Navegação: viagem, registro e comércio
Projeto de Arte, Ciências e Matemática
Este trabalho tem o propósito de criar uma representação do trajeto de Magallanes y Elcano no ano de 1519, na primeira volta ao mundo. Construir novas figuras através da releitura, reinterpretação ou intervenção artística. Criar oito estações, mapas, instrumentos de navegação, ambientação e instalação central para a ilustração dos acontecimentos da época. Reconhecer personagens importantes, assim como vegetação e animais encontrados na expedição.
- Marquise 6º/7º anos – Instalação artística: Portal, barcos e imaginação;
- Centro do cluster 6º/7º anos – Caracterização das caravelas – Barco;
- Navegação: mapa, itinerário, instrumentos de navegação e especiarias;
- Pesquisa guiada, investigação sobre as espécies e releitura:
- Saída da Espanha, preparações para a viagem (Drago);
- Chegada ao Brasil, estoque de alimentos e interações com os índios (Jacarandá);
- Rio da prata, possível especiaria encontrada, conflitos com capitães, Elcano perdoado (Falso
- Pimenteiro);
- Estreito de Magalhães, 1 capitão abandona, (Pinguim);
- Saída para o pacífico, poucas provisões muitas doenças, fome e tripulantes mortos (Araucária);
- Islas Marianas, assaltados pelos locais (Buganvila);
- Filipinas, conflitos entre grupos locais, morte de Magallanes, Elcano assume (Naranjo amargo);
- Borneo e Islas Molucas, espécies animais e vegetais exóticas, melhor tratamento dos locais, enchem os últimos barcos com especiarias (Jasmim real).
Professora coordenadoras:
Renara Toscani, Departamento de Artes; Carolina Nobrega e Enrico Cacella, Departamento de Ciências Naturais e Roberta Mendes dos Santos e Simone de Pontes Degam, Departamento de Matemática