MUSEU

FEIRA DO LIVRO - COLÉGIO MIGUEL DE CERVANTES

Fechar

Afonso Romano de Sant’anna

Escritor e poeta brasileiro, nascido em Belo Horizonte, Affonso Romano de Sant\’Anna formou-se em Letras Neolatinas na atual Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, e doutorou-se na Universidade Federal de Minas Gerais. Ministrou cursos na Alemanha, Dinamarca, Portugal, França e Estados Unidos. Além disso, foi cronista no Jornal do Brasil de 84 a 88, e presidente da Fundação Biblioteca Nacional entre os anos 90 e 96.


OBRAS

Sísifo desce a montanha (2011); Desconstruir Duchamp: Arte na Hora da Revisão (2003); Mistérios Gozosos (1994); Fizemos bem em Resistir (1994); O Lado Esquerdo do Meu Peito (1993); Estávamos em Moscou (1991); O homem que conheceu o amor; (1988); O Imaginário a Dois (1987);  A Mulher Madura (1986); Como se Faz Literatura (1985), Entre outras.


PREMIAÇÕES

Prêmio Pen-Club

Prêmio União Brasileira de Escritores

Prêmio Estado da Guanabara

Prêmio Mário de Andrade do Instituto Nacional do Livro

Prêmio do Governo do Distrito Federal


Fechar

Arnaldo Antunes

Muito conhecido pela sua carreira na banda Titãs, seguido do trio Tribalistas, até o ano de 2009, Arnaldo Antunes é músico, poeta, compositor e artista visual. Além de se destacar como um dos maiores compositores da América do Sul, escreveu diversas obras literárias.


OBRAS

Família (2015); Agora aqui ninguém precisa de si (2015); Outros 40 (2014); Saiba (2013); Cultura (2012); Animais (2011); n.d.a. (2010); Melhores Poemas (2010); Como É que Chama o Nome Disso (2006); Frases do Tomé aos Três Anos (2006); Antologia (2006); ET Eu Tu (2003); Palavra Desordem (2002); Outro (2001); 40 Escritos (2000).


PREMIAÇÕES

Prémio Jabuti 1993


Fechar

Daniel Munduruku

Daniel Munduruku  é escritor e professor de etnia indígena mundurucu, graduado em filosofia, história e psicologia. Mestre em antropologia social e doutor em educação pela Universidade de São Paulo. É Diretor-Presidente do Instituto Uk´a – Casa dos Saberes Ancestrais. Como escritor, se destaca na área da literatura infantil. É membro da Academia de Letras de Lorena. Recebeu a Comenda do mérito cultural por duas vezes.


OBRAS:

A primeira estrela que vejo é a estrela do meu desejo e outras histórias indígenas de amor; Sabedoria das águas; Contos indígenas brasileiros; Meu vô Apolinário; Tempo de histórias, Um sonho que não parecia sonho; Uma aventura na Amazônia; O Mistério da estrela Vésper, Outras tantas histórias de origem Indigenas das coisas do universo. Entre outras.


DESTACAM-SE AS PREMIAÇÕES:

Menção honrosa do Prêmio Literatura para Crianças e Jovens na Questão da Tolerância, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Menção de Livro Altamente Recomendável pela Fundação Nacional para o Livro Infantil e Juvenil.

Prêmio Jabuti de Literatura.

Prêmio da Academia Brasileira de Letras.

Prêmio Érico Vanucci Mendes, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.


 


Fechar

Eucanaã Ferraz

Eucanaã Ferraz nasceu no Rio de Janeiro em 1961. É professor de literatura brasileira na Universidade Federal do Rio de Janeiro e autor, entre diversos outros, de Sentimental, livro vencedor do prêmio Portugal Telecom em 2013.


OBRAS:

Desassombro; Rua do mundoCinemateca; Sentimental; Escuta; Poemas da Iara; Bicho de sete cabeças e outros seres fantásticos;Palhaço, macaco, passarinho; entre outras.


