Mari Fulfaro é empresária. Ao lado de Iberê Thenório, criou o Manual do Mundo, maior produtora de entretenimento educativo do país. Acredita que o conhecimento empodera e transforma positivamente a vida das pessoas. Ao longo de sua carreira, acumulou diversos prêmios ligados à educação e divulgação científica. Formada na Universidade de São Paulo, atualmente faz graduação em medicina buscando facilitar para o grande público temas ligados à saúde.
Tatiana Maria de Paula Silvia é Coordenadora de Conteúdo e Mídias Sociais do Colégio Miguel de Cervantes. É formada em Comunicação Social, com ênfase em Jornalismo, pela Universidade de Mogi das Cruzes. Além disso, é especialista em Marketing e Mercado, pela Fundação Cásper Líbero. No decorrer de sua carreira, frequentou diversos cursos nas áreas de assessoria de imprensa, produção de conteúdo e gestão para mídias sociais. Apaixonada por educação, trabalha há 18 anos no Colégio, sendo dez deles no Departamento de Comunicação onde é responsável pelos textos do site, pelo conteúdo das redes sociais e jornalista responsável pela revista Cervantes Informa. Por fim, desenvolve o projeto da Sala de Imprensa com alunos do Ensino Médio, no evento da Hispanidad, com objetivo de inspirar os jovens para a área da Comunicação: uma área vasta e diversa.
Marianna Costa é formada em Economia pela FAAP e realizou seu Mestrado em Economia pelo INSPER. Trabalha desde os 20 anos no mercado financeiro, boa parte do tempo na área de pesquisa macroeconômica de bancos e de corretoras que atuam na Bolsa de Valores. Dedica-se, também, à gestão do patrimônio de famílias. Como economista, tem atuado em uma plataforma digital de investimentos com a produção de podcasts sobre o assunto.
Monica Dale é formada em Comunicação e Marketing pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. Qualificou-se no Curso de Especialização em Administração da Fundação Getúlio Vargas e em Psicanálise pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente, trabalha com Pesquisa de Marketing na empresa AOCUBO PESQUISA, da qual é sócia.
Regis Buil é um apaixonado pela Arquitetura. Seu caminhar na área da Arquitetura começa com a observação do trabalho do pai em casa. Quando criança, chegou a colecionar projetos alterados e gostava de usar papel vegetal para copiar os desenhos que o pai fazia. Portanto, nas suas palavras, respira Arquitetura desde seu primeiro minuto de vida.
Sua trajetória na área, iniciou-se já no Ensino Médio Técnico em Edificações, no Colégio Oswaldo Cruz. Como graduação, cursou Arquitetura, na UNIP. Tem pós-graduação em Engenharia de Segurança e em Gestão de Projetos de Modelagem Paramétrica.
Sua carreira principiou nos canteiros de obras industriais; atuando, principalmente, no desenvolvimento de Projetos de Detalhamento, para uma indústria farmacêutica.
Em 1994, com seus familiares abriu um escritório, com foco no setor da construção civil. A expertise do escritório foi abrangendo diversas áreas da arquitetura e construção, como o desenvolvimento de projetos fabris, corporativos, residenciais.
Nos últimos anos, focado em projetos e gestão de obras residenciais de alto padrão; bem como foco nos projetos coorporativos e no mercado residencial multifamiliar com ênfase na área de Habitação de Interesse Social (HIS) e Habitação de Mercado Popular (HMP).
DANIELA COSTA DORNFELD SALDANHA
Daniela Costa é arquiteta e urbanista. Doutoranda e mestre pelo programa de pós-graduação em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo da FAUUSP. Foi mediadora cultural do projeto de valorização do patrimônio artístico e cultural “A USP e a São Paulo Modernista” (2015-2016). Participa do Programa de Aperfeiçoamento de ensino da FAUUSP. Foi selecionada a participar do programa Seminário Internacional em Museologia e Estágio em Museus Franceses, parceria da École du Louvre e do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), com bolsa de intercâmbio da CAPES, entre agosto e dezembro de 2016. Foi pesquisadora visitante no Museu D’Orsay, em Paris, no setor de curadoria em Arquitetura e Paisagem.
