MUSEU

FEIRA DO LIVRO - COLÉGIO MIGUEL DE CERVANTES

Fechar

Alberto Martins

Alberto Alexandre Martins é mestre em literatura brasileira pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo – FFLCH/USP. No início da década de 1980, cursou gravura com Evandro Carlos Jardim (1935) no Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP. Em 1985, recebeu bolsa de aperfeiçoamento da Capes/Fulbright, e estuda gravura em metal, xilogravura e história da arte no Pratt Graphics Center, em Nova York. Desde essa época, dedica-se à gravura em madeira, escultura e poesia, e atua como ilustrador. Em 2000, conclui o doutorado em poéticas visuais pela ECA/USP com o trabalho intitulado Cais – um conjunto de desenhos, xilogravuras, esculturas e poemas que apresentam imagens realizadas com economia formal e constantemente retomadas: cascos de navios, barcos, guindastes, volumes e caixas, presentes na paisagem portuária de sua cidade natal.


OBRAS:

Duas Cidades; Cais – ilustrados com gravuras de sua autoria; Goeldi – História de Horizonte; A Floresta e o Estrangeiro; A história dos ossos; entre outras.


DESTACAM-SE AS PREMIAÇÕES:

Prêmio Jabuti, pela obra Goeldi – História de Horizonte (Paulinas, 1995) .

Segundo lugar no Prêmio Portugal Telecom de Literatura Brasileira com a novela A história dos ossos (2005).


Fechar

Alexandre Azevedo

Alexandre Azevedo é um cronista, teatrólogo, romancista, contista, ensaísta e autor de livros infantis, além de um dos maiores colecionadores de arte.


OBRAS:

Que Azar, Godofredo!; O Vendedor de Queijos e outras crônicas; Poeminhas Fenomenais; O Menino que contava Estrelas; Mãe-Canguru; A Lua e a Bola; Abecê do Dromedário; O Menino que via com as Mãos; entre outras.


DESTACAM-SE OS PRÊMIOS:

Bibliografia Brasileira de Literatura Infantil e Juvenil – Melhor Livro de Poesia Infantil (1996): \”A Lua e a Bola\” (Editora Formato).

Livro de Prata – Secretaria Municipal de Cultura de Ribeirão Preto (1998).

Mérito Cutural – Câmara Municipal de Ribeirão Preto (1998).


Fechar

Andrés Sandoval

Andrés Sandoval nasceu em 1973, é artista gráfico e mora em São Paulo. Formado em arquitetura, desenvolve muitos trabalhos com livros e desde 2006 ilustra a seção Esquina da revistapiauí. Premiado ilustrador, seus desenhos são publicados pela Companhia das Letras, Planeta Tangerina, em Portugal, e pela revista The New Yorker, entre outras.


OBRAS:

Desenho livre

Siga a Seta!


Fechar

Bernardo Kucinski

Bernardo Kucinski é um jornalista, escritor e cientista político brasileiro. É professor da Universidade de São Paulo, onde ministra a cátedra de jornalismo internacional, entre outras. Trabalhou como assessor da Presidência da República durante o primeiro mandato de Luís Inácio Lula da Silva.


OBRAS:

Pretérito Imperfeito; K; Imigrantes e Mascates; Alice, não mais que de repente; Você vai voltar pra mim; entre outras.


DESTACAM-SE OS PRÊMIOS:

Prêmio Jabuti (1997)

Prêmio Literário da Fundação Biblioteca Nacional (2014)


Fechar

Cláudia Maria de Vasconcellos

Cláudia Maria de Vasconcellos nasceu em São Paulo em 1966. Estreou como escritora em 1994, com a peça Inventa-Desinventa. Desde então vem praticando diversas escritas, como conto, drama, ensaio, roteiro e literatura infantil. Tem nove livros publicados, algumas peças encenadas e alguns prêmios na bagagem. É professora de dramaturgia e teoria literária, e pesquisadora da obra de Samuel Beckett.


OBRAS:

A fome do lobo; Menina também Joga Futebol; entre outras.


