La primera circunnavegación y la introducción de especies exóticas
Por: Marcos Engelstein
A primeira circum-navegação aconteceu no início do século XVI, por Fernão de Magalhães, um experiente navegador português, a viagem foi financiada por Carlos I da Espanha, já que o rei de Portugal tinha negado qualquer contribuição.
Na época da primeira circum-navegação, século XVI, muitas outras expedições estavam acontecendo, e com elas muitas espécies de animais, vegetais e até mesmo doenças estavam se espalhando ao redor do mundo e sendo introduzidas em outros ecossistemas, acidentalmente ou por interesses econômicos.
Durante os séculos XVI e XXI, várias espécies foram introduzidas no território brasileiro. Essas espécies introduzidas são conhecidas por espécies exóticas. São animais, vegetais ou doenças que são introduzidas em ecossistemas que não são de sua origem. Algumas vezes, as espécies exóticas podem causar problemas ecológicos, econômicos ou de saúde pública e, neste caso, são denominadas espécies invasoras. Isso ocorre pois, no ecossistema onde foi introduzida, por exemplo, é um predador que não é caçado, ou seja, diminui drasticamente a população de uma espécie e nunca diminui, ou mesmo porque não apresenta inimigos naturais.
Esse é o caso do eucalipto, uma planta nativa da Oceania que foi introduzida ao território brasileiro pelos portugueses e espanhóis. O problema que essa planta demonstra é o fato de muitos agricultores fazerem a monocultura, retirando as antigas árvores e plantando somente o eucalipto, diminuindo a diversidade de plantas e árvores de certo local drasticamente. Além disso, a árvore do eucalipto necessita altas quantidades de água para viver, deteriorando o solo no qual ele é plantado.
A pimenta, o orégano, gengibre entre outros, são outras especiarias que foram trazidas do exterior. A pimenta do reino foi trazida da Ásia, era chamada de pimenta de Portugal no período colonial, foi trazida ao Brasil em expedições feitas pelos portugueses. No Brasil tem grande influência na gastronomia baiana.
Hoje em dia no Brasil, boa parte dos alimentos culturais não são nativos, são introduzidos ao país, como o arroz, que tem origem no sudeste da Ásia (China), onde é cultivado há cinco mil anos. O arroz foi introduzido no Brasil, mais especificamente na Capitania de São Vicente, por Pedro Álvares Cabral, em sua viagem de descoberta da América (século XVI)