Pedro Abujamra estudou na Escola Paulista de Medicina, hoje UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo). Fez residência médica em cardiologia, cardiologia pediátrica e cardiologia intervencionista pediátrica. Com mais de 30 anos de experiência, exerce sua atividade profissional tanto no setor público (UNICAMP e Hospital de Clínicas de São Bernardo) quanto no setor privado (HCor, Beneficência Portuguesa).
Marcelo Di Rienzo foi aluno do Colégio Miguel de Cervantes durante toda a Educação Básica. Cursou a Faculdade de Medicina do ABC. Em sua residência médica, especializou-se em Ortopedia e Traumatologia. Atualiza-se anualmente nos Congressos de Ortopedia e de Cirurgia do Joelho, no Brasil e no exterior. Atua como cirurgião do joelho e clínico ortopedista.
Vinda de uma família dedicada à Moda, Sarah de Barri estudou Design de Moda na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e se especializou no curso Fashion Stylist – A arte de criar, na Faculdade de Belas Artes. Exerce atividades profissionais como Stylist e Fotógrafa de Moda e Produtos. Atua no desenvolvimento de cenários, beauty, fitting de roupas, marketing e mídias digitais.
Lorenzo Rovioli segue a tradição da família e adora cozinhar desde pequeno. Aos 13 anos venceu a primeira temporada do Master Chef Junior, o que significou um divisor de águas em sua vida. Com mais de 200 mil seguidores nas redes sociais, é produtor de conteúdo digital na área da culinária. Lorenzo estuda Administração de Empresas na FGV e divide com seu pai a cozinha e a administração de um restaurante de sucesso na cidade.
Lorenzo Ravioli – Mídia Kit – 2023
José Ernesto Gonçalves é graduado em Engenharia Mecânica de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1974) e possui Mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1984). Professor universitário desde 1976, lecionou na FEA-USP, no IEEP e na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. Foi coordenador dos cursos de especialização da Escola, inclusive do CEAG (Curso de Especialização em Administração), o mais importante curso de especialização da FGV. Atua em consultoria empresarial há 30 anos, principalmente em projetos de planejamento estratégico, modernização gerencial, restruturação organizacional e aperfeiçoamento de processos de trabalho, tanto em empresas privadas como em órgãos públicos.
Thiago Yukio iniciou sua jornada em Engenharia Mecatrônica na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo em 2014. Durante seus anos na faculdade, participou em projetos de pesquisa no laboratório de robótica e criou material didático para a disciplina de programação em microprocessadores. Em 2017, ao lado de parceiros, co-fundou a Espresso Labs. Assumiu o papel de CTO, liderando a equipe de tecnologia na realização e entrega de mais de 120 projetos de software. Atualmente, a Espresso Labs conta com cerca de 50 colaboradores, e Thiago continua a gerir a equipe, mantendo um padrão de excelência técnica e inovação em todas as soluções desenvolvidas.
HELGA ARARUNA FERRAZ DE ALVARENGA
Helga Alvarenga é Mestre e Doutora em Direito Comercial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É especialista em Direito Empresarial pelo Departamento de Direito de Relações Tributárias pelo COGEAE da mesma Universidade. Foi professora do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Atua de modo efetivo junto ao IASP – Instituto dos Advogados de São Paulo, é advogada e sócia do escritório Almeida Alvarenga e Advogados Associados.
Cursou a faculdade de Direito. Foi Defensor Público e depois Promotor de Justiça , cargo que exerce desde 1990. Atualmente é Procurador Criminal. Como promotor, atuou como membro do Grupo de Atuação contra o Crime Organizado (GAECO) e nos Grupos Especiais que atuam em casos de Sonegação Fiscal e Delitos Econômicos . Professor desde 1996, fez o Doutorado perante a Universidade Complutense de Madrid e especialização na Universidade de Freiburg (Alemanha). Professor visitante perante as universidades de Salamanca, Pompeu Fabra (Barcelona), Valencia, Alicante, e Huelva. Atualmente participa do grupo de professores da Universidad de Sevilla no Programa I+D (Investigación y desarrollo) do Ministerio de Educación y Cultura de España. Consultor jurídico da ONU em temas de terrorismo e crime organizado. Autor de livros sobre lavagem de dinheiro, armas de fogo, delinquência econômica, terrorismo, pessoas jurídicas e direito penal, cibercriminalidade, criminologia, bioética, eutanásia, e de Direito Penal. Atualmente é tradutor de obras jurídicas espanholas.
