Estudantes do colegial discursam sobre o poema criacionista
Grupo de estudantes do Colégio Miguel de Cervantes apresenta sobre um tipo de poesia da Edad de Plata espanhola
Por: Maria Gabriela Alzueta | 20 de outubro de 2017
Ao decorrer dos dias 19 e 20 de outubro de 2017, durante o Congresso da Hispanidad do Colégio Miguel de Cervantes, um grupo de alunos do Ensino Médio fez uma apresentação para o público presente sobre a poesia visual e criacionista do século XX. Utilizaram-se de dois métodos, o da oralidade e o da visão, a partir dos quais puderam tratar de artistas da época e de suas criações, e como eles eram influenciados pelas tecnologias que estavam sendo desenvolvidas nesse período na Espanha e no mundo.
Para criar sua apresentação, eles foram orientados pela aluna do terceiro ano do colegial, Rafaella Araújo D’angelo, e por seu professor de literatura espanhola, Jorge Pedrosa Rua. Com a participação dos oito (seis integrantes e dois orientadores) eles iniciaram sua palestra com um dos alunos introduzindo o tema, resumindo um pouco o que foi o criacionismo e quem foram os principais autores. Depois disso, os outros cinco alunos se dividiram em estações nas quais cada um falou da biografia de autores diferentes, entre eles Manuel Antonio, Juan Larrea, Gerardo Diego Cendoya, Vicente García-Huidobro Fernandéz e Pierre Reverdy, além de lerem um poema criacionista de cada um e o exporem em 3D. Estes foram escolhidos para serem tratados por causa de suas características intrínsecas que os tornam tão relevantes para a época.
O principal recurso utilizado pelo grupo foi o 3D, usado principalmente para fazer referência ao conceito da visão, já que dispuseram de alguns poemas e fotos para simular o poema visual. Ao abordar a ideia do criacionismo e desse tipo de poesia, o grupo teve e possibilidade de introduzir aos espectadores um tema pouco conhecido e pouco tratado pela maioria, fato do qual eles conseguiram se aproveitar bem, já que os permitiu criar uma apresentação que continha vários elementos aptos a servirem de exemplos para as pessoas que estavam assistindo.
Após muita pesquisa, os integrantes do grupo, junto de seus orientadores, tiveram a chance de criar um tipo de palestra que contribuiu muito com o envolvimento e a integração do público presente, conseguindo cumprir o seu principal objetivo cumprido. Este consistia em relevar e destacar os fatos mais importantes da poesia visual e criacionista e a contribuição de certos autores em tal. Além disso, eles encerraram com uma conclusão que retomava bastante o seu tema inicial, que era relacionar esse tipo de poesia à modernização da sociedade e ao desenvolvimento de suas tecnologias, de modo a compará-lo com o crescimento das técnicas no âmbito poético.
Tema do grupo: La poesia visual criacionista a través de las tecnologias del siglo XX
Orientador: Jorge Pedrosa Rua
Coorientador: Rafaella Araújo D`angelo
Integrantes do grupo: Felipe Garcia Lemos Varela, Guilherme Ribeiro Castro, Gustavo da Silva Ferraz, Michel Calvo Barone, Pedro Chaves Teixeira, Tomás Teixeira Soares Buarque De Gusmão.
Fontes de pesquisa:
< https://es.wikipedia.org/wiki/Creacionismo_(poes%C3%ADa) > Acesso em 04/09/2017
< http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/literatura/a-poesia-visual-concretismo.htm > Acesso em 04/09/2017