DESTACAM-SE OS PRÊMIOS:

Prêmio Alphonsus de Guimaraens, da Fundação Biblioteca Nacional, melhor livro de poesia de 2002 com Desassombro.

Prêmio Portugal Telecom 2013 com Sentimental.

Prêmio Ofélia Fontes, pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, o Melhor livro para a criança de 2011, com Palhaço, macaco, passarinho.


Fechar

Fábio Sombra

Fábio Sombra nasceu no Rio de Janeiro. Suas obras para crianças e jovens geralmente abordam temas da cultura popular brasileira, como folias de reis, desafios em versos e cantorias de viola.

Fábio Sombra é membro da ABLC – Academia Brasileira de Literatura de Cordel, onde ocupa a cadeira de número 03, dedicada ao poeta Firmino Teixeira do Amaral.


OBRAS:

A lenda do violeiro invejoso

A peleja do violeiro Magrilim

com a formosa princesa Jezebel

Magrilim e Jezebel

Armando e o mistério da garrafa

Brincadeira de arco-íris

Cantos & contos

Treze casos de viola e violeiros

João Valente

O soldado que assustou a morte

Folia de Reis, a festa em cordel

Entre outras


PRÊMIOS:

Seu livro “A lenda do violeiro invejoso” recebeu, em 2006, o selo de “altamente recomendável para o jovem” da FNLIJ – Fundação Nacional do livro infantil e juvenil.


Seu livro “Vladimir e o navio voador” recebeu, em 2014, o selo de “altamente recomendável para o jovem” da FNLIJ – Fundação Nacional do livro infantil e juvenil.


Fábio Sombra foi contemplado duas vezes com o “Prêmio Rozini de excelência na viola caipira” na categoria publicações literárias.


Fechar

Fernando Villela

Nascido em São Paulo, Fernando Villela é artista plástico, escritor, ilustrador e professor de artes. Formado pela Unicamp e mestre pela ECA-USP, desenvolve trabalhos com gravura, desenho, colagem, escultura, instalação e fotografia, além de autor e ilustrador com livros publicados em diversos países como França, México, Canadá, entre outros.


OBRAS

Abrapracabra (2012); Os heróis do tsunami (2011); Seringal(2010); O barqueiro e o Canoeiro (2008); Tapajós (2007); Lampião & Lancelote (2006). Entre Outros


PREMIAÇÕES

Prêmio FNLIJ

Prêmio Jabuti

Menção Honrosa Novos Horizontes do Prêmio Internacional do Salão Jovem de Bolonha

IBBY (International Book Board for Young People)

Prêmio FUNARTE de Arte Troféu Monteiro Lobato de Literatura Infantil no Prêmio 30 Melhores Livros Infantis


Fechar

Georgina Martins

Escritora e professora, Georgina Martins é doutora em literatura brasileira pela UFRJ, e especialista em teoria e crítica da literatura infantil e juvenil.


OBRAS

Outros bichos; No olho da rua – Historinhas quase tristes; Diário de um lobisomem; Fica comigo; Ave do paraiso; O menino que não queria ser príncipe; minha família é colorida; Uma maré de desejos. Entre outros.


Fechar

Gustavo Rosa

Nascido em 20 de dezembro de 1946, Gustavo Rosa foi um pintor, desenhista, gravador e artista plástico brasileiro. Iniciou sua experiência com a pintura ainda na infância, e o seu humor na pintura através dos traços e cores, eram reflexo da sua liberdade de viver e criar.


OBRAS

Santo Antonio (2013); Palhaço (1974); Recorte (1990); Série Elas (1977); Surfista (2000); Composição (1980); O Turista (1977); Figura (2001). Entre Outros


Fechar

Ilan Brenman

Nasceu em Israel no ano de 1973, mas mora no Brasil desde 1979. Psicólogo formado pela PUC de São Paulo, hoje dá cursos e palestras sobre temas como formação de leitores e literatura infantil. Nos últimos dez anos, ficou conhecido também como contador de histórias. Doutor em Educação pela USP, já publicou mais de oitenta livros infantis, vários deles premiados.


