MUSEU

FEIRA DO LIVRO - COLÉGIO MIGUEL DE CERVANTES

Fechar

Adriana Falcão

Atualmente roteirista da Rede Globo, contribuiu com séries de comédia como a Grande Família e A comédia da Vida Privada. Formada em arquitetura, a autora nasceu no Rio de Janeiro, mas com os 11 anos de idade foi morar com o pai, Caio Franco de Abreu, em Recife – PE. Apesar da infância difícil, seus livros e roteiros contam sempre histórias bem-humoradas cheias de comédia. Hoje somam-se mais de 20 obras completas.


PRINCIPAIS OBRAS:


Queria ver você feliz (2014)


Mania de explicação (2001)


A gaiola (2013)


Tarja preta (2005)


PRÊMIOS:


Prêmio FNLIJ – O Melhor Para a Criança (2002)


Fechar

Ana Miranda

Poetisa, romancista e atriz brasileira, é  membra do Ordem do Mérito Cultural – ordem honorífica dada a personalidades  como forma de reconhecer suas contribuições à cultura do Brasil. Vencedora de 2 prêmios Jabuti pelas obras Boca do Inferno, 1989 e Dias & Dias (2002). Também escreveu o romance A Última Quimera (1995) que se tornou leitura obrigatória para alguns vestibulares no país. A autora nasceu em fortaleza mas cresceu entre Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo. Com o vasto conhecimento cultural, seus livros contam com personagens de peso da história da literatura brasileira como Clarice Lispector, Gregório de Matos e o Padre Jesuíta Antônio Vieira.


PRINCIPAIS OBRAS:


Boca do inferno (1989)


A última quimera (1995)


Dias & Dias (2002)


O retrato do rei (1991)


PRÊMIOS:


Prêmio Jabuti Revelação (1990)


Comenda Ordem do Mérito Cultural do Governo Brasileiro (2017)


Prêmio da Academia Brasileira de Letras (2003 e 2015)


 


Fechar

Daniel Piza

Daniel Luiz de Toledo Piza nasce no ano de 1970 em São Paulo, foi jornalista, escritor e crítico de artes plásticas Brasileiro. Formou-se em direito pela Universidade de São Paulos e como jornalista, já foi responsável pelo caderno de cultura do jornal O Estado de S.Paulo e da Gazeta Mercantil. Na literatura seu grande destaque foi a biografia de Machado de Assis.


PRINCIPAIS OBRAS:


Dez anos que encolheram o mundo (2011)


Amazônia de Euclides: viagem de volta a um paraíso perdido (2010)


Machado de Assis: um gênio brasileiro (2005)


Fechar

Hermes Bernardi Júnior

Hermes Bernardi Jr. tem sete livros publicados e é autor de peças teatrais para crianças. Seu projeto Colcha de Histórias, em que o próprio autor dramatiza contações de histórias, levou-o para apresentações em São Paulo, Pernambuco e inúmeras cidades do interior do RS. Já o Tapete Mágico – Espaço de Leitura, uma biblioteca móvel que, de uma forma descontraída, aproxima famílias e escolas da literatura, foi realizado em feiras de livros de todo o Rio Grande do Sul. Seu primeiro livro, Abecedário Alegre do Porto, há nove anos é adotado por escolas de Porto Alegre. Pela Editora Projeto publicou Planeta Caiqueria, que recebeu o selo PNBE 2005 e Prêmio Açorianos de Literatura na categoria ilustração, de André Neves.


PRINCIPAIS OBRAS:


Dez casas e um poste que Pedro (2010)


E um Rinoceronte Dobrado (2008)


Planeta Caiqueria (2003)


Fechar

Ilan Brenman

Nasceu em Israel no ano de 1973, mas mora no Brasil desde 1979. Psicólogo formado pela PUC de São Paulo, hoje dá cursos e palestras sobre temas como formação de leitores e literatura infantil. Nos últimos dez anos, ficou conhecido também como contador de histórias. Doutor em Educação pela USP, já publicou mais de oitenta livros infantis, vários deles premiados.


