Alunas palestram acerca de grandes artistas da Edad de Plata
Trabalho desenvolvido com uma encenação por parte de estudantes do Ensino Médio reencarnou algumas das grandes mentes da história hispânica
Por: Maria Gabriela Alzueta | 20 de outubro de 2017.
Durante o Congresso da Hispanidad de 2017, ocorrido nos dias 19 e 20 de outubro, alunas de primeiro e segundo anos do Ensino Médio fizeram uma palestra sobre alguns dos grandes nomes do âmbito artístico espanhol no século XX. Foram contempladas três das principais mentes dessa época, entre elas Salvador Dalí, Luis Buñuel e García Lorca, com o objetivo de introduzi-los ao público presente, de tratar sobre seus grandes feitos e de algumas vanguardas da época.
Orientadas por sua professora de Espanhol, Samira Diniz de Sousa, e pela aluna do terceiro ano do Ensino Médio, Tábatha Raissa Marques Mota, as alunas criaram uma palestra para o Congresso, na qual discorreram acerca do tema antes citado, partindo de suas pesquisas em livros e na internet. Além de sua apresentação, o grupo produziu um cenário volumoso na sala de aula que estavam utilizando, com panos no teto, coisas penduradas, fotos e muito mais. O principal objetivo era recriar os quartos dos artistas em questão na Residência de Estudantes, que refletiam muito no pensamento deles e em seu estilo artístico.
Desse modo, foi feita uma apresentação na qual as alunas interpretaram cada um dos artistas sobre os quais iam tratar, ou seja, elas puderam falar mais profundamente sobre cada uma de suas biografias e sobre seus grandes feitos históricos. O grupo tratou dos três importantes artistas abordando sua história, seu legado e também suas realizações, essenciais para o curso da humanidade até os dias de hoje. Além disso, ao final, foi feita uma atividade com os espectadores, na qual se pôde explicar melhor o significado de anáglifos, que eram muito importantes para as obras dos três artistas.
Dividindo as falas e as interpretações entre as seis, foi possível que alcançassem seu principal objetivo, isto é, explicar às pessoas presentes quem foram Dalí, Buñuel e Lorca, o que fizeram, como fizeram, quando e também o que isso influencia nos dias de hoje, além de seu impacto na estética do surrealismo. Além disso, puderam relacionar os três, mostrando a participação que cada um teve na vida do outro, tanto no âmbito artístico como em sua vida pessoal. Para tal, apresentaram algumas de suas obras, tanto as pinturas como fragmentos de obras literárias, todas com ideologias e estéticas semelhantes. Também decoraram a sala de aula com fotos e com cartazes, para que o público pudesse ter um contato distinto com a palestra e com os palestrantes e a fim de que o tema pudesse ser mais aprofundado e mais tocante para todos.
Tema do grupo: Dalí, Buñuel y Lorca: de los anáglifos a los putrefactos
Orientador: Samira Diniz de Sousa
Coorientador: Tábatha Raíssa Marques Mota
Integrantes do grupo: Beatriz Zaroni Boaventura, Juliana Infante Ruic, Laura De Faria Schmitt, Luiza Junqueira Luiz Marinho, Maria Helena Arias Contier e Sabrina Rodrigues Martinez.