MUSEU

FEIRA DO LIVRO - COLÉGIO MIGUEL DE CERVANTES

Fechar

Afonso Romano de Sant’anna

Escritor e poeta brasileiro, nascido em Belo Horizonte, Affonso Romano de Sant\’Anna formou-se em Letras Neolatinas na atual Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, e doutorou-se na Universidade Federal de Minas Gerais. Ministrou cursos na Alemanha, Dinamarca, Portugal, França e Estados Unidos. Além disso, foi cronista no Jornal do Brasil de 84 a 88, e presidente da Fundação Biblioteca Nacional entre os anos 90 e 96.


OBRAS

Sísifo desce a montanha (2011); Desconstruir Duchamp: Arte na Hora da Revisão (2003); Mistérios Gozosos (1994); Fizemos bem em Resistir (1994); O Lado Esquerdo do Meu Peito (1993); Estávamos em Moscou (1991); O homem que conheceu o amor; (1988); O Imaginário a Dois (1987);  A Mulher Madura (1986); Como se Faz Literatura (1985), Entre outras.


PREMIAÇÕES

Prêmio Pen-Club

Prêmio União Brasileira de Escritores

Prêmio Estado da Guanabara

Prêmio Mário de Andrade do Instituto Nacional do Livro

Prêmio do Governo do Distrito Federal


Fechar

André Neves

Nasceu em Recife e mora em Porto Alegre, onde trabalha pesquisando, escrevendo e ilustrando livros infantis. Formado em Relações Públicas e em Artes Plásticas, atua como escritor e ilustrador de suas obras e de outros autores. É arte-educador e promove palestras e oficinas sobre literatura infantil e Juvenil. Suas ilustrações são coloridas e harmoniosas, dando vida à poesia presente no texto.


ALGUMAS DE SUAS OBRAS:

Obax;

Tom;

Um dia, um rio;

Lino.

Entre outras


DESTACAM-SE AS PREMIAÇÕES:

Prêmio Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNILJ), na categoria Melhor Livro de Imagem e recebeu menções de “Altamente Recomendável”;

Prêmio Jabuti, em 2017, na categoria Ilustração de Livro Infantil pela obra “Nuno e as coisas incríveis”.


Fechar

Bia Villela

É formada em design gráfico no Rocky Mountain College of Art and Design (EUA) e em veterinária na Universidade de São Paulo. Cria e desenha livros infantis, utilizando muitas cores e inventando figuras com formas geométricas.


ALGUMAS DE SUAS OBRAS:

Era uma vez um gato xadrez;

Era uma vez um caracol furado;

Quem pegou o pão da casa do João.

Entre outras


Fechar

César Obeid

Nasceu em São Paulo, no ano de 1974. É escritor, ator, cozinheiro, poeta, educador, contador de histórias e dedica suas atividades à literatura infantojuvenil. Desde 1996, pesquisa a literatura de cordel e o repente de viola. Seu livro Pela voz do cordel ganhou o 2º Concurso Literatura para Todos, do MEC, na categoria tradição oral. Autor de dezenas de livros para jovens e crianças, realiza também espetáculos, encontros com leitores, oficinas e palestras.


OBRAS:

Aquecimento global não dá rima com legal; Para ler, ver e ouvir; Rimais animais; Rimas saborosas; Brincantes poemas; Minhas rimas de cordel; Poesias para a paz; Meu planeta rima com água; Cores da Amazônia. Entre outras.


DESTACAM-SE AS PREMIAÇÕES:

2º Concurso Literatura para Todos do MEC.

Selecionado para o catálogo da Feira do livro de Bolonha, na Itália.


Fechar

Dionísio Jacob

Fundador do grupo de teatro Pod Minoga, Dionísio Jacob é um escritor brasileiro nascido em São Paulo, ativo também no campo das artes plásticas, e roteirista de programas infanto-juvenis para a televisão como Rá-tim-bum, Castelo Rá-tim-bum, Cocoricó, TV CRUJ e outros.


