MUSEU

FEIRA DO LIVRO - COLÉGIO MIGUEL DE CERVANTES

Fechar

André Ceolin

Ilustrador autodidata, André Ceolin começou a desenhar ainda na infância que foi onde se apaixonou pela pintura e desenho. Iniciou seu ensino superior no curso de Farmácia, mas logo trocou para Escola de Artes Visuais de Nova York, Melies e Escola Panamericana de Artes para desenvolver um visual exclusivo e aprendeu novas técnicas de ilustração. Quando não está ilustrando, ele cria brinquedos e pequenas esculturas para o filho, anda de bicicleta, toca violão e canta como hobbie.


OBRAS

Medo de monstro; Adorável Dora; Estátua de Menino; A nuvem que veio verde; Coração de Galinha; A menina dos livros. Entre outros.


Fechar

Angélica Lopes

Nascida no Rio de Janeiro, Angélica é escritora e jornalista, com trabalhos desenvolvidos para o publico jovem. Trabalhou em programas humorísticos como “Tá no Ar” “Zorra Total” “A Cara do Pai” e “SOS Emergência”,  no cinema assinou longas como ”Até que a sorte nos separe”.


OBRAS

Vida de Modelo (2006); Conspiração Astral – Missão Amizade (2005); Fotos Secretas – Missão Viagem (2011); Plano B – Missão Namoro (2011); Coração de Bicho (2010); Sr. Avesso (2007). Entre outros.


Fechar

Beatriz Bracher

Roteirista, e escritora brasileira nascida em São Paulo, Beatriz Bracher foi uma das fundadoras da Editora 34, onde trabalhou até 2000. Escreveu o argumento do filme Cronicamente Inviável (2000) e o roteiro de Os Inquilinos (2009), prêmio de melhor roteiro no Festival do Rio e O Abismo Prateado (2011).


OBRAS

Azul e Dura (2002); Não Falei (2004); Antonio (2007); Meu Amor (2009); Garimpo (2013); Anatomia do Paraíso (2015). Entre outros.


Fechar

Carla Caffé

Formada arquiteta pela FAU-USP, Carla Caffé foi diretora de arte nos filmes Central do Brasil, Narradores de Vaé, O Primenro Dia, entre outros. Possui um ateliê em São Paulo onde desenvolve diversas atividades voltadas a arquitetura, desenho e arte.


OBRAS

Av. Paulista (2009); São Paulo na linha (2000); Rodoanel Mário Covas: Via de Progresso (2003). Entre outros.


Fechar

Celso Román

Celso Román combina muito bem seu trabalho como escultor e escritor com o ensino, é professor de artes plásticas na Universidade Pedagógica  e na Universidade Jorge Tadeo Lozanoe. Nascido em Bogotá, graduou-se recentemente e escolheu o caminho da literatura e arte.


OBRAS:

Los amigos del hombre (1979); Las cosas de la casa (1986); Los animales fruteros (1996); El libro de las ciudades compilación e un recorrido por lugares no imaginados (2003); Entre amigos (2007); Mi papa es magico (2008). Entre outros.


PREMIAÇÕES:

Premio Latinoamericano de Literatura Infantil y Juvenil Norma-Fundalectura

Asociación Colombiana para la Literatura Infantil

Premio Netzahualcoyotl de literatura latinoamericana para niños

Concurso nacional Enka de literatura infantil

Premio en el concurso de cuento 90 Años de El Espectador

Concurso del libro de cuentos Universidad del Tolima


Fechar

César Obeid

Nasceu em São Paulo, no ano de 1974. É escritor, ator, cozinheiro, poeta, educador, contador de histórias e dedica suas atividades à literatura infantojuvenil. Desde 1996, pesquisa a literatura de cordel e o repente de viola. Seu livro Pela voz do cordel ganhou o 2º Concurso Literatura para Todos, do MEC, na categoria tradição oral. Autor de dezenas de livros para jovens e crianças, realiza também espetáculos, encontros com leitores, oficinas e palestras.


