A classe trabalhadora tendo autonomia no aprendizado
Trabalhadores enfrentam professor autoritário e questionam o modo de ensino tradicional
Por: João Victor Santos Moreira | 19 de outubro de 2017.
Um grupo de alunos do primeiro e segundo anos do Ensino Médio do Colégio Miguel de Cervantes apresentaram o tema “Educar a la clase trabajadora de una manera racionalista, secular y no coercitiva” – La Escuela Moderna en la Edad de Plata” no Congresso da Hispanidad, realizado na própria escola, no dia 19 de outubro. A apresentação se deu por meio de uma simulação do cotidiano escolar espanhol, em meados do ano de 1901, que se vê rompido por alunos contestando seu professor autoritário, questionando seu método de ensino arbitrário e retrógrado, oposto à educação progressista, prática e racional que os educandos defendiam.
A disposição da sala de aula utilizada para a apresentação do grupo foi inteiramente planejada no intuito de se assemelhar a um local de aprendizagem. Os alunos destinaram um papel para cada integrante: alguns eram os estudantes da escola, um deles era o professor autoritário e um outro fazia o papel do professor progressista. Havia também um membro que explicou como seria a repercussão, nos dias de hoje, se houvesse uma instituição de ensino nos moldes da Escola Moderna, porém, todos os componentes abordaram um pouco o tema. Cada um explicava um aspecto no atípico método de aprendizado dessa instituição de ensino hispânica, que estava muito à frente de sua época.
A Escola Moderna foi fundada no mês de agosto, em 1901, na cidade de Barcelona, pelo pedagogo e pensador anarquista Francisco Ferrer i Guardia, cuja filosofia é amplamente utilizada pelo patrono da educação brasileira, Paulo Freire. A instituição de ensino tinha como principal objetivo dar ao aprendizado um sentido crítico, laico, racionalista e libertário no que diz respeito à classe trabalhadora espanhola. Segundo seu criador, os alunos formados na escola sairiam como agentes de aprendizagem dos operários hispânicos. O método de ensino é bastante revolucionário, já que abandonaria os exames, prêmios e castigos, utilizados até os tempos atuais.
Tema 11 : Educar a la clase trabajadora de una manera racionalista, secular y no coercitiva” – La Escuela Moderna en la Edad de Plata
Nome do orientador:Fábio Brazolin Abdulmassih
Nome do coorientador:Beatriz Lemos Felismino da Silva
Nome dos integrantes do grupo:Daniel Beneti Baldini, Leone Vicenzo Esposito, Marco Antônio Escartini Francisco, Pedro Fonseca e Sergio David Abreu