Dança milenar vista de distintas maneiras
Congresso da Hispanidad mostra as raízes históricas, profundas e intrigantes do flamenco
Por: Rafael Muñoz Marson | 19 de outubro de 2017.
O flamenco é conhecido mundialmente, entretanto, poucos conhecem sua origem. Foi essa a missão de alguns alunos durante a Hispanidad do Colégio Miguel de Cervantes, que ocorreu no dia 19 de outubro. Através de uma encenação teatral, o grupo tentou contar a história dessa dança tradicional, explicando suas origens históricas e desconstruindo o mito de que é um ritual do passado.
A contextualização do teatro é iniciada na época em que os árabes prosperavam e acabaram povoando a Península Ibérica. Nessa parte da peça, era possível observar distintos cenários característicos de vários povos dos quais os árabes sofreram influência, montados dessa maneira para mostrar que o flamenco sofreu várias influências. Em seguida, foi mostrada a expulsão desse povo pelos reis católicos. Nessa cena, o grupo tentou mostrar que mesmo sendo expulsos ou reprimidos nas áreas que habitavam, eles ainda conservavam sua cultura, mantendo o flamenco como importante resistência histórica.
Para mostrar o quão atual e importante é conhecer não só o flamenco, mas também culturas diferentes, os membros do grupo fizeram uma performance da dança. Ela conteve todos os procedimentos do flamenco tradicional, iniciando pelo “cante”, em que uma pessoa introduz a música através de uma canção, seguida da pessoa que toca normalmente o violão e dita o ritmo para a entrada dos dançarinos, que começam a dançar. O grupo ainda realizou os “jaleos”, convidando parte da plateia a participar dessa experiência.
Tema 22- Origens históricas e geográficas do flamenco: Música canto e dança
Orientadora: Carolina Ferrucci Monção
Co-orientadora: Maria Clara Kachan Bordignon
Integrantes:
Ana Luiza Henneberg Ribeiro
Isabella Zamboni Chaneton
João Pedro Guerreiro Pimentel
Rafael Gregson de Alvarenga
Sabrina Padovani Theodoro
Vinicius Siqueira Gomes
Fontes Bibliográficas:
https://es.wikipedia.org/wiki/Flamenco#Distinci.C3.B3n_entre_flamenco_y_folclore_andaluz
http://www.infoescola.com/musica/flamenco/
http://www.cuadraflamenca.art.br/origem.php
http://www.red2000.com/spain/flamenco/1history.html
https://www.um.es/campusdigital/Cultural/origen%20flamenco