Festa da Hispanidad
500 anos da primeira volta ao mundo Magallanes/Elcano
Em 28 de setembro, todo o Colégio Miguel de Cervantes celebrou o aniversário da primeira circum-navegação da Terra
Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 30 de setembro de 2019.
Durante o mês de setembro, nossos alunos e professores embarcaram na aventura de contar a história da expedição e dos dois personagens centrais: Fernando Magallanes e Juan Sebastián Elcano.
No dia da festa, os trabalhos desenvolvidos trouxeram para o Colégio a atmosfera da época. Os estandes e os trabalhos de pesquisa apresentaram as curiosidades, as descobertas e os contratempos da expedição, que ficou registrada como um importante feito na história da humanidade.
No teatro, as apresentações dos alunos de Infantil ao 3º ano fizeram uma trajetória pelas músicas, roupas, especiarias, animais e lendas envolvidas na viagem. Os alunos do 4º e 5º anos nos transportaram aos tempos de Magallanes e Elcano e nos fizeram imaginar como seria se, em 1519, tivéssemos um diário de bordo virtual da expedição.
O grupo Sueños, de dança espanhola, também esteve no palco para uma bonita atuação em homenagem aos 500 anos da primeira volta ao mundo.
No cluster “Don Quijote”, os alunos do 6º e 7º anos demonstraram suas pesquisas sobre a navegação, registros e comércio da época. No 1º andar do edifício, os alunos do 8º e 9º anos, além das pesquisas, propuseram um Escape Room com os conhecimentos adquiridos por meio dos trabalhos.
Os convidados para a Hispanidad puderam conhecer a nau e o grande mar azul nos estandes. Por todo o Colégio, as exposições dos trabalhos artísticos, os espaços interativos e tecnológicos garantiram uma experiência inesquecível aos participantes.
Veja mais fotos em: https://www.cmc.com.br/noticias/30-09-2019-festa-da-hispanidad/
III Concurso de Relato Breve
Às 11h30min, no teatro do Colégio, ocorreu a cerimônia de anúncio e entrega dos prêmios aos ganhadores do III Concurso de Relato Breve, destinado a estudantes de espanhol de todo o Brasil.
A diretora-geral, Lourdes Ballesteros, apresentou a mesa de entrega dos prêmios, composta pelo cônsul-geral da Espanha em São Paulo, Ángel Vázquez, pelo Conselheiro de Educação da Embaixada da Espanha em Brasília, Pedro Cortegoso Fernández, pelo escritor e doutor em educação, Ilan Brenman e pelo diretor de ensino do Colégio Miguel de Cervantes, Moisés Domingues.
Em seguida, a diretora chamou ao palco os professores membros da comissão leitora da 1ª fase das duas categorias. Ao todo mais de 120 trabalhos foram analisados pela comissão.
Na sequência os representantes da mesa anunciaram os finalistas e os premiados das duas categorias.
Os premiados foram os seguintes:
Categoria 1
1° Lugar – Relato: Una más al montón de las leyendas – Carla Marina Santos Ballesteros do Colégio Miguel de Cervantes
2º Lugar – Relato: El diario perdido de Juan Cartagena – Henrique de Sousa Benedito do Colégio Miguel de Cervantes
3º Lugar – Relato: Vuelta al mundo por Miguelito More – Miguel Ruiz Moreti e Sarti do Colégio Darwin Central School de São Bernardo do Campo
4º Lugar – El futuro descubridor – Rafael Pellizzari Alonso do Colégio Miguel de Cervantes
5º Lugar – Un viaje inolvidable – Maryane Marcos C. de Souza do Colégio Mãe de Deus de Londrina
Categoria 2
1° Lugar – Relato: Nuevos Aires – Helena Moreira da Silva do Cooperjales Objetivo de Jales
2° Lugar – Relato: Por los ojos de Maria de Viadurreta por Flor de Lis – Maria Giovanna Figueiredo Costa do Colégio Regina Mundi de São Paulo
3° Lugar – Relato: ¿Velejar o quedarse mirando las estrellas? – Bárbara Marcomini Hesse do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo
4º Lugar – Relato: Una gran Victoria – Luiza Marino Sales do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo
5º Lugar – Relato: Historia de Juan de Cartagena: la parte oculta de la primera circunnavegación de la Tierra – Isadora Medina Simião dos Santos do Colégio Miguel de Cervantes
Os prêmios foram outorgados pelo jurado oficial composto por:
Ángel Vázquez Díaz De Tuesta, cônsul-geral de Espanha em São Paulo;
Pedro Cortegoso Fernández, conselheiro de Educação da Embaixada da Espanha em Brasília;
Rosa Sánchez-Casado, diretora do Instituto Cervantes de Brasília;
Miguel López, mais conhecido como “El Hematocrítico”, escritor de literatura infantil e juvenil e autor de numerosos projetos de humor na internet, como os blogs El Hematocrítico de Arte e Drama en el Portal (publicados em livros pela Editorial Caramba!), A-Cero Azul e podcast Los Hermanos Podcast.
Ilan Brenman, doutor pela faculdade de Educação da USP e titulado em Psicologia pela PUC de São Paulo, é considerado um dos escritores mais importantes da literatura infantil e juvenil do Brasil. Já publicou mais de 60 livros (alguns deles premiados e traduzidos no estrangeiro).
Comissão avaliadora da 1ª fase:
Categoria 1 – André da Costa Cabral – Andrea Moreno Nicolaus – Patricia Varela Gonzalez – Maria del Carmen Lopez Pereira – Gabriel Iglesias Morales – Rafael Ruanova Quintás – Diego Zambrano Lavado – Aline Correa M. de Carvalho Mazzer – Fernanda Rodrigues Baruel – Margareth Ap. Martinez – Roberta Fernandes – Heliane Conte – Xoan Calviño
Categoria 2 – Lilian Lisete G. da Silva Gorski – Alexandra Sin Maciel – Maria Irene A. M. de Almeida – Claudia Bruno Gálvan – Antonio Abello Rovai – Francisco José Monfort Martin – Samira Diniz de Souza – José Muñoz Cabrera – Mario Ilde Velasco de Abreu Alves – Rosana Pereira Ventura – Jorge Berné – Maria Cibele Gonzalez –Lourdes Ballesteros Martín – César Bardillo Ramos