OBRAS:

Aquecimento global não dá rima com legal; Para ler, ver e ouvir; Rimais animais; Rimas saborosas; Brincantes poemas; Minhas rimas de cordel; Poesias para a paz; Meu planeta rima com água; Cores da Amazônia. Entre outras.


DESTACAM-SE AS PREMIAÇÕES:

2º Concurso Literatura para Todos do MEC.

Selecionado para o catálogo da Feira do livro de Bolonha, na Itália.


Fechar

Cláudia Maria de Vasconcellos

Cláudia Maria de Vasconcellos nasceu em São Paulo em 1966. Estreou como escritora em 1994, com a peça Inventa-Desinventa. Desde então vem praticando diversas escritas, como conto, drama, ensaio, roteiro e literatura infantil. Tem nove livros publicados, algumas peças encenadas e alguns prêmios na bagagem. É professora de dramaturgia e teoria literária, e pesquisadora da obra de Samuel Beckett.


OBRAS:

A fome do lobo; Menina também Joga Futebol; entre outras.


DESTACAM-SE OS PRÊMIOS:

Prêmio Mário de Andrade de Ensaio Literário por Samuel Beckett e seus Duplos.

Vencedora pelo Brasil no concurso La escritura de la diferencia, Bienal International de Dramaturgia Feminina, VI Edicion, Havana, Cuba.

Prêmio Tatiana Belinky de dramaturgia infantil, Secretaria do Estado de Cultura de São Paulo.


Fechar

Eucanaã Ferraz

Eucanaã Ferraz nasceu no Rio de Janeiro em 1961. É professor de literatura brasileira na Universidade Federal do Rio de Janeiro e autor, entre diversos outros, de Sentimental, livro vencedor do prêmio Portugal Telecom em 2013.


OBRAS:

Desassombro; Rua do mundoCinemateca; Sentimental; Escuta; Poemas da Iara; Bicho de sete cabeças e outros seres fantásticos;Palhaço, macaco, passarinho; entre outras.


DESTACAM-SE OS PRÊMIOS:

Prêmio Alphonsus de Guimaraens, da Fundação Biblioteca Nacional, melhor livro de poesia de 2002 com Desassombro.

Prêmio Portugal Telecom 2013 com Sentimental.

Prêmio Ofélia Fontes, pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, o Melhor livro para a criança de 2011, com Palhaço, macaco, passarinho.


Fechar

Fábio Sombra

Fábio Sombra nasceu no Rio de Janeiro. Suas obras para crianças e jovens geralmente abordam temas da cultura popular brasileira, como folias de reis, desafios em versos e cantorias de viola.

Fábio Sombra é membro da ABLC – Academia Brasileira de Literatura de Cordel, onde ocupa a cadeira de número 03, dedicada ao poeta Firmino Teixeira do Amaral.


OBRAS:

A lenda do violeiro invejoso

A peleja do violeiro Magrilim

com a formosa princesa Jezebel

Magrilim e Jezebel

Armando e o mistério da garrafa

Brincadeira de arco-íris

Cantos & contos

Treze casos de viola e violeiros

João Valente

O soldado que assustou a morte

Folia de Reis, a festa em cordel

Entre outras


PRÊMIOS:

Seu livro “A lenda do violeiro invejoso” recebeu, em 2006, o selo de “altamente recomendável para o jovem” da FNLIJ – Fundação Nacional do livro infantil e juvenil.


Seu livro “Vladimir e o navio voador” recebeu, em 2014, o selo de “altamente recomendável para o jovem” da FNLIJ – Fundação Nacional do livro infantil e juvenil.


Fábio Sombra foi contemplado duas vezes com o “Prêmio Rozini de excelência na viola caipira” na categoria publicações literárias.


Fechar

Ignácio de Loyola Brandão

Nascido em 1936, na cidade de Araraquara (SP), Ignácio de Loyola Brandão é contista, romancista e jornalista. Começou sua carreira literária em 1965, com o lançamento do livro de contos “Depois do sol”, e hoje é autor de mais de quarenta livros. Já foi traduzido para várias línguas e teve livros e contos adaptados para o cinema e teatro. Também conquistou vários prêmios literários com sua obra.