ALGUMAS DE SUAS OBRAS:

Até as princesas soltam pum; Telefone sem fio; O livro da com-fusão; O alvo; As 14 pérolas da sabedoria judaica; Papai é meu!; Clara; A festa de aniversário; Mamãe é um lobo! Entre outras.


DESTACAM-SE AS PREMIAÇÕES:

Prêmio Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), em 2009, na categoria reconto pela obra “As 14 pérolas da Índia”;

Prêmio Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), em 2011, na categoria Imagem pela “Telefone sem fio”;

Prêmio Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), em 2012, na categoria criança pela obra “O alvo



Fechar

Ionit Zilberman

Nascida em Israel, Ionit veio para São Paulo com seus pais aos seus anos de idade. Cursou artes plásticas e trabalhava meio período em uma livraria, que foi onde começou sua paixão por ilustrar livros infantis, e hoje tem 40 livros publicados.


OBRAS

As 14 pérolas da mitologia grega (2014); O rei borboleta (2008); As 14 pérolas da India (2008); A cicatriz (2010); O livro secreto das princesas que soltam pum (2015); Depois do foram felizes para sempre (2011); Dentro deste livro moram dois crocodilos (2011); As 14 pérolas Budistas (2010); Meu avô judeu (2018). Entre outros.


Fechar

Luiz Ruffato

Luiz Fernando Ruffato nasceu na cidade de Cataguases, Minas Gerais, em 1961. É contista, romancista e poeta. Formado em comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora, publicou vários livros, entre os quais o aclamado Eles eram muitos cavalos, saudado pela crítica como um dos mais importantes livros da ficção brasileira contemporânea. É também autor da pentalogia “Inferno provisório”, seu grande projeto, cujo enredo está centrado na história do operariado brasileiro no período de 1950 a 2002.


OBRAS:

Flores artificiais; De mim já nem se lembra; Eles eram muitos cavalos; Inferno provisório; Minha primeira vez; Estive em Lisboa e lembrei de você; A história verdadeira do sapo Luiz


DESTACAM-SE AS PREMIAÇÕES:

Prêmio APCA de Melhor Romance, em 2001 com a obra Eles eram muitos cavalos.

Prêmio Jabuti, em 2007, na categoria romance pela obra Vista parcial da noite.

Prêmio Jabuti, em 2015, na categoria infantil pela obra A história verdadeira do sapo Luiz.

Prêmio internacional Hermann Hesse, em 2016.


Fechar

Lygia Fagundes Telles

Conhecida como “a dama da literatura brasileira”, Lygia é considerada uma das escritoras mais importantes do século XX e da história. Seu interesse pela literatura começou quando foi colaboradora de um jornal vinculado a Academia de Letras da Faculdade, e a partir daí passou a frequentar reuniões de diversos literários, onde conheceu Mário e Oswald de Andrade.


OBRAS

Ciranda de Pedra (1954); Porão e Sobrado (1938); Conspiração de Nuvens (2007); Um Coração Ardente (2012); Oito Contos de Amor (1997); Pomba Enamorada (1979); Filhos pródigos (1983); Conspiração de Nuvens (2007); Perdidos e achados (2002).


PREMIAÇÕES

Prêmio Jabuti

Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte

Prêmio Camões

Prêmio Juca Pato


Fechar

Maísa Zakzuk

Formada em Radio e TV,  especializada em Direção de Programas Educativos para Crianças, Maísa Zazuk passou por diversas áreas da televisão como produção, captação, direção e edição de imagens.


 


OBRAS

Arvore da família (2015); Meu avo árabe (2002); Meu Museu; Noite Feliz (2000).


