Oficina sobre submarinos
Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 26 de setembro de 2017.
O que faz um submarino afundar e flutuar? Por que não entra água nos submarinos? Como eles funcionam? Foi com essas indagações que os alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental iniciaram a oficina com o professor de Física do Ensino Médio do Colégio Miguel de Cervantes, Thiago Augusto Cardoso.
Com base nos estudos propostos para a Hispanidad sobre a Edad de Plata acerca do cientista marinho e militar espanhol Isaac Peral y Caballero, os alunos pesquisaram sobre suas invenções e entraram em contato com conceitos de Física, como a pressão atmosférica e hidrostática.
Peral foi o inventor do primeiro submarino torpedeiro com propulsão elétrica, conhecido como submarino Peral. Ele também criou diversos inventos, como o acumulador elétrico, um projetor luminoso, entre outros.
No encontro com o professor Thiago, os alunos observaram por meio de uma réplica de garrafa pet os princípios da Física que possibilitam a imersão e emersão do submarino. No bate-papo, Thiago explicou sobre a profundidade que os submarinos alcançam, a utilidade de um sonar e sua função como localizador.
Para a professora de Língua Espanhola, Alexandra Sin Maciel, os ganhos dos trabalhos da Hispanidad estão principalmente na interação com outras áreas e na interdisciplinaridade, que dá mais sentido à aprendizagem e provoca muitas descobertas. “Após a contextualização sobre os avanços científicos, culturais e artísticos da Edad de Plata, apresentamos Isaac Peral. Os alunos pesquisaram sobre sua mais importante invenção, o submarino com propulsão elétrica. A partir de então, eles começaram as indagações que mais despertaram sua curiosidade sobre o submarino. Assim pudemos propor a construção de uma réplica com garrafa pet e iniciamos os experimentos na área de ciências, o que acreditamos que irá motivá-los a investigar cada vez mais”, explica Alexandra.