MUSEU

FEIRA DO LIVRO - COLÉGIO MIGUEL DE CERVANTES

Fechar

Adriana Falcão

Atualmente roteirista da Rede Globo, contribuiu com séries de comédia como a Grande Família e A comédia da Vida Privada. Formada em arquitetura, a autora nasceu no Rio de Janeiro, mas com os 11 anos de idade foi morar com o pai, Caio Franco de Abreu, em Recife – PE. Apesar da infância difícil, seus livros e roteiros contam sempre histórias bem-humoradas cheias de comédia. Hoje somam-se mais de 20 obras completas.


PRINCIPAIS OBRAS:


Queria ver você feliz (2014)


Mania de explicação (2001)


A gaiola (2013)


Tarja preta (2005)


PRÊMIOS:


Prêmio FNLIJ – O Melhor Para a Criança (2002)


Fechar

Ana Miranda

Poetisa, romancista e atriz brasileira, é  membra do Ordem do Mérito Cultural – ordem honorífica dada a personalidades  como forma de reconhecer suas contribuições à cultura do Brasil. Vencedora de 2 prêmios Jabuti pelas obras Boca do Inferno, 1989 e Dias & Dias (2002). Também escreveu o romance A Última Quimera (1995) que se tornou leitura obrigatória para alguns vestibulares no país. A autora nasceu em fortaleza mas cresceu entre Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo. Com o vasto conhecimento cultural, seus livros contam com personagens de peso da história da literatura brasileira como Clarice Lispector, Gregório de Matos e o Padre Jesuíta Antônio Vieira.


PRINCIPAIS OBRAS:


Boca do inferno (1989)


A última quimera (1995)


Dias & Dias (2002)


O retrato do rei (1991)


PRÊMIOS:


Prêmio Jabuti Revelação (1990)


Comenda Ordem do Mérito Cultural do Governo Brasileiro (2017)


Prêmio da Academia Brasileira de Letras (2003 e 2015)


 


Fechar

Carolina Cunha

Carolina Cunha nasceu em 1974 em Salvador e mora em São Paulo, onde trabalha como ilustradora e designer. Em seus livros reconta histórias das tradições orais africanas e afro-brasileiras. É autora de Aguemon, Caminhos de Exu, Yemanjá, Eleguá e ABC afro-brasileiro.


PRINCIPAIS OBRAS:


ABC afro-brasileiro (2009)


Aguemon (2012)


Mestre Gato E Comadre Onça


Fechar

Christiane Gribel

Autora de livros infantis desde 1996, Christiane Araújo Gribel é uma Escritora e publicitária carioca que vive hoje na cidade de São Paulo. Em 1997 publicou Histórias de um Pequeno Astronauta, sobre um menino que se encanta pelas estrelas. O livro foi ilustrado por Orlando Pedroso e ganhador, em 1988, do Prêmio Jabuti. Sua obra Não Vou Dormir, recebeu grande reconhecimento internacional com o título em espanhol “No Voy a Dormir”


PRINCIPAIS OBRAS:


Não vou dormir (2007)


A pequena serenata do sapo cantor (2010)


O Segredo: mas jura que não conta pra ninguém?  (2019)


PRÊMIOS:


Prêmio Jabuti de autora revelação (1998)


Fechar

Eliana Martins

Apesar da formação em psicologia, buscou sempre trabalhar com comunicação e foi professora infantil por longos anos. A vivência com os pequenos lhe trouxe inspiração para tronar-se escritora, tendo seu primeiro livro publicado em 1990.


PRINCIPAIS OBRAS:


A Maldição do Filme (2018)


Capitu e Eu (2017)


A Vizinha Antipática que Sabia Matemática (2014)


Fechar

Eva Furnari

É escritora de obras infantis e ilustradora desde 1980, com mais de 60 livros publicados. Nasceu em Roma, Itália, e veio para o Brasil aos dois anos de idade. Seus livros foram traduzidos para o México, Equador, Guatemala, Bolívia, Itália e Inglaterra. Muitos livros foram adaptados para o teatro. Ao longo da sua carreira, foi agraciada com diversos prêmios.