DESTACAM-SE OS PRÊMIOS:

Prêmio Mário de Andrade de Ensaio Literário por Samuel Beckett e seus Duplos.

Vencedora pelo Brasil no concurso La escritura de la diferencia, Bienal International de Dramaturgia Feminina, VI Edicion, Havana, Cuba.

Prêmio Tatiana Belinky de dramaturgia infantil, Secretaria do Estado de Cultura de São Paulo.


Fechar

Eucanaã Ferraz

Eucanaã Ferraz nasceu no Rio de Janeiro em 1961. É professor de literatura brasileira na Universidade Federal do Rio de Janeiro e autor, entre diversos outros, de Sentimental, livro vencedor do prêmio Portugal Telecom em 2013.


OBRAS:

Desassombro; Rua do mundoCinemateca; Sentimental; Escuta; Poemas da Iara; Bicho de sete cabeças e outros seres fantásticos;Palhaço, macaco, passarinho; entre outras.


DESTACAM-SE OS PRÊMIOS:

Prêmio Alphonsus de Guimaraens, da Fundação Biblioteca Nacional, melhor livro de poesia de 2002 com Desassombro.

Prêmio Portugal Telecom 2013 com Sentimental.

Prêmio Ofélia Fontes, pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, o Melhor livro para a criança de 2011, com Palhaço, macaco, passarinho.


Fechar

Fábio Sombra

Fábio Sombra nasceu no Rio de Janeiro. Suas obras para crianças e jovens geralmente abordam temas da cultura popular brasileira, como folias de reis, desafios em versos e cantorias de viola.

Fábio Sombra é membro da ABLC – Academia Brasileira de Literatura de Cordel, onde ocupa a cadeira de número 03, dedicada ao poeta Firmino Teixeira do Amaral.


OBRAS:

A lenda do violeiro invejoso

A peleja do violeiro Magrilim

com a formosa princesa Jezebel

Magrilim e Jezebel

Armando e o mistério da garrafa

Brincadeira de arco-íris

Cantos & contos

Treze casos de viola e violeiros

João Valente

O soldado que assustou a morte

Folia de Reis, a festa em cordel

Entre outras


PRÊMIOS:

Seu livro “A lenda do violeiro invejoso” recebeu, em 2006, o selo de “altamente recomendável para o jovem” da FNLIJ – Fundação Nacional do livro infantil e juvenil.


Seu livro “Vladimir e o navio voador” recebeu, em 2014, o selo de “altamente recomendável para o jovem” da FNLIJ – Fundação Nacional do livro infantil e juvenil.


Fábio Sombra foi contemplado duas vezes com o “Prêmio Rozini de excelência na viola caipira” na categoria publicações literárias.


Fechar

Fabrício Corsaletti

Fabrício Corsaletti nasceu em Santo Anastácio, no Oeste Paulista, em 1978, e desde 1997 vive em São Paulo. Formou- se em Letras pela USP e em 2007. Desde 2010 é colunista da revista sãopaulo, do jornal Folha de S.Paulo, onde publica quinzenalmente crônicas e poemas.


OBRAS:

Movediço; O sobrevivente; História das demolições; Estudos para o seu corpo; Contos de King Kong e cervejas; Golpe de ar; Poemas de Esquimó; entre outras.


DESTACAM-SE OS PRÊMIOS:

Prêmio Bravo! Com poemas de Esquimó.


Fechar

Fernando Reinach

É especialista em biologia molecular e ex-professor titular no Departamento de Bioquímica da Universidade de São Paulo (USP). Foi um dos coordenadores do primeiro Projeto Genoma Brasileiro. Mais do que achar a cura para a doença, esse trabalho, que ganhou projeção internacional, contribuiu para mudar a maneira de fazer ciência no Brasil. Atualmente, Reinach é diretor executivo da Votorantim Novos Negócios.


ALGUMAS DE SUAS OBRAS:

A longa marcha dos grilos canibais;

Folha de lótus, escorregador de mosquito.