ALGUMAS DE SUAS OBRAS:

Depois do sol; Zero; O homem que odiava a segunda-feira; O menino que vendia palavras; Não verás país nenhum; Os olhos cegos dos cavalos loucos; Dentes ao sol; O menino que não teve medo do medo; Se for pra chorar que seja de alegria. Entre outras


DESTACAM-SE AS PREMIAÇÕES:

Prêmio Jabuti, em 2015, na categoria juvenil pela obra “Os olhos cegos dos cavalos loucos”;

Prêmio Jabuti, em 2000, na categoria contos e crônicas pela obra “O homem que odiava a segunda-feira”;

Prêmio Machado de Assis pelo conjunto de sua obra;

Prêmio Literário Biblioteca Nacional, em 2007, na categoria literatura infantil e juvenil pela obra “O menino que vendia palavras”.


Fechar

Ilan Brenman

Nasceu em Israel no ano de 1973, mas mora no Brasil desde 1979. Psicólogo formado pela PUC de São Paulo, hoje dá cursos e palestras sobre temas como formação de leitores e literatura infantil. Nos últimos dez anos, ficou conhecido também como contador de histórias. Doutor em Educação pela USP, já publicou mais de oitenta livros infantis, vários deles premiados.


ALGUMAS DE SUAS OBRAS:

Até as princesas soltam pum; Telefone sem fio; O livro da com-fusão; O alvo; As 14 pérolas da sabedoria judaica; Papai é meu!; Clara; A festa de aniversário; Mamãe é um lobo! Entre outras.


DESTACAM-SE AS PREMIAÇÕES:

Prêmio Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), em 2009, na categoria reconto pela obra “As 14 pérolas da Índia”;

Prêmio Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), em 2011, na categoria Imagem pela “Telefone sem fio”;

Prêmio Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), em 2012, na categoria criança pela obra “O alvo



Fechar

Javier Moro 

Autor espanhol conhecido por seus livros como Pasión India, Moro colaborou com Dominique Lapierre e Larry Collins em vários livros. Colabora desde muito jovem com a imprensa nacional e estrangeira. Viveu muitos anos nos Estados Unidos, onde trabalhou como roteirista com diretores como Ridley Scott. É autor de vários romances.


OBRAS:

Senderos de libertad (1992); O bolo de Jaipur (1995); Las montañas de Buda (1998); Era medianoche en Bhopal (2001); Pasión India (2005); O sari rojo (2008).


PREMIOS:

Premio Planeta 2011


Fechar

Javier Sierra Albert

Javier Sierra Albert é um jornalista, apresentador e escritor espanhol. o primeiro escritor espanhol que entrou no Top Ten da lista dos mais vendidos no Estados Unidos, elaborada pelo The New York Times. Licenciado em Ciências da Informação pela Universidade Complutense de Madri. Foi conselheiro editorial da revista  Más allá de la Ciencia e atualmente participa em diversos espaços radiofônicos e televisivos.


OBRAS:

A senhora do manto azul (2007); Las puertas templarias (2000); El secreto egipcio de Napoleón (2002); A ceia secreta (2014); O anjo perdido (2011); El maestro del Prado (2013); La pirámide inmortal (2014).


PRÊMIOS:

Premio Planeta de Novela


Fechar

João Carrascoza

Com gosto pela literatura desde a sua infancia, João Carrascoza nasceu em Cravinhos, interior de São Paulo. Foi para a capital onde cursou Publicidade pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, atuando por várias décadas em agências. Hoje atua como escritor e como docente nas instituições USP e ESPM.


OBRAS

Pollyanna (2006); O livro da selva (2009); Meu amigo João (2004); Duas tardes (2002); Meu avô espanhol (2008); Aprendiz de inventor (2003); O jogo secreto dos alquimistas (2000). Entre outros.