ALGUMAS DE SUAS OBRAS:

Assim assado; Felpo Filva; Drufs. Entre outras


DESTACAM-SE AS PREMIAÇÕES:

Premiada sete vezes com o Jabuti e em 2017 com a obra “Drufs”;

Nove prêmios da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ);

Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA).

Entre outras.


Fechar

Fausto Wolff

Nascido no Rio Grande do Sul em 1940, Fausto Wolff iniciou sua careira logo aos 14 anos como jornalista. Na vida adulta trabalhou no Rio de Janeiro em diversas revistas, jornais e redes de televisão de grande importância nos anos 1950 e 1960. Foi editor do jornal O Pasquim, importante meio de comunicação de oposição ao regime miliar brasileiro. Em 1996 publicou sua obra prima, o livro À Mão Esquerda, ganhador do prêmio Jabuti em 1997.


PRINCIPAIS OBRAS:


À mão esquerda (2007)


O ogre e o passarinho (2002)


O lobo atrás do espelho (2000)


PRÊMIOS:


Prêmio Jabuti (1997)


Fechar

Flávia Muniz

Formada em pedagogia e Orientação Educacional pela PUC-SP, Flávia Muniz é escritora braisleira dedicada a literatura para crianças, adolescentes e jovens adultos. Editora do mercado de publicações por mais de 25 anos, fez parte dos grupos Abril, Moderna/Santillana e FTD Educação.


OBRAS

Sallen 777 – Elas Estão de Volta (2005); O Livro das Garotas e seus segredos: Agenda 2011 (2010); Coleção Turma da Teca (2011); Fantasmagorias (2011); Sabores Incríveis (2012); Coleção Hora do Medo – Lobisomens e outros seres da escuridão, O ladrão de órgãos e outras lendas urbanas (2013). Entre outros.


PREMIAÇÕES

Prêmio APCA

Prêmio Jabuti


Fechar

Heloisa Prieto

Nasceu em São Paulo, em 1954. É formada em Letras e mestra em Comunicação e Semiótica. Heloisa iniciou sua carreira de escritora quando contava histórias para crianças pequenas na Escola da Vila, em São Paulo. Atualmente, tem cerca de quarenta livros publicados, é tradutora, coordena coleções e ministra oficinas de criação literária.


OBRAS:

Lenora; Ian e a música das esferas; Lá vem história, Série Mano; A loira do banheiro; Divinas aventuras; O jogo da parlenda; De todos os cantos do mundo; Cidade dos deitados; O livro dos pássaros mágicos. Entre outras.


DESTACAM-SE AS PREMIAÇÕES:

Prêmio Jabuti, em 2009, na categoria juvenil pela obra Cidade dos deitados.


Prêmio Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), em 2012, pela obra O livro dos pássaros mágicos.


Entre outros.


Fechar

Katia Canton

Nasceu em São Paulo. É escritora e crítica de arte, PhD em Artes Interdisciplinares pela Universidade de Nova York, professora e curadora do Museu de Arte Contemporânea de São Paulo (MAC/USP).

Apaixonada por contos de fadas, Katia Canton vem dedicando boa parte de seu tempo em pesquisas e produções nessa vertente.


OBRAS:

A cozinha encantada dos contos

de fadas

Fabriqueta de ideias

O trem da história

Minimaginário de Andersen

O mistério das formas


PRÊMIOS:

Jabuti

The Fairy Tale

Contemporary Authors do Galé

Research Institute


Fechar

Liliana Iacocca

Liliana Iacocca nasceu em São Paulo no ano de 1947. Formada em jornalismo, possui uma literatura voltada para o público infantojuvenil. Trabalhava em parceria com seu marido e ilustrador Michele Iacocca. Apesar do seu falecimento em 2004, seus livros continuam fazendo sucesso entre as crianças como os títulos O Planeta Eu e Triiim: um barulho da casa.


