Preparativos para Festa da Hispanidad do Fundamental 1º ciclo
Alunos do 2º e 3º anos do Ensino Fundamental participam de oficina de instrumentos
Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 25 de setembro de 2017.
Como preparativo para as atuações musicais da Hispanidad, o 1º ciclo recebeu na última segunda-feira, 25 de setembro, os músicos da Dream Orquestra* Jucivan Alves dos Santos, no violino, Joede Rodrigues, no violoncelo, Eliezer Motta, na viola e Reuter Pereira Lima, no trompete. Também foram recebidos os professores de música do Colégio Miguel de Cervantes Flávio Rodrigues, na guitarra flamenca, e Joan Barros na percuteria (percussão com bateria).
Com base nos estudos relacionados aos compositores eruditos da Edad de Plata, Enrique Granados e Manuel de Falla, os alunos foram apresentados aos instrumentos para se familiarizarem com os acompanhamentos das apresentações na Festa da Hispanidad.
No encontro, os alunos puderam tirar dúvidas, saber curiosidades sobre os instrumentos, além de terem tido a oportunidade de ensaiar com os músicos.
Segundo a professora de música Roseli Lepique, a escolha dos compositores foi feita especialmente pelo destaque dos trabalhos na Edad de Plata e por terem dedicado uma parcela significativa de composições ao tema da infância. Além deles, os alunos também estudaram as obras do poeta Federico García Lorca. “Os alunos elegeram a poesia Agua, ¿dónde vas? para criar uma melodia relacionada à peça de Enrique Granados (Cuento nº6), que não tem título”, explica Roseli.
No sábado, dia 30 de setembro, os alunos de 2º e 3º anos farão uma apresentação musical que incluirá no repertório Danzas Españolas nº4: Villanesca e Cuentos de la Juventud. Op. 1, nº 6, de Enrique Granados, além de canções populares espanholas de Manuel de Falla.
Confira a programação completa da Festa da Hispanidad em 30 de setembro, a partir das 9 horas, pelo seguinte link: https://www.cmc.com.br/festa-da-hispanidad-2017-programa/
*A Dream Orquestra faz parte do projeto social AMAIS – Associação Morumbi de Integração Social, que atende mais de 800 crianças em situação de vulnerabilidade social. Além de projetos musicais que englobam aulas de instrumentos e coral, o projeto desenvolve arte, esporte, reforço escolar e recreação.