ALGUMAS DE SUAS OBRAS:

Até as princesas soltam pum; Telefone sem fio; O livro da com-fusão; O alvo; As 14 pérolas da sabedoria judaica; Papai é meu!; Clara; A festa de aniversário; Mamãe é um lobo! Entre outras.


DESTACAM-SE AS PREMIAÇÕES:

Prêmio Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), em 2009, na categoria reconto pela obra “As 14 pérolas da Índia”;

Prêmio Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), em 2011, na categoria Imagem pela “Telefone sem fio”;

Prêmio Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), em 2012, na categoria criança pela obra “O alvo



Fechar

Isidro Ferrer

Nascido em Madrid no ano de 1963, é um ilustrador e desenhista gráfico aragonês. Formado em artes dramáticas, foi ator de teatro antes mesmo de seguir a careira gráfica, mas devido a um acidente de longa recuperação, desenvolveu novas habilidade, descobrindo sua verdadeira vocação. Iniciou seus trabalhos como desenhista no estúdio do diário El Heraldo de Aragón, em 1988. Já trabalhou para grandes grupos editorias como Santillana, Alfaguara e o diário El País. Desde 2000 é mesmo da Aliança Gráfica Internacional. Atualmente, continua trabalhando com desenhista e expõe seus trabalhos em diversos países como Portugal, França México e Estados Unidos.


PRINCIPAIS OBRAS:


Une Maison Pour Grand-père (2001)


Crea tu Circo (2001)


PRÊMIOS:


Prêmio do Ministério da Cultura Espanhola de melhor livro editado (1993)


Melhores ilustrações infantis (2006)


Fechar

João Spacca de Oliveira

Paulista nascido no ano de 1964, João Spacca de Oliveira é um quadrinista e ilustrador brasileiro. Trabalhou para agências de publicidade logo aos 1 anos criando storyboards para filmes publicitários. Cursou desenho de comunicação e comunicação visual o que o levou a trabalhar na produtora Briquet Filmes. Chegou a trabalhar em jornais como O Pasquim e folha de S. Paulo e atualmente cria charges para o site Observatório da Imprensa


PRINCIPAIS OBRAS:


D. João carioca: a corte portuguesa chega ao Brasil (2007)


Debret em Viagem Histórica e Quadrinhesca ao Brasil (2006)


Santô e os pais da aviação (2005)


Fechar

Lalau e Laurabeatriz

Parceiros desde 1994, o poeta Lalau e a ilustradora Laurabeatriz já publicaram mais de 20 livros em conjunto, todos voltados ao público infantil. Laurabeatriz nasceu no Rio de Janeiro, mas mora em São Paulo. É ilustradora e artista plástica. Já ilustrou diversos livros para crianças publicados pelas editoras Companhia das Letrinhas, Ática e Scipione. Em parceria com lalau auxilia na ilustração de sues poemas dedicados ao público infantojuvenil.


PRINCIPAIS OBRAS:


Brasileirinhos (2017)


A Última Árvore do Mundo Livro (2010)


O Que Levar Para Uma Ilha Deserta (2011)


Fechar

Lúcia Hiratsuka

Lúcia Hiratsuka, ilustradora e escritora, nasceu em Duartina e mora em São Paulo desde os 16 anos. Formou-se pela Faculdade de Belas Artes, de São Paulo. Escreve e ilustra os seus livros, sendo que uma parte do trabalho é voltada para a pesquisa de mitos e lendas do Japão. É autora de diversos livros para crianças, pelos quais recebeu importantes prêmios e vários selos altamente recomendável pela FNLIJ.


OBRAS:

As cores dos pássaros; Histórias tecidas em seda; Urashima Taro; Um rio de muitas cores; O colecionador de águas; Histórias de Mukashi. Entre outras.


DESTACAM-SE AS PREMIAÇÕES:

Prêmio Jabuti, em 2012, na categoria ilustração de livro infantil ou juvenil pela obra A visita.

Prêmio Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), em 2008, na categoria Reconto pela obra Histórias tecidas em seda.

