Taller / Workshop: Escola e Família / Escuela y Familia
Questões da violência no cotidiano escolar, social e familiar / Reflexiones sobre la violencia en el cotidiano escolar, familiar y social.

INTRODUCCIÓN AL TEMA: Reflexiones sobre la violencia.
Hemos observado en niños y adolescentes el aumento de un comportamiento antisocial y agresivo, aliado a la falta de límites y a la dificultad de afrontar estos aspectos por parte de los educadores (padres y profesores). Para este encuentro proponemos debatir estas cuestiones y pensar posibles intervenciones.

Propuesta: Reflexiones sobre la violencia en el cotidiano escolar, familiar y social.
En la convivencia diaria, en el ámbito escolar, familiar y/o social, los niños y adolescentes están expuestos a gran variedad de mensajes, actitudes y comportamientos que se caracterizan por la agresividad y falta de respeto. La dificultad para entender derechos y deberes en la relación de convivencia y la dificultad para poner límites por parte de los educadores son dos factores importantes e imprescindibles para que la relación humana se construya en la tolerancia y en el respeto a la individualidad y a la diversidad. Para reflexionar sobre estas cuestiones, invitamos a todos los padres a una mesa redonda con Psicopedagoga, Psicoanalista y Titulada en Psicología Ana Lisete Frontini Pereira Rodrigues e Psicoanalista clínica e institucional y Titulada en Psicología Social Flávia Blay Levisky, el próximo sábado, 26 de noviembre a las 9h, en el anfiteatro del colegio.

INTRODUÇÃO AO TEMA: Questões da violência
Temos acompanhado, entre crianças e adolescentes, o crescimento de comportamentos desrespeitosos e agressivos, aliados à falta de limites e à dificuldade de lidar com esses aspectos por parte dos educadores (pais e professores). Para nosso encontro propomos discutir tais problemas e pensar em possíveis intervenções.

Proposta: Questões da violência no cotidiano escolar, social e familiar. Na convivência do dia a dia, no âmbito escolar, social e familiar, crianças e adolescentes estão expostos a uma variedade imensa de mensagens, atitudes e comportamentos que são caracterizados pela agressividade e pela falta de respeito. A dificuldade em entender direitos e deveres na relação de convívio e a dificuldade de colocação de limites por parte dos educadores são dois fatores importantes e imprescindíveis para que a relação humana se construa na tolerância e no respeito à individualidade e diversidade. Para refletir sobre essas questões, convidamos todos os pais para uma mesa-redonda com a Psicopedagoga, Psicanalista e Mestre em Psicologia Ana Lisete Frontini Pereira Rodrigues e a Psicanalista clínica e institucional e Mestre em Psicologia Social Flávia Blay Levisky, no próximo sábado, 26 de novembro às 9h, no anfiteatro do Colégio.


Ana Lisete Frontini Pereira Rodrigues  

Psicopedagoga. Psicanalista. Mestre em Psicologia. Conciliadora e Mediadora.

Formada pelo Instituto Sedes Sapientiae. Mestre em Psicologia. Formação Psicanalítica. Desenvolve trabalho clínico. Conciliadora e Mediadora. Vice-Presidente da ABPp 1992/1994. Diretora Cultural e Conselheira da ABPp 1999/2000. Membro do ANDEA (Associação Nacional de Dificuldade de Ensino e Aprendizagem).

Flávia Blay Levisky

Psicanalista clínica e institucional. Mestre em Psicologia Social pela USP. Psicóloga graduada pela PUC/SP. É membro do Departamento de Psicanálise da Criança do Instituto Sedes Sapientiae, integrante do Grupo Acesso – Estudo, Intervenção e Pesquisa em adoção da Clínica do Instituto Sedes Sapientiae e Consultora do Instituto Avisa Lá – Formação Continuada de Educadores. Foi Assessora do Projeto Abrace seu Bairro (prevenção de violência em escolas) e da Assessoria da Escola Vera Cruz a outras instituições; Coordenadora da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I em escolas da rede particular de ensino e Formadora de gestores da rede pública pela Secretaria Municipal de Educação, tendo atuado na área escolar por mais de 15 anos.

Algumas fotos do nosso encontro: