Bioquímica tem a sua importância esclarecida
Apresentação sobre a bioquímica e as pesquisas de Severo Ochoa revelam sua importância e aplicações no mundo atual
Por: Eduardo Wanderley Monte Vieira da Cunha | 20 de outubro de 2017
No Congresso da Hispanidad 2017, o grupo de alunos responsável pelo tema do pesquisador e médico espanhol Severo Ochoa explicou a sua investigação sobre o DNA e o RNA humano, reproduzindo também um experimento visual para que os espectadores compreendessem melhor o conhecimento divulgado. A apresentação buscou não somente prestigiar a pesquisa do espanhol, a qual lhe garantiu o Prêmio Nobel da Medicina, como também revelar a sua importância científica para os dias de hoje, bem como a da bioquímica, considerada um braço da biomedicina fundamental para o mundo atual.
O grupo explicou brevemente quem foi Severo Ochoa, assim como alguns conceitos referentes à bioquímica e às biomoléculas estudadas por eles, a saber, o RNA e o DNA. A apresentação abordou diversos aspectos da bioquímica, como a biomedicina, a enzimologia e as pesquisas do espanhol sobre as biomoléculas humanas. Os alunos explicaram a importância da descoberta feita por Ochoa: ele foi capaz de revelar grande parte do processo de criação dos genes e as suas transformações em proteínas através de diversos processos bioquímicos, procedimento essencial para a existência do corpo humano. Esse conhecimento permitiu que cientistas de diversas áreas compreendessem muito melhor a vida, possibilitando avanços nos estudos da biologia, química e medicina.
Os alunos ressaltaram o mérito dos estudos bioquímicos nos dias atuais, os quais permitem uma maior compreensão dos ciclos naturais e que cientistas interfiram neles, permitindo o desenvolvimento de remédios na área da biomedicina. Ao final, o grupo realizou um experimento visual, o qual consistiu na extração do DNA do morango: ele foi esmagado com detergente, formando um líquido que foi removido e misturado com álcool, possibilitando a extração do DNA, o qual ficou visível a olho nu. Isso permitiu que os espectadores testemunhassem uma experiência mais concreta do assunto tratado na palestra, relacionando as pesquisas de Severo Ochoa à existência do DNA, comprovada pelo experimento.
Tema do grupo: Severo Ochoa, Prêmio Nobel da Medicina e estudos bioquímicos.
Professor orientador: Carlos Henrique Ribeiro Moussalli.
Coorientador: Stefano Fakhouri Moretti.
Integrantes do grupo: Lucas Aparecido Borges Tenerello, Lucas Guerras de Freitas, Gustavo Cabeza Pires, Eduardo Frajdrach Teixeira e Lucca Santana Rizzi.