PREMIAÇÕES

Prêmio Cidade de Belo Horizonte

Prêmio Concurso Nacional de Histórias Infantis do Paraná

Prêmio Concurso Nacional de Contos do Paraná

Prêmio Guimarães Rosa/Radio France Internationale

Prêmio J.J. Veiga

Prêmio Nascente

Prêmio Eça de Queiroz, UBE

Prêmio Jabuti

Prêmio Cultura Econômica

Prêmio Fundação Biblioteca Nacional

Prêmio Altamente Recomendável

Prêmio APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes

Catálogo White Ravens

Prêmio Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil

Prêmio Jabuti, CBL

Prêmio Altamente Recomendável

Prêmio Literário Biblioteca Nacional, Categoria Literatura Juvenil

Prêmio Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil


Fechar

José Eduardo Camargo

Escritor, compositor, empresário, Jose Eduardo Camargo mudou-se de Doid Córregos para a capital paulistana, onde cursou Administração na Fundação Getúlio Vargas. Em 1990 lançou seu primeiro livro de poesias, intitulado “Sonhos”.


OBRAS:

O Brasil das placas: viagem por um país ao pé da letra (2003); No pais das placas malucas (2011).


Fechar

José Roberto Torero

Nasceu em Santos, SP, em 1963. Jornalista, escritor, cineasta e roteirista. Formou-se em Letras e Jornalismo pela USP. Tem se destacado na literatura infantojuvenil. É sócio proprietário da Realejo Livros, em Santos (SP). Publica também o Blog do Lelê, seu sobrinho fictício, iniciado durante a Copa do Mundo de 2006.


ALGUMAS DE SUAS OBRAS:

Nuno descobre o Brasil;

O diário de Lelê;

Os oito pares de sapatos de Cinderela.

Entre outras


DESTACA-SE A PREMIAÇÃO:

Prêmio Jabuti, em 1995, na categoria livro do ano ficção pela obra “O Chalaça”.


Fechar

Juan Pablo Villalobos

Formado em mercadotecnia e literatura comparada em Barcelona, Juan Pablo Villalobos é um escritor e empresário. Tem como característica o humor negro particular, iconoclasta e cáustico que hibridiza os gêneros. Seu primeiro livro, Festa no covil, é uma condenação do machismo no ambiente do crime do México, pela perspectiva de um menino.


OBRAS:

Festa no covil (2010); Se vivêssemos num lugar normal (2012); Te vendo um cachorro (2016). Entre outros.


PRÊMIOS:

Prémio Herralde


Fechar

Katia Canton

Nasceu em São Paulo. É escritora e crítica de arte, PhD em Artes Interdisciplinares pela Universidade de Nova York, professora e curadora do Museu de Arte Contemporânea de São Paulo (MAC/USP).

Apaixonada por contos de fadas, Katia Canton vem dedicando boa parte de seu tempo em pesquisas e produções nessa vertente.


OBRAS:

A cozinha encantada dos contos

de fadas

Fabriqueta de ideias

O trem da história

Minimaginário de Andersen

O mistério das formas


PRÊMIOS:

Jabuti

The Fairy Tale

Contemporary Authors do Galé

Research Institute


Fechar

Luciana Sandroni

Nascida no Rio de Janeiro, Luciana é autora de diversos livros infantis e juvenis. Formou-se em letras pela PUC-RJ e fez mestrado em comunicação e semiótica pela PUC-SP e trabalhou em bibliotecas escolares  durante dez anos.


OBRAS

O Mário que não é de Andrade (2001); Dicionário da Turma do Sítio do Picapau Amarelo (2003); Memorias da Ilha (2003); Gata menina : livro do professor (2004); O estudante empírico : obra poética (2005); Caue no Rio: Uma aventura nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007. Entre outros.


PREMIAÇÕES

Prêmio Jabuti


Fechar

Luís Costa Pereira Jr. 

Doutor em Filosofia e Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Luis Costa Pereira Jr já foi Professor na fundação Cásper Libero, e editor  no jornal O Estado de S. Paulo, e há 15 anos atua como editor na Editora Segmento.