Marcelo Wild Veiga é psicólogo formado pela Universidade de São Paulo. Tornou-se Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Análise do Discurso na mesma instituição. É psicanalista ligado ao Instituto Sedes Sapientiae. Em sua carreira atuou em escolas particulares como Orientador Educacional, no terceiro setor como coordenador de projetos sociais e em empresas como consultor em recursos humanos. Atualmente trabalha exclusivamente como psicanalista clínico em seu consultório particular.
Marisol Lage é Licenciada em Pedagogia pela PUCSP. Especializou-se em Psicopedagogia, Didática e alfabetização bilíngue pela Center for Teaching for Biliteracy, Chicago. É também diplomada em Universal Designer Learning pelo CAST (Center for Applied Special Technology), Massachussets. Mestre e doutoranda em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUCSP, onde participa do grupo de estudos LACE (Linguagem em Atividade no Contexto Escolar). Possui formação em Atenção à Diversidade e Inclusão pelo IB (International Baccalaureate).
Atualmente trabalha no Colégio Internacional Miguel de Cervantes na área de Psicopedagogia, responsável pela política de inclusão e atenção à diversidade.
Ana Michaelis nasceu no Rio de Janeiro e reside em São Paulo desde a adolescência. Começou a trabalhar como artista profissional logo após a graduação na Escola de Belas Artes de São Paulo.
Ana vem participando de diversas exposições individuais e coletivas em instituições e galerias no Brasil e no exterior. Algumas de suas participações foram; Pena Cal Galeria, “Solo”, Salvador, Bahia (2022), Galeria Verein Berliner Künstler, “Techne”, Berlim, Alemanha (2019), WOMA Gallery, “Alma”, Berlim, Alemanha (2019), Galeria ArtLounge “In Process”, Lisboa, Portugal (2017). Realizou a instalação ILLUSION, uma pintura direto na parede no GRAM – Grand Rapids Art Museum, em Michigan, nos EUA em 2013 e nesse mesmo ano a exposição “Obras Recentes” na ArtLounge Galeria em Lisboa, onde é artista integrante da galeria desde 2006. Suas participações internacionais estendem-se nas feiras de arte contemporânea como de Lisboa, Dubai e Mônaco. No momento está apresentando uma exposição individual, na Christal Galeria, em Recife, que ficará aberta ao público até novembro de 2023.
Ana Michaelis lecionou Artes e de História da Arte para alunos do Ensino Médio durante 25 anos. Atualmente, em seu atelier situado na Vila Olímpia, orienta os cursos de Linguagem Arquitetônica, Desenho Livre e Técnica de Materiais e Montagem de Portfólio.
Lisbeth Rebollo Gonçalves possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1970), mestrado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1978) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1985). É professora titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologias da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: arte brasileira, arte contemporânea, crítica de arte, artista brasileiro e arte contemporânea. Foi Diretora do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo de 1994 a 1998 e de 2006 a 2010. Foi Presidente da Associação Brasileira de Críticos de Arte – ABCA de 2000 a 2006 e de 2010 a 2016; Vice Presidente da Associação Internacional de Críticos de Arte – AICA, de 2006 a 2008 e de 2010 a 2012; Docente do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte – PGEHA USP e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina – Prolam / USP. Desde novembro de 2017 é Presidente da Associação Internacional de Críticos de Arte – AICA (reeleita para gestão 2020-2023)
Carla Vilhena começou na TV ainda antes de entrar na faculdade, como editora de imagens e, aos 18 anos, já apresentava um jornal em rede nacional na TVE, atual TV BRASIL.
Depois de uma rápida passagem pela lendária REDE MANCHETE, em 1992, Carla chegou a São Paulo para ser a substituta de Marília Gabriela na REDE BANDEIRANTES, atual BAND. Durante cinco anos na emissora paulistana, fez vários programas e telejornais e as transmissões de carnaval, além de ter sido titular do Jornal Bandeirantes e do Jornal da Noite.
