Hispanidad 2017 – La Edad de Plata de la cultura española e iberoamericana
Em 30 de setembro mais de 4500 pessoas passaram pela festa
Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 2 de outubro de 2017.
O tema da Hispanidad de 2017 remonta o período de extrema criatividade e o surgimento de um movimento intelectual acentuado. Em meio aos objetivos desse grande evento realizado pelo Colégio Miguel de Cervantes, está o empenho em apresentar aos alunos e à comunidade escolar os avanços tecnológicos culturais e artísticos que proliferaram como amparo ao povo em uma Espanha que sangrava as dores de uma Guerra Civil.
Nos estandes da festa, os trabalhos dos alunos retrataram os principais personagens e acontecimentos desse período, da enormidade de nomes eternizados em obras literárias e artísticas, como Federico García Lorca, Salvador Dalí e Manuel de Falla, até cientistas e pesquisadores, como Leonardo Torres Quevedo, Dorotea Barnés e Isaac Peral.
No teatro, as atuações musicais e performáticas representaram por meio da arte o período histórico, a sociedade e o legado das gerações que marcaram a história mundial. A plateia contou com a presença do Ilmo. Sr. Ángel Vázquez de Tuesta, cônsul geral da Espanha em São Paulo, que veio prestigiar o evento.
Nos segmentos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental foram apresentados aos alunos os projetos e seus respectivos temas, e eles puderam escolher os de seu interesse. Dessa forma, as turmas e os anos se mesclaram, oportunizando o intercâmbio de conhecimento e a troca de experiências entre os pares.
Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental
Inovação, arte e literatura
A Educação Infantil e 1º ano levaram para os estandes a arte das máscaras de Pablo Gargallo, a representação da arquitetura modernista de Antoni Gaudí e os poemas de Rafael Alberti. Os alunos também participaram da sessão Inventos, apresentando submarinos multicoloridos feitos com base nos estudos sobre Isaac Peral.
Em mosaicos e torres criadas com materiais alternativos e sucatas, os alunos soltaram a criatividade repensando a arquitetura e suas obras, recriando-as sob sua perspectiva. Durante o mês de setembro os alunos prepararam um curta metragem sobre a vida Rafael Alberti.
No teatro, a turma da Educação Infantil, regida pela professora Cassia Bernardino, soltou a voz em Verde que te quiero verde, de Federico García Lorca e Manzanita, e cantou e recitou o poema Mariposa del aire, também de Federico e Suárez Benítez. Na sequência, o 1º ano do Ensino Fundamental apresentou as canções Nana de la cigüeña, de Rafael Alberti e Grupo El Tenderete, La primavera ha venido, de Antonio Machado, e Canción de otoño, de Juan Ramón Jiménez.
Ensino Fundamental I
A cultura, educação e sociedade
Os 2º e 3º anos trouxeram para a exposição duas estruturas feitas com garrafas PET para representar as Missiones Pedagógicas, demonstrando toda a relevância das iniciativas que popularizam a arte e a educação e seu impacto nas cidades espanholas por onde passaram. A pintura de Joaquín Sorolla, em suaves matizes, também esteve presente nos estandes do 1º ciclo. Na sessão Inventos, o dirigível e o futebolín foram os protagonistas, mostrando tanto a magia do meio de transporte não convencional quanto o interativo futebol humano que divertiu os alunos.
Acompanhados pelos músicos da Dream Orquestra*, Jucivan Alves dos Santos no violino, Joede Rodrigues no violoncelo, Eliezer Motta na viola e Reuter Pereira Lima no trompete, pelos professores de música do Colégio Miguel de Cervantes, Flávio Rodrigues na guitarra flamenca, Joan Barros na percuteria (percussão com bateria), e regidos pela professora Roseli Lepique no piano, os alunos interpretaram Danzas Españolas nº4: Villanesca, de Enrique Granados, Siete canciones populares españolas, de Nana de Manuel de Falla e Cuentos de la Juventud Op. 1 nº 6, cantada em conjunto com a poesia Agua, ¿dónde vas?, De Enrique Granados y García Lorca.
Como testemunho da influência de Saturnino Calleja e do seu valor para a literatura infantil na Edad de Plata, o 4º e 5º anos trouxeram os Títeres nas releituras dos clássicos e a Poesia 3D, com representações em biscuit. As linhas acentuadas da arte cubista de Juan Gris adornaram os estandes. Na sessão Inventos, o submarino e o teleférico foram explorados em instalações.
No teatro, as atuações musicais, regidas pelos professores Ana Valéria Turbiani e Ivo Bonfiglioli, trouxeram ao palco a Danza ritual del fuego, de Manuel de Falla, e Verde que te quiero verde e La Tarara, de Federico García Lorca.
Ensino Fundamental II
A residência dos estudantes e o Café 4 Cats
O 1º cluster do 6º e 7º anos transformou-se no Café 4 Cats, onde os alunos apresentaram Los cuatro muleros, canção popular, La Tarara, de Federico García Lorca e o emocionante Concierto de Aranjuez, de Joaquín Rodrigo.
Ao longo da festa, as salas ambientadas foram dedicadas às diferentes manifestações artísticas e meios de comunicação, como galerias, museus, cinema, rádio, revistas e bibliotecas. Em cada uma delas, os alunos atuaram e palestraram sobre as principais características de cada um dos temas na Edad de Plata.
O 1º andar do prédio foi transformado na residência dos estudantes e, como tal, representou toda a erupção criativa do período. Os alunos do 8º e 9º anos mostraram o consciente e o inconsciente das obras, músicas, pesquisas científicas e invenções que marcaram o período. Em atuações, representações, vídeos e surpreendentes instalações idealizadas por eles, os visitantes mergulharam no universo psíquico dos grandes artistas da época.
No teatro, os alunos representaram a peça García Lorca y La Barraca: un proyecto de acción social vanguardista.
Durante o evento, a estação Escape 60, elaborada pela equipe de tecnologia educacional, criou enigmas sobre o todos os temas, proporcionando uma atividade interativa e aproveitando a expertise de cada participante sobre os trabalhos realizados.
A cobertura completa do evento, realizada pela Sala de Imprensa dos alunos do 8º e 9º anos e pelo Departamento de Comunicação, pode ser acessada por meio do site www.cmc.com.br/hispanidad