Relação entre a Teoria da Relatividade e a obra de Dalí
Alunos do segundo ano do Ensino Médio transformaram sala de aula na obra “La persistencia de la memoria”, de Salvador Dalí, e relacionaram-na à Teoria da Relatividade, proposta pelo cientista Albert Einstein
Por: Luana Sampaio Monteiro | 20 de outubro de 2017.
Você já viu alguma obra artística transformar-se em realidade? Sala de aula virar ambiente ilustrado em quadro surrealista? Um grupo de alunos do segundo ano do Ensino Médio deu vida à “La persistencia de la memoria”, de Salvador Dalí, no Congresso da Hispanidad de 2017, realizado nos dias 19 e 20 de outubro. O espaço da classe foi tomado por relógios derretidos, feitos à base de materiais simples, como biscuit e um toldo, e por outras figuras que compõem o trabalho do artista espanhol. Além disso, explicaram conceitos físicos, apresentaram reflexões e interpretações da obra e relacionando-as à Teoria da Relatividade, desenvolvida por Einstein.
Cada aluno ficou responsável por uma parte do espetáculo. Foi como uma visita monitorada a um museu, com o auxílio de guias, dentre os quais, havia especialistas em física, arte e no próprio autor. De um jeito simples, foram capazes de explicar de forma clara conceitos desenvolvidos pelo cientista alemão. Utilizaram-se de exemplos para facilitar a compreensão do público, que não teve dificuldades de entender o que estava sendo tratado. Focaram na ideia de espaço e tempo, amplamente explorada por ele e por Dalí na obra.
Após a análise dos conceitos físicos, trataram um pouco da biografia do artista catalão e suas obras e influências surrealistas. Partiram, então, para o momento de explicar o quadro em questão, que estava exposto e montado de um lado da sala. Dalí não deixou nada dizendo suas intenções com cada elemento ali posto. Desse modo, as perspectivas dadas pelos alunos foram as mais famosas e difundidas desde a época de sua publicação.
Tendo em vista que a Física Moderna teve grandes influências em sua carreira e revolucionou o mundo na época, é possível estabelecer grandes conexões e relações entre a Teoria da Relatividade e “La persistencia de la memoria”. Sendo os relógios a parte mais chamativa da tela, centraram-se na relação entre espaço e tempo. Terminadas as interpretações, foram muito aplaudidos e elogiados pela apresentação.
Tema 7: La persistencia de la memoria: Relatividad en la obra de Dalí.
Orientadora: Andreza Fernanda Conchetti
Coorientadora: Olívia Pereira de Sousa Tucunduva
Integrantes do grupo 5: Ana Carolina Marques Molina, Bruno Alfredo Issa, Eric Silano do Nascimento, João Guilherme W. de A. Falavigna e Sabrina Murakami Shiba