Paixão pelo canto flamenco
Estudantes explicam sobre o canto flamenco e sua influência nos poemas de João Cabral
Por: Ana Paula Souza Coutinho | 20 de outubro de 2017.
O grupo composto por alunos do 1° e 2° anos do Ensino Médio, durante o Congresso da Hispanidad, realizou uma apresentação sobre o poeta pernambucano João Cabral de Melo Neto e sua relação com o flamenco. A apresentação, em formato PowerPoint, tinha o objetivo de mostrar a importância desse autor para o Brasil, para a Espanha e a relação entre essas culturas tão distintas entre si. Os integrantes do grupo recitaram poemas que tinham como tema predominante a dança flamenca, onde era possível perceber a sonoridade e a integração da música com o próprio poema, e a grande precisão rítmica em seus versos. Os alunos também se vestiram com roupas típicas de dançarinos de flamenco para mostrar ao público um pouco mais da cultura típica de Sevilha, em Andaluzia.
Os integrantes do grupo trouxeram um violão para decorar a sala. A coorientadora do grupo, a aluna Carolina Corrêa, do 3º ano do Ensino Médio, fez uma apresentação de dança flamenca enquanto os alunos apresentavam. Durante a apresentação, além de recitar, realizaram a análise dos poemas, com o apoio de slides que condensavam os principais tópicos a serem abordados. Ademais, explicaram a origem da dança flamenca e contaram um pouco sobre a vida do autor e o motivo de sua grande paixão por essa cultura típica de Andaluzia. Seu encantamento por essa região fez com que ele criasse um grande vínculo com a dança e a música flamenca, uma tradição cultural da região e, portanto, marcante no cotidiano do poeta. Em suas palavras: “É um gênero muito especial. Tem a letra, tem essa concretude da poesia primitiva espanhola, de Góngora, inclusive de Lorca.”
O poeta acreditava que o flamenco era a única dança capaz de causar comoção devido a sua forte expressão e conexão com a realidade. A expressão do real e a verdade que se transmite na dança o envolveram de forma significativa. Desse modo, o flamenco e a cidade de Sevilha invadiram suas poesias, dentre as quais cabe mencionar as obras “Sevilha Andando” e “Andando Sevilha”, dedicadas exclusivamente à cidade de Sevilha e que condensa todos os poemas relacionados ao flamenco e sua cultura. Tratava-se de um fenômeno de incorporação de valores ao espírito de criação do artista, que se sentiu completamente atraído pela cultura de Andaluzia. Nas obras de Cabral, é possível identificar um diálogo constante entre as duas culturas, a nordestina e a andaluz, evidenciando sua profunda e inabalável ligação com a cultura espanhola.
Tema do grupo: O canto flamenco na poesia de João Cabral de Melo Neto
Professor orientador: Mérope Bernacchi
Coorientador: Carolina Costa De Simoni Corrêa
Integrantes do grupo:
Felipe Guimarães Ferreira
Gabriel Turuguet Vallias
João Pedro Conze Oliveira
Juliano Cepeda
Pedro Antônio Suzuki de Amorim
Pedro Calderan Marcondes
Bibliografia:
http://travessiasinterativas.com.br/_notes/vol8/barbara.pdf
http://letrasinversoreverso.blogspot.com.br/2008/07/joo-cabral-de-melo-neto-iv.html
http://www.omarrare.uerj.br/numero15/nicolastapia.html
https://www.todamateria.com.br/joao-cabral-de-melo-neto/