OBRAS:

a apuração da noticia (2006); Exercícios de jornalismo : 50 atividades didáticas (2018); Guia para a edição jornalística (2006).


Fechar

Luiz Ruffato

Luiz Fernando Ruffato nasceu na cidade de Cataguases, Minas Gerais, em 1961. É contista, romancista e poeta. Formado em comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora, publicou vários livros, entre os quais o aclamado Eles eram muitos cavalos, saudado pela crítica como um dos mais importantes livros da ficção brasileira contemporânea. É também autor da pentalogia “Inferno provisório”, seu grande projeto, cujo enredo está centrado na história do operariado brasileiro no período de 1950 a 2002.


OBRAS:

Flores artificiais; De mim já nem se lembra; Eles eram muitos cavalos; Inferno provisório; Minha primeira vez; Estive em Lisboa e lembrei de você; A história verdadeira do sapo Luiz


DESTACAM-SE AS PREMIAÇÕES:

Prêmio APCA de Melhor Romance, em 2001 com a obra Eles eram muitos cavalos.

Prêmio Jabuti, em 2007, na categoria romance pela obra Vista parcial da noite.

Prêmio Jabuti, em 2015, na categoria infantil pela obra A história verdadeira do sapo Luiz.

Prêmio internacional Hermann Hesse, em 2016.


Fechar

Marçal Aquino

Marçal Aquino é um jornalista, escritor e roteirista de cinema brasileiro. Trabalhou como revisor, repórter e redator nos jornais O Estado de S. Paulo e Jornal da Tarde, além de seus trabalhos como roteirista em parceria com Beto Brant onde já rendeu sete longas-metragens.


OBRAS:

O mistério da cidade fantasma (1994); famílias terrivelmente felizes (2003); o amor e outros objetos pontiagudos: contos (1999); O jogo do camaleão (1992); Faroestes (2001). Entre outros.


PRÊMIOS:

Prêmio Jabuti

Prêmio V Bienal Nestlé de Literatura

Prêmio ABL de Cinema


Fechar

Marcelino Freire

Marcelino Juvêncio Freire é um escritor pernambucano, contista de destaque entre os autores da Geração 90  e ativista cultural. Os seus dois primeiros livros, AcRústico e EraOdito, foram publicados de forma independente em São Paulo. Foram seguidos por Angu de sangueContos negreiros e Nossos ossos. Editou a coleção 5 Minutinhos. É autor de contos publicados por diversas coletâneas, como Geração 90: os transgressores e Eu sou favela, este último, título inaugural da Editora Nós.


OBRAS:

Angu de Sangue; EraOdito; BaléRalé; entre outras.


DESTACAM-SE OS PRÊMIOS:

Prêmio Jabuti nas categorias “contos” e “romance”, com Contos negreiros e Nossos ossos respectivamente.


Fechar

Marcelo Cipis

Pintor, desenhista e ilustrador, Marcelo Cipis iniciou sua formação em artes plásticas na Fundação Armando Alvares Penteado, posteriormente ingressando na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Participou do workshop Berlin-in-São Paulo, no MASP e no Kunsthalle de Berlin em 1988, ano que realizou sua primeira individual na galeria Documenta em São Paulo.


OBRAS:

O Livro dos números (2006); O segredo da nuvem (2006); O livro do cientista (2003); O livro da medicina (2000); O livro da musica (2000); Pelo Nariz (2013); Cores das cores (2006). Entre outros.


PRÊMIOS:

Premio Jabuti


Fechar

Márcia Leite

Nascida em São Paulo, Márcia Leite é formada em língua e literatura pela PUC-SP, é também editora, educadora e autora de algumas coleções didáticas na área de língua portuguesa, além de roteirista de teatro e televisão.


OBRAS:

Qual e a minha? (1993); Poeminhas da terra (2016); Lunetando (1989); Pé-de-bicho (2015); Eloísa e os bichos (2013); Todos zoam todos (2016); Aqui entre nós (1995). Entre outros.


