pretendia levar conhecimentos ao povo através de obras clássicas e contemporâneas de teatro. Durante a apresentação, mencionaram várias obras que foram realizadas no teatro, entre elas, a famosa La Vida es Sueño, de Calderón de la Barca.
O teatro universitário surgiu em 1932 durante a Segunda República (1931-1936), na Espanha. O projeto era uma maneira de tentar “salvar” o teatro espanhol, antes apenas dirigido à população de classe alta. A ideia de Lorca e os outros era construir uma barraca, com capacidade para aproximadamente 400 pessoas e fazer com que o povo tivesse acesso às obras, predominantemente, clássicas de teatro. Desse modo, estariam educando-os também através das peças. As obras encenadas em La Barraca pertenciam a grandes dramaturgos da história; peças de Calderón de la Barca, Lope de Vega e comédias de Miguel de Cervantes estavam dentre o repertório do teatro universitário. A experiência de Federico García Lorca no teatro também foi muito significativa para sua carreira como dramaturgo. La Barraca permitiu que o poeta aprendesse os ofícios de diretor de cena e o expôs a um público novo e diversificado.
Por fim, é possível concluir que o teatro universitário foi um importante difusor de cultura e conhecimento para as classes menos privilegiadas da Espanha do século XX e serviu de inspiração para posteriores grupos de teatro.
Tema do grupo: O teatro universitário de La Barraca: a ideia de trazer teatro e cultura às pessoas das cidades mais remotas e abandonadas da geografia espanhola
Professor orientador: Rafael Ruanova Quintas
Coorientador: Pedro Bernatavicius Salviano de Almeida
Integrantes do grupo:
Heloísa Bonchristiano Aigner
Heloisa Pieralini Jobb
João Paulo de La Riva Smith
Marina Ferreira Queiroz Mosca
Rodrigo Magalhães Sampaio
Sophia Maria Evangelista
Bibliografia:
https://cvc.cervantes.es/literatura/lorca_america/lorca_utopia.htm
http://www.xn--espaaescultura-tnb.es/es/companias_artisticas/la_barraca.html
http://www.garcialorca.org/federico/Biografia.aspx?Sel=Itinerario%20cultural%20de%20la%20Rep%C3%BAblica:%20La%20Barraca