Troféu Monteiro Lobato de Literatura Infantil da Revista Crescer.


Fechar

Luiz Antonio Aguiar

Luiz Antonio Farah de Aguiar nasceu no Rio de Janeiro no ano de 1995. É mestre em literatura brasileira pela PUC-RJ, onde se especializou na obra de Machado de Assis. É conhecido pelos seus trabalhos como roteirista e escritor de quadrinhos. Já produziu história para Disney, Editora Abril e jornal O Globo. Foi responsável pela adaptação de O Alienista e Triste fim de Policarpo Quaresma, ambos pela editora Ática.


PRINCIPAIS OBRAS:


Os Anjos Contam Histórias (2012)


Machado E Juca (1999)


Confidências de um pai Pedindo Arrego (1993)


PRÊMIOS:


Prêmio Angelo Agostini (1989)


Prêmio Jabuti (1994)


Fechar

Marcelo Leite

Marcelo Leite, jornalista, é formado pela ECA-USP. Especializado em jornalismo científico, com atenção em biologia e Amazônia, foi bolsista da Fundação Krupp, na Alemanha. Na Folha desde 1986, já foi editor de Ciência e de Opinião, correspondente em Berlim e ombudsman.


PRINCIPAIS OBRAS:


Meio Ambiente E Sociedade (2005)


Promessas do Genoma (2007)


Alimentos Transgênicos (2000)


Fechar

Marcio Souza

Márcio Gonçalves Bentes de Souza é escritor, jornalista e dramaturgo brasileiro. Iniciou seus estudos em ciências sociais, mas perseguido pela ditatura miliar teve que interromper no ano de 1969 quando inicia sua trajetória no cinema. Márcio foi crítico, roteirista e diretor. Como crítico lançando sua primeira obra crítica no ano de 1967. Quase 10 anos depois o autor publica seu primeiro livro literário: “Galvez – Imperador do Acre”, criticado pelas autoridades locais. Suas obras sofrem grande influência de Machado de Assis devido ao cunho irônico dos enredos.


PRINCIPAIS OBRAS


Breve história da Amazônia Márcio Souza (1994)


Mad Maria (1980)


Galvez – Imperador do Acre (1976)


PRÊMIOS


Troféu APCA (1997)


Fechar

Marcos Antonio de Moraes

Formada em Letras pela Universidade de São Paulo, mestre e doutor em literatura brasileira pela mesma faculdade, Marcos Antonio Moraes é pesquisador, professor e escritor brasileiro. Dedica sua carreia a literatura com ênfase em Historiografia Literária Brasileira, memorialismo brasileiro, modernismo brasileiro, crítica genética e textual e a obra de Mário de Andrade.


PRINCIPAIS OBRAS:


Orgulho de jamais aconselhar (2007)


Antologia da carta no Brasil (2005)


Câmara Cascudo e Mário de Andrade


PRÊMIOS:


Prêmio Jabuti (2001)


 


Fechar

Mônica Guttmann

Formada em psicologia pela PUC-SP, atua como escritora, arte terapeuta e psicóloga. Como escritora se dedica principalmente ao público infantil, associando sempre o conhecimento à arte. A autora acredita que por meio da criatividade é possível educar e estimular a inteligência das crianças.


PRINCIPAIS OBRAS:


Ana e o Mundo do Avesso


O Presente


O Trem e Outras Hisórias


Fechar

Nelson Cruz

Nelson Cruz é ilustrador, autodidata em desenho, tendo estudado pintura por dois anos, em Belo Horizonte, onde nasceu no ano de 1957. Desde os anos 70 é pintor e ilustrador. Começou seu trabalho no mercado editorial em 1988.


OBRAS:

Leonardo; Chica e João; No longe dos gerais. Entre outras


DESTACAM-SE AS PREMIAÇÕES:


Prêmio Octogonal oferecido pelo Centre International d’Études en Littérature de Jeunesse, em Paris, com o livro de imagens Leonardo  e o livro Chica e João.

