Estudantes explicam o papel da mulher nos séculos XX e XXI
Alunos fazem apresentação sobre a luta de Burgos para conquistar direitos às mulheres e a falta destes na sociedade atual
Por: Eduarda Vieitas Soares da Silva|20 de outubro de 2017.
Hoje um grupo de alunas apresentou uma peça de teatro sobre o papel da mulher na sociedade segundo a perspectiva de Carmen de Burgos, a primeira jornalista mulher espanhola. A apresentação ocorreu no Congresso da Hispanidad, realizado no Colégio Miguel de Cervantes. A peça, de autoria do próprio grupo, ilustrou um grupo de amigas que, ao assistir a uma reportagem sobre as reinvindicações feministas na televisão, se indigna com a desigualdade de gênero da sociedade atual. Para representar isso, as integrantes do grupo conversaram coloquialmente sobre tal problema na perspectiva de Burgos, localizadas em um cenário que ilustra a sala de estar da casa de uma delas.
Na introdução da peça, o grupo expôs o áudio de um breve documentário da Globo sobre os protestos feministas no Brasil. O documentário levou as suas integrantes a pensarem que se o século atual é inóspito para as mulheres, o anterior deveria ser bem pior. A partir disso, elas comentaram como era a situação da mulher na Edad de Plata sob a perspectiva de Carmen de Burgos, focando na sua imprescindível contribuição para a legalização do divórcio e do voto feminino na Espanha. Por fim, as personagens concluíram que apesar dos esforços de Carmen para que outras mulheres pudessem ter as mesmas oportunidades que ela, ainda há muito pelo que lutar para as mulheres alcançarem uma posição igual aos homens na sociedade. Por isso, decidiram criar um grupo para difundir essa ideia.
A professora coordenadora do trabalho, Maria Terezinha Lopes, afirmou que segundo o censo do IBGE de 2010 as mulheres estão superando os homens nos índices escolares, evidenciando que elas têm estado mais interessadas no seu desenvolvimento profissional do que eles. Entretanto, do ponto de vista do direito, as mulheres ainda enfrentam inúmeras complicações, pois muitas empresas preferem contratar homens, já que, dentre outras situações, quando o filho fica doente quem falta no trabalho é a mulher. Portanto, Maria Terezinha acredita que abordar o tema de uma das primeiras feministas espanholas é de suma importância para os direitos das mulheres continuarem a serem defendidos e conquistados.
Tema do grupo: O papel da mulher na sociedade segundo a perspectiva de Carmen de Burgos
Nome da orientadora: Maria Terezinha Vilardo Lopes
Nome da coorientadora: Pedro Rocchiccioli Brendim
Nome das integrantes do grupo: Luiza Maria da Silva Fraga, Letícia Almeida Marcondes Pereira, Melissa Braga Ret e Rafaella Pires Monteiro