OBRAS

Detetique Siqueira em: O Panfleto (2010); O rei bordoleta (2008); A espada e o novelo (2009); Assombros urbanos (2003); O Balonista (2007). Entre outros.


PREMIAÇÕES

Prêmio Jabuti


Fechar

Eva Furnari

É escritora de obras infantis e ilustradora desde 1980, com mais de 60 livros publicados. Nasceu em Roma, Itália, e veio para o Brasil aos dois anos de idade. Seus livros foram traduzidos para o México, Equador, Guatemala, Bolívia, Itália e Inglaterra. Muitos livros foram adaptados para o teatro. Ao longo da sua carreira, foi agraciada com diversos prêmios.


ALGUMAS DE SUAS OBRAS:

Assim assado; Felpo Filva; Drufs. Entre outras


DESTACAM-SE AS PREMIAÇÕES:

Premiada sete vezes com o Jabuti e em 2017 com a obra “Drufs”;

Nove prêmios da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ);

Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA).

Entre outras.


Fechar

Fábio Sombra

Fábio Sombra nasceu no Rio de Janeiro. Suas obras para crianças e jovens geralmente abordam temas da cultura popular brasileira, como folias de reis, desafios em versos e cantorias de viola.

Fábio Sombra é membro da ABLC – Academia Brasileira de Literatura de Cordel, onde ocupa a cadeira de número 03, dedicada ao poeta Firmino Teixeira do Amaral.


OBRAS:

A lenda do violeiro invejoso

A peleja do violeiro Magrilim

com a formosa princesa Jezebel

Magrilim e Jezebel

Armando e o mistério da garrafa

Brincadeira de arco-íris

Cantos & contos

Treze casos de viola e violeiros

João Valente

O soldado que assustou a morte

Folia de Reis, a festa em cordel

Entre outras


PRÊMIOS:

Seu livro “A lenda do violeiro invejoso” recebeu, em 2006, o selo de “altamente recomendável para o jovem” da FNLIJ – Fundação Nacional do livro infantil e juvenil.


Seu livro “Vladimir e o navio voador” recebeu, em 2014, o selo de “altamente recomendável para o jovem” da FNLIJ – Fundação Nacional do livro infantil e juvenil.


Fábio Sombra foi contemplado duas vezes com o “Prêmio Rozini de excelência na viola caipira” na categoria publicações literárias.


Fechar

Fernando Reinach

É especialista em biologia molecular e ex-professor titular no Departamento de Bioquímica da Universidade de São Paulo (USP). Foi um dos coordenadores do primeiro Projeto Genoma Brasileiro. Mais do que achar a cura para a doença, esse trabalho, que ganhou projeção internacional, contribuiu para mudar a maneira de fazer ciência no Brasil. Atualmente, Reinach é diretor executivo da Votorantim Novos Negócios.


ALGUMAS DE SUAS OBRAS:

A longa marcha dos grilos canibais;

Folha de lótus, escorregador de mosquito.


Fechar

Flávia Muniz

Formada em pedagogia e Orientação Educacional pela PUC-SP, Flávia Muniz é escritora braisleira dedicada a literatura para crianças, adolescentes e jovens adultos. Editora do mercado de publicações por mais de 25 anos, fez parte dos grupos Abril, Moderna/Santillana e FTD Educação.


OBRAS

Sallen 777 – Elas Estão de Volta (2005); O Livro das Garotas e seus segredos: Agenda 2011 (2010); Coleção Turma da Teca (2011); Fantasmagorias (2011); Sabores Incríveis (2012); Coleção Hora do Medo – Lobisomens e outros seres da escuridão, O ladrão de órgãos e outras lendas urbanas (2013). Entre outros.


PREMIAÇÕES

Prêmio APCA

Prêmio Jabuti


Fechar

Ignácio de Loyola Brandão

Nascido em 1936, na cidade de Araraquara (SP), Ignácio de Loyola Brandão é contista, romancista e jornalista. Começou sua carreira literária em 1965, com o lançamento do livro de contos “Depois do sol”, e hoje é autor de mais de quarenta livros. Já foi traduzido para várias línguas e teve livros e contos adaptados para o cinema e teatro. Também conquistou vários prêmios literários com sua obra.