Fechar

Maite Carranza

Escritora e roteirista, nascida em Barcelona, Maite Carranza formou-se em Antropologia pela Faculdade de Geografia e História, lecionou literatura no ensino médio enquanto produzia seus primeiros livros, e hoje têm mais de cinquenta livros publicados e trabalha escrevendo roteiro para diversas televisões.


OBRAS

Plavras Envenenadas (2010); Magia de uns noche de vera (2009); La guerra de las brujas: El Clan de la Loba (2005); El fruto del baobab (2013); El espiritu de los hielos (2010); Frena, Candida, Frena (1996). Entre outros


PREMIAÇÕES


Premio de narrativa Vila de Sant Boi

Premio Josep Maria Folch i Torres de narrativa para jóvenes

Premio de la crítica Serra d’Or de narrativa juvenil

White Raven (Mirlo blanco)

Premio Joaquim Ruyra de narrativa juvenil

Premio Edebé de literatura infantil

Premio Nacional de Literatura Infantil y Juvenil

Premio Banco del Libro de Caracas

Premio Cervantes Chico de literatura infantil y juvenil

Premio FADA


Fechar

Maria Camargo

Formada em cinema pela PUC-RJ, Maria Camargo nasceu em Paris, e reside no Rio de Janeiro desde a sua infância, onde é professora na escola de cinema Darcy ribeiro e trabalha como roteirista na tv Globo, em projetos como a novela Lado a Lado. É co-roteirista do filme Nise, de Roberto Berliner, e de dois longa-metragens adaptados de obras de Milton Hatoum.


OBRAS

O medo e o mar (2009); Preciosas coisas vãs fundamentais (2010); Dois irmãos (2017).


PREMIAÇÕES

Emmy Internacional


Fechar

Marina Colasanti

Marina Colasanti nasceu em 1937 na cidade de Asmara, capital da Eritreia. Residiu posteriormente em Trípoli, na Líbia, mudou-se para Itália e, em 1948, transferiu-se com a família para o Brasil, onde vive até hoje na cidade do Rio de Janeiro. De formação artista plástica, ingressou no Jornal do Brasil, dando início à sua carreira de jornalista. Desenvolveu atividades em televisão, editando e apresentando programas culturais. Foi publicitária. Traduziu importantes autores da literatura universal.


OBRAS:

Lições de Casa; Muito Prazer; O Imaginário a Dois; Crônicas de Amor; entre outras.


DESTACAM-SE OS PRÊMIOS:

Prêmio Jabuti 2010 com Passageira Em Trânsito

Prêmio Jabuti 2011 com Antes de Virar Gigante

3º lugar no Prêmio Portugal Telecom em Língua Portuguesa, com Minha Guerra Alheia

Altamente Recomendável FNLIJ – Poesia — O Nome da Manhã

Altamente Recomendável FNLIJ – Tradução — A Menina, O Coração e a Casa

Altamente Recomendável FNLIJ – Teórico — Como Se Fizesse Um Cavalo

Prêmio Jabuti 2014 com Breve História de um Pequeno Amor.


Fechar

Pablo Bernasconi

Pablo Bernasconi é designer gráfico, nascido em buenos aires, formado pela UBA, atualmente trabalha para diferentes publicações em todo o mundo. Suas ilustrações foram publicadas no The New York Times, Wall Street Journal, Saturday Evening Post, Times. Ele publicou dez livros infantis alguns deles traduzidos para sete idiomas; três livros de imagens para adultos e ilustrou mais de dez títulos de autores de diferentes nacionalidades.


OBRAS

Diário do Capitão Arsenio (2007); O sonho do pequeno capitão Arsenio(2007); Vaca branca mancha preta (2010); Rebelião em Tortoni (2009); Excessos e exageros (2008). Entre outros.