Fechar

Gregório Duvivier

Gregório Byington Duvivier  é um ator, humorista, roteirista e escritor carioca. [E cronista semanal do jornal Folha de S. Paulo. Ficou conhecido pelo seu trabalho no cinema e no teatro e, a partir de 2012, destacou-se como um dos criadores dos esquetes da série Porta dos Fundos, veiculada pelo YouTube.


OBRAS:

A partir de amanhã eu juro que a vida vai ser agora; Ligue os pontos – Poemas de amor; Big Bang e Put Some Farofa.


Fechar

Heloisa Prieto

Nasceu em São Paulo, em 1954. É formada em Letras e mestra em Comunicação e Semiótica. Heloisa iniciou sua carreira de escritora quando contava histórias para crianças pequenas na Escola da Vila, em São Paulo. Atualmente, tem cerca de quarenta livros publicados, é tradutora, coordena coleções e ministra oficinas de criação literária.


OBRAS:

Lenora; Ian e a música das esferas; Lá vem história, Série Mano; A loira do banheiro; Divinas aventuras; O jogo da parlenda; De todos os cantos do mundo; Cidade dos deitados; O livro dos pássaros mágicos. Entre outras.


DESTACAM-SE AS PREMIAÇÕES:

Prêmio Jabuti, em 2009, na categoria juvenil pela obra Cidade dos deitados.


Prêmio Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), em 2012, pela obra O livro dos pássaros mágicos.


Entre outros.


Fechar

Ilan Brenman

Nasceu em Israel no ano de 1973, mas mora no Brasil desde 1979. Psicólogo formado pela PUC de São Paulo, hoje dá cursos e palestras sobre temas como formação de leitores e literatura infantil. Nos últimos dez anos, ficou conhecido também como contador de histórias. Doutor em Educação pela USP, já publicou mais de oitenta livros infantis, vários deles premiados.


ALGUMAS DE SUAS OBRAS:

Até as princesas soltam pum; Telefone sem fio; O livro da com-fusão; O alvo; As 14 pérolas da sabedoria judaica; Papai é meu!; Clara; A festa de aniversário; Mamãe é um lobo! Entre outras.


DESTACAM-SE AS PREMIAÇÕES:

Prêmio Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), em 2009, na categoria reconto pela obra “As 14 pérolas da Índia”;

Prêmio Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), em 2011, na categoria Imagem pela “Telefone sem fio”;

Prêmio Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), em 2012, na categoria criança pela obra “O alvo



Fechar

João Anzanello Carrascoza

Nasceu em Cravinhos, São Paulo, em 1962. Redator de propaganda e professor universitário, publicou contos e romances, além de obras para crianças e jovens. Possui mais de 30 livros publicados, que lhe valeram alguns dos mais importantes prêmios literários do país. Em 2009, participou do programa de escritores residentes do Château Lavigny (Suiça).


ALGUMAS DE SUAS OBRAS:

Diário das coincidências; Meu avô espanhol; Aquela água toda; Linha única; Aos 7 e aos 40; Espinhos e alfinetes; Aprendiz de inventor; O homem que lia as pessoas. Entre outras.


DESTACAM-SE AS PREMIAÇÕES:

Prêmio Jabuti, em 2015, na categoria romance pela obra “Caderno de um Ausente”;

Prêmio Jabuti, em 2007, na categoria contos e crônicas pela obra “O volume do silêncio”.

Prêmio Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), em 2014, na categoria jovem pela obra Aos 7 e aos 40.

Prêmio Guimarães Rosa da Radio Frace Internationale.


Entre outros


Fechar

Luis Schwarcz

Luiz Schwarcz é um editor e escritor brasileiro. Formado em Administração de empresas na Fundação Getúlio Vargas, trabalhou na Editora Brasiliense, onde alcançou o cargo de diretor. Em 1986 fundou, junto com a esposa Lilia Moritz Schwarcz, a editora Companhia das Letras.


 


Fechar

Marcelino Freire

Marcelino Juvêncio Freire é um escritor pernambucano, contista de destaque entre os autores da Geração 90  e ativista cultural. Os seus dois primeiros livros, AcRústico e EraOdito, foram publicados de forma independente em São Paulo. Foram seguidos por Angu de sangueContos negreiros e Nossos ossos. Editou a coleção 5 Minutinhos. É autor de contos publicados por diversas coletâneas, como Geração 90: os transgressores e Eu sou favela, este último, título inaugural da Editora Nós.