ALGUMAS DE SUAS OBRAS:

Depois do sol; Zero; O homem que odiava a segunda-feira; O menino que vendia palavras; Não verás país nenhum; Os olhos cegos dos cavalos loucos; Dentes ao sol; O menino que não teve medo do medo; Se for pra chorar que seja de alegria. Entre outras


DESTACAM-SE AS PREMIAÇÕES:

Prêmio Jabuti, em 2015, na categoria juvenil pela obra “Os olhos cegos dos cavalos loucos”;

Prêmio Jabuti, em 2000, na categoria contos e crônicas pela obra “O homem que odiava a segunda-feira”;

Prêmio Machado de Assis pelo conjunto de sua obra;

Prêmio Literário Biblioteca Nacional, em 2007, na categoria literatura infantil e juvenil pela obra “O menino que vendia palavras”.


Fechar

Ilan Brenman

Nasceu em Israel no ano de 1973, mas mora no Brasil desde 1979. Psicólogo formado pela PUC de São Paulo, hoje dá cursos e palestras sobre temas como formação de leitores e literatura infantil. Nos últimos dez anos, ficou conhecido também como contador de histórias. Doutor em Educação pela USP, já publicou mais de oitenta livros infantis, vários deles premiados.


ALGUMAS DE SUAS OBRAS:

Até as princesas soltam pum; Telefone sem fio; O livro da com-fusão; O alvo; As 14 pérolas da sabedoria judaica; Papai é meu!; Clara; A festa de aniversário; Mamãe é um lobo! Entre outras.


DESTACAM-SE AS PREMIAÇÕES:

Prêmio Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), em 2009, na categoria reconto pela obra “As 14 pérolas da Índia”;

Prêmio Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), em 2011, na categoria Imagem pela “Telefone sem fio”;

Prêmio Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), em 2012, na categoria criança pela obra “O alvo



Fechar

Irmãs Klink

Laura Klink, estudante de Design Gráfico na ESPM. Tem 21 anos, ama escrever, fotografar e velejar. Tamara Klink estuda arquitetura e urbanismo na USP, adora de conhecer pessoas novas e não sai de casa sem um livro e um caderno. Marininha Klink Estuda administração de empresas na FGV, e considera que viajar várias vezes para o mesmo lugar,  uma chance de perceber que uma experiência nunca é igual a outra. Juntas, as três irmãs viajam descobrindo os quatro lugares do mundo.


Fechar

João Carrascoza

Com gosto pela literatura desde a sua infancia, João Carrascoza nasceu em Cravinhos, interior de São Paulo. Foi para a capital onde cursou Publicidade pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, atuando por várias décadas em agências. Hoje atua como escritor e como docente nas instituições USP e ESPM.


OBRAS

Pollyanna (2006); O livro da selva (2009); Meu amigo João (2004); Duas tardes (2002); Meu avô espanhol (2008); Aprendiz de inventor (2003); O jogo secreto dos alquimistas (2000). Entre outros.


PREMIAÇÕES

Prêmio Cidade de Belo Horizonte

Prêmio Concurso Nacional de Histórias Infantis do Paraná

Prêmio Concurso Nacional de Contos do Paraná

Prêmio Guimarães Rosa/Radio France Internationale

Prêmio J.J. Veiga

Prêmio Nascente

Prêmio Eça de Queiroz, UBE

Prêmio Jabuti

Prêmio Cultura Econômica

Prêmio Fundação Biblioteca Nacional

Prêmio Altamente Recomendável

Prêmio APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes

Catálogo White Ravens

Prêmio Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil

Prêmio Jabuti, CBL

Prêmio Altamente Recomendável

Prêmio Literário Biblioteca Nacional, Categoria Literatura Juvenil

Prêmio Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil


Fechar

Luciana Sandroni

Nascida no Rio de Janeiro, Luciana é autora de diversos livros infantis e juvenis. Formou-se em letras pela PUC-RJ e fez mestrado em comunicação e semiótica pela PUC-SP e trabalhou em bibliotecas escolares  durante dez anos.