 


PREMIAÇÕES

Apresentado por ALIJA, categoria Ilustração

Capitão Arsenio, melhor livro infantil do ano

32 de abril, Prêmio Jornalismo, categoria Ilustração

Quatro prêmios por excelência no SND (Society of Newspaper Design

Melhor capa para livros escolares infantis. Mostra de Livros e Mídia de Chicago – 2006

The Sunday Times Livro infantil da semana

Primeiro prêmio, pelo Pôster da Feira do Livro Infantil de 2005 em Buenos Aires.

Prêmio Anual da Associação de Ilustradores do Reino Unido 29 (2005)

Prêmio Dia Mundial do Livro, 2004


Fechar

Rodrigo Lacerda

Nasceu em 1969 no Rio de Janeiro. Rodrigo Lacerda é escritor, tradutor, professor e editor. Possui graduação em História e doutorado em Teoria Literária e Literatura comparada pela Universidade de São Paulo. Seu primeiro romance foi O mistério de Leão Rampante. O autor possui prêmios importantes na bagagem e uma inquietude que o leva a experimentar vários gêneros e formatos, desde poemas, que ele mesmo edita, a contos.


ALGUMAS DE SUAS OBRAS:

Outra vida; O fazedor de velhos; A república das abelhas; O mistério do leão Rampante; Tripé; Vista do rio; Hamlet ou amleto?; A dinâmica das larvas. Entre outras


DESTACAM-SE AS PREMIAÇÕES:

Prêmio Jabuti em 1996, na categoria Romance pela obra “O mistério do Leão Rampante”;

Prêmio Jabuti em 2009, na categoria juvenil pela obra “O fazedor de velhos”;

Prêmio Literário Biblioteca Nacional, em 2008, na categoria Literatura infantil e juvenil pela obra “O fazedor de velhos”.


Fechar

Stella Barbieri

Stela Barbieri nasceu no Brasil, trabalhou como curadora educacional da Bienal Internacional de Arte de São Paulo e diretora de programa educacional no Instituto Tomie Ohtake, na cidade de São Paulo, Brasil. Atualmente é conselheira da Fundação Calouste Gulbenkian (Portugal). Stela Barbieri teve seus livros publicados por várias importantes editoras brasileiras. Autora e contadora de histórias, além de educadora e curadora de arte, Stela Barbieri teve suas obras de arte exibidas nacional e internacionalmente.


OBRAS

Pedro Malasartes em quadrinhos (2008); A menina do fio (2006); Sapo Comilão (2013); Simbá, o marujo (2012); ABC do Japão (2008); A onça e o bode (2010); O livro das cobras (2010). Entre outros.


Fechar

Toni Brandão

Toni Brandão é autor multimídia, com projetos para literatura, teatro, televisão, cinema e internet. Mas é na literatura o principal foco de seu trabalho. Seus livros discutem, de maneira clara, bem-humorada e informativa, temas próprios para os leitores pré-adolescentes e jovens, como ética e cidadania. A abordagem se faz sempre numa linguagem coloquial, íntima do leitor. Cinco dos livros de Toni Brandão já foram adaptados para montagens teatrais. Foi um dos finalistas do prêmio Sharp de música com o CD Tutu, o menino índio, adaptação de seu livro do mesmo nome.


OBRAS:

Lambidas, rosnados & mordidas; Foi ela que começou; As aventuras de Zeca e Juca; Cuidado: Garoto Apaixonado; Guerra na casa do João; Bagdá, o skatista; Louco por uma gata; Tutu o menino índio. Entre outras.


DESTACA-SE A PREMIAÇÃO:

Prêmio Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).


Fechar

Virgilio Neves

Especialista em História da Arte pela FAAP,  Há 30 anos Virgilio Neves  conduz sua carreira como diretor de arte e artista visual. possui anos de dedicação à produção e ao estudo das imagens, sejam elas pinturas, fotografias, artes gráficas ou ilustrações.


OBRAS

Era Outra Vez Um Gato Xadrez (2008); Semente de gente (2010); O Menino Paciente (2007).


2010