PRINCIPAIS OBRAS:


Caça ao tesouro: uma viagem ecológica (1993)


A Coruja Curiosa (1986)


Triiimm: Um barulho da casa Liliana Iacocca (1991)


Fechar

Luciana Sandroni

Nascida no Rio de Janeiro, Luciana é autora de diversos livros infantis e juvenis. Formou-se em letras pela PUC-RJ e fez mestrado em comunicação e semiótica pela PUC-SP e trabalhou em bibliotecas escolares  durante dez anos.


OBRAS

O Mário que não é de Andrade (2001); Dicionário da Turma do Sítio do Picapau Amarelo (2003); Memorias da Ilha (2003); Gata menina : livro do professor (2004); O estudante empírico : obra poética (2005); Caue no Rio: Uma aventura nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007. Entre outros.


PREMIAÇÕES

Prêmio Jabuti


Fechar

Luis Fernando Verissimo

Com mais de 60 Títulos publicados, Luis Fernando Veríssimo é um dos mais populares escritores brasileiros contemporâneos. Suas obras são internacionalmente reconhecidas pela qualidade literária, principalmente nos contos e crônicas humorísticas. Nasceu em Porto Alegre no ano de 1936, mas passou sua adolescência nos Estados Unidos em função da profissão do pai, o famoso escritor Érico Veríssimo. De volta a Porto Alegre começou a trabalhar no departamento de arte da Editora Globo e a partir de então se consagrou como humorista, cartunista, tradutor, roteirista, publicitário, revisor de jornal e até mesmo musicista.


PRINCIPAIS OBRAS:


As mentiras que os homens contam, crônicas (2000)


Todas as histórias do analista de Bagé, contos (2002)


Banquete com os deuses (2002)


 


PRÊMIOS:


Prêmio Juca Pato (1996)


Prêmio Jabuti (2017)


Fechar

Luiz Galdino

Descendente de italianos, Luiz de Alvarenga Galdino é escritor Brasileiros com Títulos de grande reconhecimento em países como México e Estados Unidos. Adquiriu o gosto pela leitura em sua infância no interior de São Paulo, onde sofre fortes influências de Monteiro Lobato. Após trabalhar por um período no Jornal Estadão, dedicou-se na escrita de livros infanto-juvenis. Hoje sua obra soma certa de quarenta títulos divididos entre ficção, novelas infantojuvenis e obras de não-ficção. Segundo o autor, apesar de escrever para públicos tão distintos, sente-se à vontade para afirmar que nenhum outro leitor se mostrou, jamais tão cúmplice dos seus relatos como os jovens e os adolescentes.


PRINCIPAIS OBRAS:


Saudade da vila (2018)


A expedição dos argonautas (2008)


A vida secreta de Jonas (1989)


PRÊMIOS:


Prêmio Literário Nacional do Instituto Nacional do Livro


Prêmio Jabuti


Fechar

Lygia Fagundes Telles

Conhecida como “a dama da literatura brasileira”, Lygia é considerada uma das escritoras mais importantes do século XX e da história. Seu interesse pela literatura começou quando foi colaboradora de um jornal vinculado a Academia de Letras da Faculdade, e a partir daí passou a frequentar reuniões de diversos literários, onde conheceu Mário e Oswald de Andrade.


OBRAS

Ciranda de Pedra (1954); Porão e Sobrado (1938); Conspiração de Nuvens (2007); Um Coração Ardente (2012); Oito Contos de Amor (1997); Pomba Enamorada (1979); Filhos pródigos (1983); Conspiração de Nuvens (2007); Perdidos e achados (2002).


PREMIAÇÕES

Prêmio Jabuti

Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte

Prêmio Camões

Prêmio Juca Pato


Fechar

Marcelo C. da Cunha

Nascido em Porto Alegre, Marcelo Carneiro da Cunha é formado em jornalismo. Foi escritor residente da Fundação Ledig House de Nova Iorque e já publicou 18 livros em sua carreira.


