El teatro universitario de La Barraca: la idea de llevar el teatro y la cultura a las gentes de los pueblos más apartados y abandonados de la geografía española
Por: Ana Paula Souza Coutinho | 4 de outubro de 2017.
O teatro universitário La Barraca foi um projeto de Federico García Lorca, Eduardo Ugarte e universitários que tinham vínculos com a Residencia de Estudiantes.
A Residencia de Estudiantes, criada em 1910, foi o primeiro centro cultural da Espanha. Era um lugar de criação e intercâmbio de ideias entre cientistas, literatos e artistas. A Residencia pretendia ampliar o estudo universitário com a criação de um ambiente intelectual e adequado para os estudantes universitários. A Residencia, dessa forma, tornou-se um polo de atração de grandes artistas e cientistas que vinham para a Espanha e, por isso, atuou como centro de recepção das vanguardas internacionais. Grandes personalidades como Abert Einstein, Marie Curie, Igor Stravinsky e John M. Keynes marcaram presença na Residencia. Outro fator que vale destacar é o fato de que esta se tornou o grande difusor e responsável pela expansão do movimento Modernista no país, dando origem a grandes nomes como o próprio Federico García Lorca, o cientista Severo Ochoa, o pintor Salvador Dalí e o cineasta Luís Buñuel.
Juntamente com Lorca, o escritor e diretor de cinema espanhol Eduardo Ugarte também foi muito importante para o desenvolvimento e sucesso do teatro universitário. A função de Ugarte no teatro era de codiretor, mas ele também compartilhava muitas das reponsabilidades com Lorca, desde sua fundação. O escritor assumia os cargos de diretor literário, administrador, ajudante de direção e ajudava na seleção dos atores. Ugarte e Lorca desenvolveram uma forte amizade, sendo o primeiro um confidente e um homem em que Lorca confiava completamente. Nas palavras do poeta: “La verdad es que el que dirige soy yo y Ugarte es mi control. Yo hago todo; él lo observa todo y me va diciendo si está bien o mal, y yo siempre hago caso a su consejo, porque sé que siempre es acertado. Es el crítico que necesita siempre todo artista llevar consigo”. Sendo assim, a parceria dos dois foi um completo êxito para o teatro e, uma vez que ambos possuíam os mesmos interesses políticos, sociais e culturais, La Barraca foi um grande sucesso.
A experiência de Federico García Lorca no teatro também foi muito significativa para sua carreira como dramaturgo. La Barraca permitiu que o poeta aprendesse os ofícios de diretor de cena e o expôs a um público novo e diversificado, a um público popular. Agora já não representava mais para a burguesia “frívola e materializada de Madrid”, como dizia, mas sim para as classes média e baixa espanholas.
Esse projeto pretendia levar a povoados mais afastados da Espanha o repertório das obras teatrais da época denominada Idade da Prata (início do século XX). Seu principal objetivo era estimular a troca cultural entre as cidades e os povoados, promovendo um intercâmbio de ideias. O teatro universitário surgiu em 1932, durante a Segunda República (1931-1936), na Espanha. Lorca estudou em Nova York, na universidade de Columbia, e viu a grande tradição que teatros não profissionais tinham tido na história. Daí pode ter surgido a ideia de dar um impulso ao teatro universitário que tinha surgido na Espanha séculos antes. La Barraca encenava, fundamentalmente, obras clássicas com o intuito de educar o povo. O projeto era uma maneira de tentar “salvar” o teatro espanhol, antes apenas dirigido à população de classe alta. A ideia de Lorca e dos outros era construir uma barraca com capacidade para aproximadamente 400 pessoas e fazer com que o povo tivesse acesso às obras clássicas de teatro. Desse modo, estariam educando-os também através das peças. As obras encenadas em La Barraca pertenciam a grandes dramaturgos da história; peças de Calderón de la Barca, Lope de Vega e comédias de Miguel de Cervantes estavam no repertório do teatro universitário. Por fim, é possível concluir que o teatro La Barraca foi um importante difusor de cultura e conhecimento para as classes menos privilegiadas da Espanha do século XX.
Bibliografia:
https://cvc.cervantes.es/literatura/lorca_america/lorca_utopia.htm
http://www.xn--espaaescultura-tnb.es/es/companias_artisticas/la_barraca.html
http://www.garcialorca.org/federico/Biografia.aspx?Sel=Itinerario%20cultural%20de%20la%20Rep%C3%BAblica:%20La%20Barraca
http://www.historiasiglo20.org/HE/13b.htm
http://www.laopiniondezamora.es/opinion/2011/11/20/eduardo-ugarte-barraca-lorca/560276.html
https://www.ecured.cu/Eduardo_Ugarte_Pag%C3%A9s
http://www.residencia.csic.es/pres/historia.htm
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