Prêmio de melhor livro de imagens pela FNLIJ, Seção brasileira do IBBY, com o livro de imagens Leonardo.

Prêmio Jabuti pelo texto e, da FNLIJ, o Prêmio de Melhor Livro para Criança e de melhor ilustração, com o livro Chica e João.

Em 2002, foi indicado pela FNLIJ ao Prêmio Hans Christian Andersen de ilustração e em 2004 para a Lista de Honra, ambos promovidos pela IBBY, International Board on Books for Young People, da Suíça.


Fechar

Pablo Bernasconi

Pablo Bernasconi é designer gráfico, nascido em buenos aires, formado pela UBA, atualmente trabalha para diferentes publicações em todo o mundo. Suas ilustrações foram publicadas no The New York Times, Wall Street Journal, Saturday Evening Post, Times. Ele publicou dez livros infantis alguns deles traduzidos para sete idiomas; três livros de imagens para adultos e ilustrou mais de dez títulos de autores de diferentes nacionalidades.


OBRAS

Diário do Capitão Arsenio (2007); O sonho do pequeno capitão Arsenio(2007); Vaca branca mancha preta (2010); Rebelião em Tortoni (2009); Excessos e exageros (2008). Entre outros.


 


PREMIAÇÕES

Apresentado por ALIJA, categoria Ilustração

Capitão Arsenio, melhor livro infantil do ano

32 de abril, Prêmio Jornalismo, categoria Ilustração

Quatro prêmios por excelência no SND (Society of Newspaper Design

Melhor capa para livros escolares infantis. Mostra de Livros e Mídia de Chicago – 2006

The Sunday Times Livro infantil da semana

Primeiro prêmio, pelo Pôster da Feira do Livro Infantil de 2005 em Buenos Aires.

Prêmio Anual da Associação de Ilustradores do Reino Unido 29 (2005)

Prêmio Dia Mundial do Livro, 2004


Fechar

Regina Drummond

Nascida em Minas Gerais, é uma escritora, contadora de histórias e tradutora brasileira. É formada em Língua e Literatura Francesas e foi coordenadora do Espaço das Atividade Infantis da Bienal Internacional de Livro de São Paulo de 1992 a 1999. Atualmente morando em Munique, na Alemanha, a autora fala inglês, francês e alemão, mas constantemente vem ao Brasil para cumprir a agenda de compromissos que inclui palestras, aulas, cursos, oficinas pedagógicas, cotações de histórias


PRINCIPAIS OBRAS:


Quando tudo muda (2016)


A Mulher do Meu Pai (2012)


O Passarinho Rafa (1983)


PRÊMIOS:


Prêmio Jabuti


Selo Altamente Recomendável (FNLIJ)


Fechar

Reginaldo Prandi

Reginaldo Prandi é sociólogo, professor e escritor brasileiro. Doutor (1976) e livre-docente (1989) em sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), é professor titular desde 1993 do Departamento de Sociologia da mesma universidade.


OBRAS:

Aimó; Feliz aniversário; Jogo de escolhas; Morte nos búzios;  Minha querida assombração; Contos e lendas afro-brasileiros; entre outros.


DESTACAM-SE OS PRÊMIOS:

Prêmio Cátedra 10 Unesco 2017 – PUC-Rio, por Aimó.

Prêmio White Raves, 2005, da Internationale Jugendbibliotek München, por Xangô, o Trovão.

Prêmio Jabuti, 2003, indicado por Ifá, o Adivinho.

Prêmio Jabuti, 2002, indicado por Mitologia dos Orixás.

Prêmio Jabuti, 2002, indicado por Os Príncipes do Destino.


Fechar

Rosana Rios

Rosana Rios nasceu em São Paulo, em novembro de 1955. Formou-se em Educação Artística e Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, especializando-se em produção relacionada a crianças. Atuou como artista plástica, roteirista de programas de televisão, como Bambalalão, na TV Cultura de São Paulo. Estreou como escritora de literatura infantil em 1988 com os livros da coleção Faz de Conta: \’O Dragão Comilão\’, A Dança das Cadeiras\’, \’A Aranha Arabela\’ e \’Cinco Dedos e uma Encrenca\’.