Em 1997, Carla foi contratada pela TV Globo e foi logo convocada para apresentar o Fantástico. Passou por todos os telejornais da casa e, em 1999, passou a integrar o rodízio de apresentadores do Jornal Nacional.
Carla é, até hoje, a mulher que mais tempo permaneceu à frente dos jornais locais de São Paulo. Foram oito anos seguidos no SPTV e três anos no Bom Dia SP.
Desde junho de 2016, tem um blog próprio de estilo de vida, o Blog da Carla Vilhena, em que todos os textos e reportagens são de sua autoria.
Em 2018, Carla anunciou a sua saída da Globo. Desde então, vem trabalhando em Comunicação Corporativa, Media Training, eventos, treinamento empresarial, Mestre de Cerimônia, lives, cursos, palestras e publicidade.
Em outubro de 2020, Carla foi contratada pela CNN BRASIL para ancorar o VISÃO CNN com CARLA VILHENA, um noticioso analítico com foco em política e economia, e deixou a empresa em março de 2022. Em abril de 2022 passou a integrar o elenco do SBT.
André Kfouri é Jornalista especializado em esportes, graduado pelo Centro Universitário FIAM-FAAM. Com uma carreira consolidada, trabalha há mais de 28 anos na ESPN.
Suas atividades atuais são:
Na ESPN Brasil, durante a semana no SportsCenter, no Linha de Passe e no Espn.com.br.
Na Editora Grande Área, colaborando para o lançamento de livros sobre futebol em português.
Ao lado de Fernando Meligeni, apresentando um talk-show presencial para clientes interessados em conversas que relacionam dois mundos distintos e distantes; o esporte de alto rendimento e o ambiente corporativo.
No Twitter e no Instagram, @KfouriAndre.
Tarcila Ursini é mestre em Law&Develpment pelo Kings College London, como bolsista do Conselho Britânico. Possui duas graduações: Economia pela Universidade de São Paulo (USP) e Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP).Começou sua carreira em fusões e aquisições no escritório de advocacia Machado Meyer, mas há mais de vinte anos se dedica a construir um ambiente de negócios mais sustentável, inovador, inclusivo e alinhado com o futuro que queremos em consultorias e em organizações do terceiro setor. Hoje atua como Operating Partner no private equity EB Capital, e como Conselheira de Administração nas empresas Vivara SA, Korin, Agrogalaxy SA e JSL/Movida. É também muito ativa no terceiro setor, onde é conselheira do Sistema B, Instituto Ethos, Capitalismo Consciente. É a primeira embaixadora brasileira do BlackJaguar Foundation, organização que pretende reconstruir o maior corredor ecológico do mundo, no Brasil, ao longo do rio Araguaia.
Rodrigo Paiva é COO e Vice-Presidente de Operações e Vendas da Microsoft Brasil. Está na empresa há 18 anos e, durante esse período, atuou em diversas áreas da companhia. Foi Vice-Presidente de Marketing e Operações, Diretor para Pequenas e Médias Empresas e Canais, Diretor de Software Asset Management e Compliance, Gerente de Produto, entre outras funções.
Anteriormente, atuou na IBM por sete anos como responsável pela área de Marketing de Produto da companhia. Além da Microsoft, Rodrigo também é membro do conselho da Protecting Brains & Saving Futures (PBSF), organização que reúne um ecossistema de iniciativas para evitar sequelas neurológicas em recém-nascidos de risco. O executivo é formado em Administração de Empresas pela FAAP.
Gines Buil é diretor de Sistemas de Informação da Sony Pictures Entertainment para a América Latina. Ele tem mais de 21 anos de experiência em desenvolvimento de software, infraestrutura, estratégia de dados e tecnologia de nuvem, sendo líder na condução da transformação digital e na implementação de soluções inovadoras em toda a América Latina. Foi professor de informática e responsável pela implementação de sistemas informáticos na Escola Miguel de Cervantes na década de 1990. Gines define-se como um apaixonado por promover a inovação e a transformação das empresas através da tecnologia.