PRÊMIOS:

Prêmio Nestlé de Literatura Brasileira


Fechar

Michel Laub

Formado em Direito pela UFRGS, Michel Laub escreveu sobre negócios e política para as revistas Carta Capital e República. Publicou em 1998 o seu primeiro livro, a coletânea de contos Não Depois do que Aconteceu e hoje atua como escritor e jornalista.


OBRAS:

Não Depois do que Aconteceu (1998); Música anterior (2001); Longe da água (2004); O segundo tempo (2006); O gato diz adeus (2009); Diário da queda (2011). Entre outros.


 PRÊMIOS:

Erico Verissimo

Bravo/Prime

Bienal de Brasília


 


Fechar

Milton Hatoum

Nasceu em Manaus em 1952. Estudou arquitetura na USP. Em 1980 viajou como bolsista para a Espanha, onde morou em Madri e Barcelona. Depois passou três anos em Paris, onde estudou literatura comparada na Sorbonne. Autor de romances premiados, sua obra foi traduzida em doze línguas e publicada em catorze países. É colunista dos jornais, O Estado de S. Paulo e O Globo. Em 2017, recebeu do governo francês o título de Officier de L\\\\\\\’Ordre des Arts et des Lettres.


ALGUMAS DE SUAS OBRAS:

A cidade ilhada;

A Noite da Espera;

Um Solitário à Espreita.

Entre outros


DESTACAM-SE AS PREMIAÇÕES:

Prêmio Jabuti, em 2009, na categoria Romance pela obra “Órfãos do Eldorado”;

Prêmio Jabuti, em 2006, na categoria Romance e Livro do Ano Ficção pela obra “Cinzas do Norte”;

Prêmio Jabuti, em 2001, na categoria Romance pela obra “Dois Irmãos”.


Fechar

Paulo Galvão

Paulo Galvão é formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, com pós-graduação na área econômica pela PUC e licenciado em história pela USP. O profissional já venceu o Prêmio Caixa de Jornalismo Digital e o Prêmio IGE, além de ter sido finalista do Prêmio APCA na categoria \”Melhor Apresentador de Rádio\”. Teve passagens por grandes veículos de comunicação, como a Rádio Bandeirantes e a RedeTV!.


Fechar

Raí

Raí Souza Vieira de Oliveira (Ribeirão Preto, 15 de maio de 1965) é um ex-futebolista brasileiro que atuava como meia. Atualmente, é diretor executivo de futebol do São Paulo. Atualmente, dirige uma entidade filantrópica de ajuda às crianças chamada Fundação Gol de Letra, ao lado de seu ex-colega de São Paulo e Paris Saint-Germain, Leonardo. Em 2006, junto com outros atletas, criou a organização Atletas pela Cidadania, que se dedica a defender causas sociais.


Fechar

Renata Sant\'Anna

Formada em Artes Plásticas na FAAP, em 1985, é mestre em Artes Visuais pela Escola de Comunicação e Artes da USP, Renata Sant’Anna Trabalhou em diversos museus e instituições culturais no Brasil e no exterior: Fundação Bienal de São Paulo, SESC Pompéia, Faculdade Santa Marcelina; Atelier des Enfants, no Centre Georges Pompidou (1991) e no Departamento Cultural do Musée D’Orsay,(1996), em Paris e, em 1998, no Departamento de Educação da National Gallery of Art, em Washington, D.C. nos Estados Unidos. Atualmente  trabalha como educadora na Divisão Técnico-Científica de Educação e Arte do Museu de Arte Contemporânea da USP.


OBRAS:

Ora arte, ora parte (2014); Futebol: arte dos pés a CABEÇA (2014); Já era jacaré (2013); Pra comer com os olhos (2011); De dois em dois – um passeio pelas Bienais (2010); Histórias da arte (2009); Frans Krajcberg – A Obra que não queremos ver (2006). Entre outros.