OBRAS

Simples, o Amor nos Anos 00 (2005); Duda 3, a Ressurreição (2004); O Nosso Juiz (2004); Contos Publicitários (2002); Ímpar (2002); A Ameaça do Rio (2001); Antes que o Mundo Acabe (2000). Entre outros.


PREMIAÇÕES

Associação Paulista de Críticos de Artes

União dos Escritores do Brasil

Fundação Nacional do Livro Infanto-Juvenil


Fechar

Marcelo Duarte

Jornalista formado pela Universidade de São Paulo, Marcelo Duarte trabalhou grande parte da sua carreira na editora Abril e em 1999 fundou sua própria editora, a Panda Books. Além da escrita, destacou-se na rádio e na televisão trabalhando em empresas como Bandeirantes e ESPN. Seu trabalho de maior renome é “ O Guia dos Curiosos” que em sua primeira edição permaneceu 40 semanas na lista dos livros mais vendidos.


PRINCIPAIS OBRAS:


O Guia dos Curiosos (1995)


Deu a Louca no tempo (1999)


Jogo Sujo (1997)


PRÊMIOS:


Troféu APCA na Categoria Educação em Rádio


Fechar

Michele Iacocca

Michele Iacocca nasceu na Itália no ano de 1942. Chegando no Brasil em 1963, fez uso de sua formação em Artes Plásticas para se tornar diretor de arte de grandes agências de publicidade. Atualmente chargista, cartunista, tradutor, escritor trabalha exclusivamente na ilustração de livros infantis tanto individual quando em parceria.


PRINCIPAIS OBRAS:


Nerina: a Ovelha Negra (2012)


As Aventuras de Bambolina (2006)


Eu & os Outros: A Melhorando as Relações (1999)


PRÊMIOS:


Prêmio APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte


Fechar

Moacyr Scliar

Descendente de imigrantes judeus, Moacyr Jaime Scliar nasce em Porto Alegre do dia 23 de março de 1937. Apesar da formação médica e atuação como médico sanitarista, dedicou-se a escrita, abordando principalmente a questão da imigração judaica no Brasil vivida por seus pais. Somam-se ao todo mais de 70 livros cujos temas variam desde socialismo até medicina. Em 2003, foi eleito para a Academia Brasileira de Letras, sendo o sétimo ocupante da cadeira 31.


PRINCIPAIS OBRAS:


O Exército de um Homem só (1973)


O Centauro no Jardim (1980)


A mulher que Escreveu a Bíblia (1999)


PRÊMIOS:


Prêmio Jabuti (1888, 1993, 2000, 2009)


Associação Paulista de Críticos de Arte (1989)


Fechar

Paulo Bloise

Formado em medicina, coordena atualmente o Ambulatório de Crise Psiquiátrico da UNIFESP. Sua trajetória na literatura inicia-se como consultor para a série de livros “Mano Descobre…” de Gilberto Dimenstein e Heloisa Prieto, passando para edição na obra Diário de Rua de Esmeralda Ortiz e, por fim, cronista do Jornal da Tarde.


PRINCIPAIS OBRAS:


Saúde integral: A Medicina do Corpo, da Mente e o Papel da Espiritualidade (2011)


Fechar

Ricardo Azevedo

Nascido em 1949 em São Paulo, Ricardo José Duff Azevedo é autor de mais de 100 livros infantis publicados em países como França, Portugal, México, Alemanha e Holanda. Mestre em Leras pela Universidade de São Paulo, é também ilustrador da maioria de seus livros cujos temas abordam principalmente a cultura popular, explorando os diversos pontos de vista de uma mesma história.


PRINCIPAIS OBRAS:


Trezentos parafusos a menos (2002)


Um homem no sótão (2001)


A casa do meu avô (1986)


PRÊMIOS:


Prêmio Jabuti (1989)


Fechar

Rodolfo Konder

Filho de intelectuais comunistas, Rodolfo Konder, foi um jornalista, escritor, tradutor, professor universitário e conferencista paulista. Os principais temas abordados em suas obras são a liberdade de expressão, a democracia e o próprio jornalismo. Na área das artes foi diretor da Bienal do Livro de São Paulo e do MASP. Na televisão foi apresentador em grandes redes como TV Cultura e TV Bandeirantes. Atuou até mesmo na política como secretário da cultura de São Paulo entre os anos de 1993 a 1996.