Eduardo Missaka é cofundador da Espresso Labs, uma empresa que oferece soluções digitais abrangentes. A empresa começou pequena e hoje conta com cerca de 50 colaboradores altamente qualificados, com grande capacidade para fornecer soluções inovadoras de TI de acordo com as necessidades exclusivas de seus clientes.
A Espresso Labs é uma casa de software e consultoria sediada em São Paulo com foco em auxiliar empresas a inovar através da construção de Apps, websites e softwares. Com menos de um ano de existência a empresa já atendeu mais de 30 clientes de diversos segmentos, de empreendedores individuais a multinacionais.
A empresa conta com uma equipe multidisciplinar formada por designers, programadores e administradores e se posiciona como uma organização que busca entregar soluções digitais com os padrões mais altos de tecnologia e qualidade.
Luís Márcio Arnaut é doutor em Teoria e Prática do Teatro pela Universidade de São Paulo (Escola de Comunicação e Artes – USP). Possui graduação em Licenciatura em Teatro pela Faculdade Paulista de Artes (2015) e em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Maringá (1990); Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995), Especialista em Teatro-Educação (2017) pela Faculdade Paulista de Artes e Aperfeiçoamento em Planejamento de Sistemas Energéticos (1998) pela Unicamp. Atualmente é engenheiro da Universidade de São Paulo, consultor em dramaturgia e membro da Cia. Teatral Triptal e da Cia. Imaginatrice. Faz estágio pós-doutoral na Universidade Estadual de Campinas no Instituto de Artes, no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena, sob a supervisão do Prof. Dr. Marcelo Lazzaratto. Áreas de interesse: dramaturgia, dramaturgia estadunidense, teatro contemporâneo, teatro realista e naturalista, teatro do absurdo, teatro expressionista, análise dramatúrgica, crítica teatral, visualidades da cena, tradução de dramaturgia, dramaturgismo, teatro brasileiro.
Jairo Neto é diretor de cena e produtor criativo. Tem formação em Design: Comunicação Visual pelo Centro Universitário Senac, pós-graduação em Cinema, Vídeo e Fotografia pela Universidade Anhembi Morumbi, e mestrado em literatura e crítica literária pela PUC-SP.
Participou do Laboratório de Desenvolvimento de Documentários na Marieta com o longa metragem “Cavalcanti”, além de ter sido selecionado no pitch audiovisual da RIO2C 2022 e DocSP2022. O filme foi ganhador do edital PROACSP 2023 e encontra-se em produção.
Seu longa mais recente, “Narrativas do Pós”, gravado durante a quarentena de 2020, foi vencedor de melhor roteiro no festival Guarnicê 2021 e finalista no ARQUIVO EM CARTAZ – Festival Internacional de Cinema de Arquivo 2021, além de ter recebido reconhecimento em meios jornalísticos como o Estado de São Paulo.
Também dirigiu os documentários “Caçadores de Assombração” e “Eu Sou o Coração do Carnaval”, selecionados para festivais na Europa e no Brasil, como Mostra Sesc de Cinema, Festival MIMO e In-Edit Brasil. Em 2020 recebeu o prêmio Funarte Respirarte pelo vídeo “Sou a Tigresa” (2020) e atuou como produtor criativo nas séries documentais AmarElo para o GNT e, também, Vai Por Elas para o Discovery Channel Brasil. Dirigiu filmes para a publicidade para marcas como Netflix, TetraPak, Nestlé, entre outras.
É mentor no EUETU Lab, que insere jovens sub representados no setor audiovisual.
Ex-aluna do Colégio Miguel de Cervantes e engenheira de alimentos formada pela Escolade Engenharia Mauá com em Gerenciamento estratégico e economia de negócios na Fundação Getúlio Vargas. Tem mais de 18 anos de experiência em alimentos e ingredientes nutricionais com gestão internacional na Europa, Oriente Médio, Ásia e América Latina. Desenvolveu sua trajetória na área de engenharia de alimentos na Dsm-Firmench e Biorigin (Biotechnology / FoodIngredients) desempenhando ações de marketing, inovação de produtos, treinamento de equipes e planejamento estratégico global e regional.