OBRAS: 

O Encafronhador de Trombilácios; O último portal; O Monstro Monstruoso da Caverna Cavernosa; O Livro dos Sustos; Marília, Mar e Ilha; Cheiro de chuva;  O homem que pescou a lua; O que Fazer nas Situações Horripilantes da Vida; entre outras.


DESTACAM-SE OS PRÊMIOS:

1º Prêmio de Dramaturgia no Concurso Nacional \”Cidade de Belo Horizonte em 1990\”;

1º Prêmio na 5.a BIENAL NESTLÉ de Literatura Brasileira em 1991, com a obra Juvenil “MARÍLIA, MAR E ILHA”;

2º Prêmio no “Concurso Nacional de Histórias Infantis 1992” de Curitiba;

Menção Honrosa no XIX Prêmio Abril de Jornalismo 1994 na categoria “Roteiro de Histórias em Quadrinhos”;

Selo “Altamente Recomendável para a Criança” da FNLIJ, conferido ao livro “O HOMEM QUE PESCOU A LUA” (Ed. St. Nobel) em 1995.

“O ÚLTIMO PORTAL” e “CHEIRO DE CHUVA” foram incluídos no Acervo Básico 2004 da FNLIJ.

Prêmio Lúcia Benedetti de Melhor Livro de Teatro, conferido pela FNLIJ em 2006 com o livro “O CAMINHO DAS PEDRAS”.


Fechar

Toni Brandão

Toni Brandão é autor multimídia, com projetos para literatura, teatro, televisão, cinema e internet. Mas é na literatura o principal foco de seu trabalho. Seus livros discutem, de maneira clara, bem-humorada e informativa, temas próprios para os leitores pré-adolescentes e jovens, como ética e cidadania. A abordagem se faz sempre numa linguagem coloquial, íntima do leitor. Cinco dos livros de Toni Brandão já foram adaptados para montagens teatrais. Foi um dos finalistas do prêmio Sharp de música com o CD Tutu, o menino índio, adaptação de seu livro do mesmo nome.


OBRAS:

Lambidas, rosnados & mordidas; Foi ela que começou; As aventuras de Zeca e Juca; Cuidado: Garoto Apaixonado; Guerra na casa do João; Bagdá, o skatista; Louco por uma gata; Tutu o menino índio. Entre outras.


DESTACA-SE A PREMIAÇÃO:

Prêmio Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).


Fechar

Vivina de Assis Viana

Nascida no interior de Minas Gerais, é escritora de literatura infantojuvenil. Formou-se em letras em Belo Horizonte, onde também lecionou até se mudar para São Paulo. Ainda me Minas Gerais atuou como cronista no jornal Estado de Minas Gerais. Atualmente trabalha com consultoria a editores, além de continuar escrevendo para jovens e adolescentes


PRINCIPAIS OBRAS:


Ana E Pedro – Cartas (1990)


O jogo do Pensamento (1984)


O Mundo é pra ser Voado (1988)


PRÊMIOS:


Prêmio Jabuti (1989)


Fechar

Walcyr Carrasco

Escritor, jornalista e Dramaturgo, Walcyr Rodrigues Carrasco nasceu no interior de São Paulo no ano de 1951. Formado em Jornalismo pela Universidade de são Paulo, trabalhou em grandes jornais como O Estado de São Paulo e Folha de S. Paulo além de diversas revistas da editora Abril. Sua trajetória na televisão é consolidada com a telenovela Xica da Silva se desdobrando em uma contratação para a Rede Globo, rede na qual atua até os dias de hoje. Já na literatura, destacam-se os livros infanto-juvenis e paradidáticos tendo seu primeiro livro publicado em 1982.


PRINCIPAIS OBRAS:


Irmão Negro (2003)


Estrelas Tortas (2003)


Corrente da Vida (1993)


PRÊMIOS:


Prêmio Jabuti (2017)


2008