PRINCIPAIS OBRAS:


Hospede da Solidão (2000)


Labirintos de pedra (2002)


O Rio da nossa Loucura (1994)


PRÊMIOS:


Medalha Monteiro Lobato da Academia Brasileira de Literatura Infantil e Juvenil (1999)


Prêmio Jabui (2001)


Fechar

Rogério Andrade Barbosa

Escritor, palestrante e contador de histórias, Rogério  é autor de livros infanto-juvenil. Graduou-se en Letras na UFF (RJ) e fez Pós-Graduação em Literatura Infantil Brasileira na UFRJ. Trabalha na área de literatura Afro-Brasileira e programas de incentivo à leitura, proferindo palestras e dinamizando oficinas.


Fechar

Rosana Bond

Formada em Psicologia a curitibana Rosana Bond muda-se aos 17 anos para a cidade de Londrina-PR onde sofre fortes influências literárias do pai jornalista. Hoje vive em Florianópolis em uma casa isolada e cercada de vegetação na qual escreve suas obras infantojuvenil. Seu principal tema são os conflitos na América Latina e a saga dos povos ameríndios.


PRINCIPAIS OBRAS:


Crescer é uma Aventura (2016)


A Magia da Árvore Luminosa (2008)


Os Guerreiros Sagrados (2007)


Fechar

Rosana Rios

Rosana Rios nasceu em São Paulo, em novembro de 1955. Formou-se em Educação Artística e Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, especializando-se em produção relacionada a crianças. Atuou como artista plástica, roteirista de programas de televisão, como Bambalalão, na TV Cultura de São Paulo. Estreou como escritora de literatura infantil em 1988 com os livros da coleção Faz de Conta: \’O Dragão Comilão\’, A Dança das Cadeiras\’, \’A Aranha Arabela\’ e \’Cinco Dedos e uma Encrenca\’.


OBRAS: 

O Encafronhador de Trombilácios; O último portal; O Monstro Monstruoso da Caverna Cavernosa; O Livro dos Sustos; Marília, Mar e Ilha; Cheiro de chuva;  O homem que pescou a lua; O que Fazer nas Situações Horripilantes da Vida; entre outras.


DESTACAM-SE OS PRÊMIOS:

1º Prêmio de Dramaturgia no Concurso Nacional \”Cidade de Belo Horizonte em 1990\”;

1º Prêmio na 5.a BIENAL NESTLÉ de Literatura Brasileira em 1991, com a obra Juvenil “MARÍLIA, MAR E ILHA”;

2º Prêmio no “Concurso Nacional de Histórias Infantis 1992” de Curitiba;

Menção Honrosa no XIX Prêmio Abril de Jornalismo 1994 na categoria “Roteiro de Histórias em Quadrinhos”;

Selo “Altamente Recomendável para a Criança” da FNLIJ, conferido ao livro “O HOMEM QUE PESCOU A LUA” (Ed. St. Nobel) em 1995.

“O ÚLTIMO PORTAL” e “CHEIRO DE CHUVA” foram incluídos no Acervo Básico 2004 da FNLIJ.

Prêmio Lúcia Benedetti de Melhor Livro de Teatro, conferido pela FNLIJ em 2006 com o livro “O CAMINHO DAS PEDRAS”.


Fechar

Tânia Martinelli

Formada em Letras pela PUC – campinas, lecionou por 18 anos na área da educação. Nascida no interior de São Paulo no ano de 1964, Tânia Alexandre Martinelli publicou seu primeiro livro em 1998 e hoje possui um papel acadêmico ministrando palestras para estudantes e professores, nunca abandonando a literatura.