PRÊMIOS:

Prêmio  Jabuti


Fechar

Rodrigo Lacerda

Nasceu em 1969 no Rio de Janeiro. Rodrigo Lacerda é escritor, tradutor, professor e editor. Possui graduação em História e doutorado em Teoria Literária e Literatura comparada pela Universidade de São Paulo. Seu primeiro romance foi O mistério de Leão Rampante. O autor possui prêmios importantes na bagagem e uma inquietude que o leva a experimentar vários gêneros e formatos, desde poemas, que ele mesmo edita, a contos.


ALGUMAS DE SUAS OBRAS:

Outra vida; O fazedor de velhos; A república das abelhas; O mistério do leão Rampante; Tripé; Vista do rio; Hamlet ou amleto?; A dinâmica das larvas. Entre outras


DESTACAM-SE AS PREMIAÇÕES:

Prêmio Jabuti em 1996, na categoria Romance pela obra “O mistério do Leão Rampante”;

Prêmio Jabuti em 2009, na categoria juvenil pela obra “O fazedor de velhos”;

Prêmio Literário Biblioteca Nacional, em 2008, na categoria Literatura infantil e juvenil pela obra “O fazedor de velhos”.


Fechar

Rosana Rios

Rosana Rios nasceu em São Paulo, em novembro de 1955. Formou-se em Educação Artística e Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, especializando-se em produção relacionada a crianças. Atuou como artista plástica, roteirista de programas de televisão, como Bambalalão, na TV Cultura de São Paulo. Estreou como escritora de literatura infantil em 1988 com os livros da coleção Faz de Conta: \’O Dragão Comilão\’, A Dança das Cadeiras\’, \’A Aranha Arabela\’ e \’Cinco Dedos e uma Encrenca\’.


OBRAS: 

O Encafronhador de Trombilácios; O último portal; O Monstro Monstruoso da Caverna Cavernosa; O Livro dos Sustos; Marília, Mar e Ilha; Cheiro de chuva;  O homem que pescou a lua; O que Fazer nas Situações Horripilantes da Vida; entre outras.


DESTACAM-SE OS PRÊMIOS:

1º Prêmio de Dramaturgia no Concurso Nacional \”Cidade de Belo Horizonte em 1990\”;

1º Prêmio na 5.a BIENAL NESTLÉ de Literatura Brasileira em 1991, com a obra Juvenil “MARÍLIA, MAR E ILHA”;

2º Prêmio no “Concurso Nacional de Histórias Infantis 1992” de Curitiba;

Menção Honrosa no XIX Prêmio Abril de Jornalismo 1994 na categoria “Roteiro de Histórias em Quadrinhos”;

Selo “Altamente Recomendável para a Criança” da FNLIJ, conferido ao livro “O HOMEM QUE PESCOU A LUA” (Ed. St. Nobel) em 1995.

“O ÚLTIMO PORTAL” e “CHEIRO DE CHUVA” foram incluídos no Acervo Básico 2004 da FNLIJ.

Prêmio Lúcia Benedetti de Melhor Livro de Teatro, conferido pela FNLIJ em 2006 com o livro “O CAMINHO DAS PEDRAS”.


Fechar

Toni Brandão

Toni Brandão é autor multimídia, com projetos para literatura, teatro, televisão, cinema e internet. Mas é na literatura o principal foco de seu trabalho. Seus livros discutem, de maneira clara, bem-humorada e informativa, temas próprios para os leitores pré-adolescentes e jovens, como ética e cidadania. A abordagem se faz sempre numa linguagem coloquial, íntima do leitor. Cinco dos livros de Toni Brandão já foram adaptados para montagens teatrais. Foi um dos finalistas do prêmio Sharp de música com o CD Tutu, o menino índio, adaptação de seu livro do mesmo nome.


OBRAS:

Lambidas, rosnados & mordidas; Foi ela que começou; As aventuras de Zeca e Juca; Cuidado: Garoto Apaixonado; Guerra na casa do João; Bagdá, o skatista; Louco por uma gata; Tutu o menino índio. Entre outras.


DESTACA-SE A PREMIAÇÃO:

Prêmio Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).


2012