OBRAS

O Mário que não é de Andrade (2001); Dicionário da Turma do Sítio do Picapau Amarelo (2003); Memorias da Ilha (2003); Gata menina : livro do professor (2004); O estudante empírico : obra poética (2005); Caue no Rio: Uma aventura nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007. Entre outros.


PREMIAÇÕES

Prêmio Jabuti


Fechar

Luiz Ruffato

Luiz Fernando Ruffato nasceu na cidade de Cataguases, Minas Gerais, em 1961. É contista, romancista e poeta. Formado em comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora, publicou vários livros, entre os quais o aclamado Eles eram muitos cavalos, saudado pela crítica como um dos mais importantes livros da ficção brasileira contemporânea. É também autor da pentalogia “Inferno provisório”, seu grande projeto, cujo enredo está centrado na história do operariado brasileiro no período de 1950 a 2002.


OBRAS:

Flores artificiais; De mim já nem se lembra; Eles eram muitos cavalos; Inferno provisório; Minha primeira vez; Estive em Lisboa e lembrei de você; A história verdadeira do sapo Luiz


DESTACAM-SE AS PREMIAÇÕES:

Prêmio APCA de Melhor Romance, em 2001 com a obra Eles eram muitos cavalos.

Prêmio Jabuti, em 2007, na categoria romance pela obra Vista parcial da noite.

Prêmio Jabuti, em 2015, na categoria infantil pela obra A história verdadeira do sapo Luiz.

Prêmio internacional Hermann Hesse, em 2016.


Fechar

Marcelo C. da Cunha

Nascido em Porto Alegre, Marcelo Carneiro da Cunha é formado em jornalismo. Foi escritor residente da Fundação Ledig House de Nova Iorque e já publicou 18 livros em sua carreira.


OBRAS

Simples, o Amor nos Anos 00 (2005); Duda 3, a Ressurreição (2004); O Nosso Juiz (2004); Contos Publicitários (2002); Ímpar (2002); A Ameaça do Rio (2001); Antes que o Mundo Acabe (2000). Entre outros.


PREMIAÇÕES

Associação Paulista de Críticos de Artes

União dos Escritores do Brasil

Fundação Nacional do Livro Infanto-Juvenil


Fechar

Maria Camargo

Formada em cinema pela PUC-RJ, Maria Camargo nasceu em Paris, e reside no Rio de Janeiro desde a sua infância, onde é professora na escola de cinema Darcy ribeiro e trabalha como roteirista na tv Globo, em projetos como a novela Lado a Lado. É co-roteirista do filme Nise, de Roberto Berliner, e de dois longa-metragens adaptados de obras de Milton Hatoum.


OBRAS

O medo e o mar (2009); Preciosas coisas vãs fundamentais (2010); Dois irmãos (2017).


PREMIAÇÕES

Emmy Internacional


Fechar

Marina Colasanti

Marina Colasanti nasceu em 1937 na cidade de Asmara, capital da Eritreia. Residiu posteriormente em Trípoli, na Líbia, mudou-se para Itália e, em 1948, transferiu-se com a família para o Brasil, onde vive até hoje na cidade do Rio de Janeiro. De formação artista plástica, ingressou no Jornal do Brasil, dando início à sua carreira de jornalista. Desenvolveu atividades em televisão, editando e apresentando programas culturais. Foi publicitária. Traduziu importantes autores da literatura universal.


OBRAS:

Lições de Casa; Muito Prazer; O Imaginário a Dois; Crônicas de Amor; entre outras.