PRINCIPAIS OBRAS:


Outro Olhar Mariana Newlands (2014)


A Melhor Banda do Mundo (2012)


Janelas de Dentro (2009)


Fechar

Tatiana Belinky

Tatiana Belinky é jornalista, escritora e tradutora. Chegou ao Brasil aos 10 anos de idade fugindo da Guerra Civil Russa. Após cursar filosofia, passa a colaborar com alguns jornais importantes de São Paulo como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e Jornal da Tarde. Um de seus mais renomados trabalhos foi a primeira adaptação para a TV Tupi do Sítio do Pica Pau Amarelo de Monteiro Lobato. O destaque na literatura veio em 1985 com a série infantojuvenil “Limeriques”. A partir de então a autora não abandonou a escrita, recebendo em 2010 a comenda da Ordem o Ipiranga – reservada aos cidadãos brasileiros ou estrangeiros que prestaram serviços notórios aos paulistas.


PRINCIPAIS OBRAS:


Coral dos Bichos (2000)


Limeriques do Bípede Apaixonado (2004)


O grande rabanete (1990)


PRÊMIOS:


Prêmio Jabuti (1989)


Ordem do Ipiranga (2010)


Fechar

Toni Brandão

Toni Brandão é autor multimídia, com projetos para literatura, teatro, televisão, cinema e internet. Mas é na literatura o principal foco de seu trabalho. Seus livros discutem, de maneira clara, bem-humorada e informativa, temas próprios para os leitores pré-adolescentes e jovens, como ética e cidadania. A abordagem se faz sempre numa linguagem coloquial, íntima do leitor. Cinco dos livros de Toni Brandão já foram adaptados para montagens teatrais. Foi um dos finalistas do prêmio Sharp de música com o CD Tutu, o menino índio, adaptação de seu livro do mesmo nome.


OBRAS:

Lambidas, rosnados & mordidas; Foi ela que começou; As aventuras de Zeca e Juca; Cuidado: Garoto Apaixonado; Guerra na casa do João; Bagdá, o skatista; Louco por uma gata; Tutu o menino índio. Entre outras.


DESTACA-SE A PREMIAÇÃO:

Prêmio Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).


Fechar

Walcyr Carrasco

Escritor, jornalista e Dramaturgo, Walcyr Rodrigues Carrasco nasceu no interior de São Paulo no ano de 1951. Formado em Jornalismo pela Universidade de são Paulo, trabalhou em grandes jornais como O Estado de São Paulo e Folha de S. Paulo além de diversas revistas da editora Abril. Sua trajetória na televisão é consolidada com a telenovela Xica da Silva se desdobrando em uma contratação para a Rede Globo, rede na qual atua até os dias de hoje. Já na literatura, destacam-se os livros infanto-juvenis e paradidáticos tendo seu primeiro livro publicado em 1982.


PRINCIPAIS OBRAS:


Irmão Negro (2003)


Estrelas Tortas (2003)


Corrente da Vida (1993)


PRÊMIOS:


Prêmio Jabuti (2017)


Fechar

Ziraldo

Ziraldo Alves Pinto é considerado hoje uns dos mais renomados escritores infantis do Brasil. Nascido no interior de Minas Gerais no Ano de 1932 é formado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalhou em alguns jornais importante mas ganhou reconhecimento através de histórias em quadrinhos. Em 1960 lançou a primeira história em quadrinhos colorida produzida do Brasil, a Turma do Perê. Em 1980 publica “O Menino Maluquinho”, sua obra prima e responsável pela consagração do autor na literatura brasileira até os dias de hoje.  O personagem do livro ganhou uma série de adaptações para a televisão e cinema sendo reproduzida até os dias de hoje.


PRINCIPAIS OBRAS:


Bichinho da Maçã (1982)


O Menino Maluquinho (1980)


Flics (1969)


PRÊMIOS:


Prêmio Jabuti (1982 e 1990)


Prêmio ABL de Literatura Infantojuvenil (2003)


2003