Intelectuais espanhóis se encontram em bar
Escritores e historiadores da Idade de Prata se encontram para discutir sobre a ideia da Espanha ideal
Por: João Victor Moreira | 20 de outubro de 2017
Já imaginou ir a um bar na Espanha, e encontrar grandes intelectuais, discutindo sobre a Espanha ideal no ponto de vista de cada um? Foi esse cenário atípico, que o grupo do 3º ano do ensino médio do Colégio Miguel de Cervantes, cujo tema era, La idea de España en escritores e historiadores de la Edad de Plata, encenou no dia 20 de outubro, no congresso da Hispanidad, realizado pela escola. Os integrantes do grupo simularam uma conversa, descontraída de ilustres autores hispânicos que marcaram a Idade de Prata, no qual cada membro interpretava um desses grandiosos.
A apresentação desse grupo teve um cenário descontraído, simulando um ambiente boêmio castelhano, onde, haviam mesas e cadeiras cobertas com toalha de mesa em toda a sala, com taças de suco de uva (representando um vinho) petiscos e decoração típica desse local, com uma música ambiente de fundo e um cartaz na lousa que simbolizava o nome do bar. A caracterização da classe faz com que os espectadores sintam-se imersos a essa conversa, com uma total experiência de estar próximos a esses consagrados escritores e historiadores. Os membros vieram vestidos a caráter, como se estivessem naquela época da história.
Os autores representados nessa simulação foram: Antonio Machado, poeta espanhol que tinha um pensamento pessimista da Espanha, Rafael Altamira, historiador, com uma visão bem mais otimista e patriótica do país, Miguel de Unamuno, escritor e filósofo espanhol, descontente com o resultado da república, alinha-se a extrema-direita hispânica, a falange, Joaquín Costa, economista e historiador espanhol, pensava em uma renovação em um viés econômico, com diversas reformas e Ángel Ganivet, escritor e diplomata espanhol, era adepto de uma visão mais subjetiva da situação espanhola, dizia que sem filosofia, o Estado ficaria estagnado.
Tema 14 – La idea de España en escritores e historiadores de la Edad de Plata
Nome do orientador: Juan Rivero Corredera
Nome dos integrantes do grupo: Lucas Formaji Natividade Santos, Paulo Henrique Jaimez Mendes, Rodrigo Rodriguez dos Anjos Sousa e Vitória Benedetti Mussa