Curta-metragem aborda cinema surrealista
Alunos mostram uma imensidão de elementos que caracterizam o movimento inseridos em um só curta-metragem
Por: Patrícia Freitas Lopes | 19 de outubro de 2017.
Dois grupos de alunos, do primeiro e do segundo ano do Ensino Médio do Colégio Miguel de Cervantes, abordaram o tema cinema surrealista durante o Congresso da Hispanidad, no dia 19 de outubro. A apresentação foi feita a partir da exposição de um curta-metragem realizado pelos integrantes de cada grupo, que contemplou as características do movimento artístico estudado.
A sala de aula utilizada para a apresentação do tema foi inteiramente decorada com forro preto, luzes, abajures, vários pôsteres das obras surrealistas do período e alguns elementos que remetem à loucura, como pequenos olhos na mesa. Essa decoração contribuiu bastante para o entendimento da temática apresentada, e pôde deixar o público mais próximo e inteirado da arte surrealista.
Primeiramente, os alunos falaram sobre o tema com suas próprias palavras, resumindo o que seria apresentado. Em seguida, há a exposição dos principais representantes do surrealismo e suas principais obras, com foco no espanhol Luis Buñuel, o principal ícone dessa corrente artística. Após a fala inicial, os alunos expõem o curta-metragem produzido por eles. O vídeo possui a duração de aproximadamente 3 minutos e faz uma crítica social ao sistema educacional. Nele, há muitas cenas sem lógica, porém, após a exposição do curta, os integrantes explicam a obra e algumas cenas. A crítica corresponde à ansiedade e ao estresse que as escolas transmitem.
O cinema surrealista é um movimento artístico nascido na cidade de Paris, durante a década de 1920. Tratando-se de uma corrente irracional, o movimento foi influenciado pelas teorias psicanalistas de Sigmund Freud, em que se enfatiza o papel do inconsciente. O movimento carrega um caminho em que nega a lógica e a razão, indo além do senso comum e da consciência cotidiana, procurando expressar especificamente os sonhos e o mundo.
Tema 11- Cinema Surrealista
Nome do orientador: Rocío de Simón Eiras
Coorientadores: Gustavo Cunha Perroni, Lucas Asevedo Pimentel e Luiza Winter.
Nome dos integrantes de cada grupo: João Francisco Ruas Belloube, João Guilherme Garcia Gorski, Júlia de Oliveira Portella, Livia Marcondes do Amaral, Nicole Budicin Notário, Thomas Mujica Peebles e Ana Beatriz Medeiros Costa, Camila Yumi Takahashi Iwai, Felipe Carolo Poladian, Isabel Garcia Lemos Varela, Maria Massari Venticinque e Matheus Souza Cardoso.