DESTACAM-SE OS PRÊMIOS:

Prêmio Jabuti 2010 com Passageira Em Trânsito

Prêmio Jabuti 2011 com Antes de Virar Gigante

3º lugar no Prêmio Portugal Telecom em Língua Portuguesa, com Minha Guerra Alheia

Altamente Recomendável FNLIJ – Poesia — O Nome da Manhã

Altamente Recomendável FNLIJ – Tradução — A Menina, O Coração e a Casa

Altamente Recomendável FNLIJ – Teórico — Como Se Fizesse Um Cavalo

Prêmio Jabuti 2014 com Breve História de um Pequeno Amor.


Fechar

Milton Hatoum

Nasceu em Manaus em 1952. Estudou arquitetura na USP. Em 1980 viajou como bolsista para a Espanha, onde morou em Madri e Barcelona. Depois passou três anos em Paris, onde estudou literatura comparada na Sorbonne. Autor de romances premiados, sua obra foi traduzida em doze línguas e publicada em catorze países. É colunista dos jornais, O Estado de S. Paulo e O Globo. Em 2017, recebeu do governo francês o título de Officier de L\\\\\\\’Ordre des Arts et des Lettres.


ALGUMAS DE SUAS OBRAS:

A cidade ilhada;

A Noite da Espera;

Um Solitário à Espreita.

Entre outros


DESTACAM-SE AS PREMIAÇÕES:

Prêmio Jabuti, em 2009, na categoria Romance pela obra “Órfãos do Eldorado”;

Prêmio Jabuti, em 2006, na categoria Romance e Livro do Ano Ficção pela obra “Cinzas do Norte”;

Prêmio Jabuti, em 2001, na categoria Romance pela obra “Dois Irmãos”.


Fechar

Paulo Galvão

Paulo Galvão é formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, com pós-graduação na área econômica pela PUC e licenciado em história pela USP. O profissional já venceu o Prêmio Caixa de Jornalismo Digital e o Prêmio IGE, além de ter sido finalista do Prêmio APCA na categoria \”Melhor Apresentador de Rádio\”. Teve passagens por grandes veículos de comunicação, como a Rádio Bandeirantes e a RedeTV!.


Fechar

Rodrigo Lacerda

Nasceu em 1969 no Rio de Janeiro. Rodrigo Lacerda é escritor, tradutor, professor e editor. Possui graduação em História e doutorado em Teoria Literária e Literatura comparada pela Universidade de São Paulo. Seu primeiro romance foi O mistério de Leão Rampante. O autor possui prêmios importantes na bagagem e uma inquietude que o leva a experimentar vários gêneros e formatos, desde poemas, que ele mesmo edita, a contos.


ALGUMAS DE SUAS OBRAS:

Outra vida; O fazedor de velhos; A república das abelhas; O mistério do leão Rampante; Tripé; Vista do rio; Hamlet ou amleto?; A dinâmica das larvas. Entre outras


DESTACAM-SE AS PREMIAÇÕES:

Prêmio Jabuti em 1996, na categoria Romance pela obra “O mistério do Leão Rampante”;

Prêmio Jabuti em 2009, na categoria juvenil pela obra “O fazedor de velhos”;

Prêmio Literário Biblioteca Nacional, em 2008, na categoria Literatura infantil e juvenil pela obra “O fazedor de velhos”.


Fechar

Toni Brandão

Toni Brandão é autor multimídia, com projetos para literatura, teatro, televisão, cinema e internet. Mas é na literatura o principal foco de seu trabalho. Seus livros discutem, de maneira clara, bem-humorada e informativa, temas próprios para os leitores pré-adolescentes e jovens, como ética e cidadania. A abordagem se faz sempre numa linguagem coloquial, íntima do leitor. Cinco dos livros de Toni Brandão já foram adaptados para montagens teatrais. Foi um dos finalistas do prêmio Sharp de música com o CD Tutu, o menino índio, adaptação de seu livro do mesmo nome.


OBRAS:

Lambidas, rosnados & mordidas; Foi ela que começou; As aventuras de Zeca e Juca; Cuidado: Garoto Apaixonado; Guerra na casa do João; Bagdá, o skatista; Louco por uma gata; Tutu o menino índio. Entre outras.


DESTACA-SE A PREMIAÇÃO:

Prêmio Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).


2011