OBRAS:

Angu de Sangue; EraOdito; BaléRalé; entre outras.


DESTACAM-SE OS PRÊMIOS:

Prêmio Jabuti nas categorias “contos” e “romance”, com Contos negreiros e Nossos ossos respectivamente.


Fechar

Márcia Kupstas

Marcia Kupstas é descendente de russos e lituanos, povos que sempre foram grandes contadores de histórias. Com 5 anos de idade, quando ainda não era alfabetizada, sentava no colo do pai e ditava livros. Adulta, participou do grêmio da USP (onde se formou em Letras) enviando textos para revistas e concursos. Em 2006, comemorando 20 anos de carreira, mereceu a exposição na Biblioteca Monteiro Lobato e contava com mais de 100 livros publicados, a maioria para jovens.


OBRAS:

Crescer é perigoso; É preciso lutar!; Eles não são anjos como eu; Histórias da turmaO clube de beijoRevolução em mimO primeiro beijoUm amigo no escuroO filho da bruxa: Evocação; entre outras


DESTACAM-SE OS PRÊMIOS:

Prêmio Orígenes Lessa/1989 com É preciso lutar!

Prêmio Jabuti/2002 com Eles não são anjos como eu.

Indicado pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola: O filho da bruxa (PNBE/2007).

Indicado pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola: Evocação(PNBE/2013).

Revelação no Concurso Mercedes-Benz de Literatura Juvenil com Crescer é perigoso.


Fechar

Maria José Ferrada

María José Ferrada Lefenda é jornalista e escritora chilena, mestre em Estudos da Ásia e Pacífico pela Universidade de Barcelona. Seus livros infantis têm sido publicados no Chile, Espanha, Argentina, Colômbia, Brasil, México e Itália. Tem sido galardoada com numerosos prêmios literários de diferentes países


OBRAS: 

Niños; Notas al margen; El lenguaje de las cosas; Kramp: Polypdyr; El viaje de arbóreo: Un recorrido por los árboles de Chile; entre outras.


DESTACAM-SE OS PRÊMIOS:

Prêmio Cidade de Orihuela de Poesia para Crianças.

Prêmio Fundación Cuatrogatos pelo livro Escondido.

Prêmio do Banco do Livro da Venezuela.

Prêmio Academia Chilena da Língua de melhor obra literária com Niños publicada no ano de 2013.

Prêmio Narta Brunet do Conselho do Livro e da Leitura por Notas al margen.


Fechar

Miriam Leitão

Miriam Azevedo de Almeida Leitão é uma jornalista e apresentadora de televisão brasileira. Atualmente ela apresenta o GloboNews Mirian Leitão e faz comentários no Bom Dia Brasil e na coluna Panorama Econômico de O Globo.


OBRAS:

Convém sonhar; Saga Brasileira; A longa luta de um povo por sua moeda; A Perigosa Vida dos Passarinhos Pequenos; Tempos Extremos; A Menina de Nome Enfeitado; Flávia e o Bolo de Chocolate; entre outras.


DESTACAM-SE OS PRÊMIOS:

Prêmio Jabuti – 2012, Livro do Ano de não ficção e Livro-Reportagem, com \”Saga brasileira: a longa luta de um povo por sua moeda”


Fechar

Ricardo Benevides

Ricardo Benevides nasceu no Rio de Janeiro. Formou-se na Faculdade de Comunicação Social da Uerj, em 1996, e concluiu o Mestrado em Literatura Brasileira pela mesma instituição, em 2004. Trabalhou como editor de Literatura na Ediouro e como editor de texto na Editora Paz e Terra. Atualmente trabalha como professor dos cursos de Comunicação Social das universidades Estácio de Sá e Gama Filho e das Faculdades Integradas Hélio Alonso.


OBRAS:

Fabíola foi ao vento; Os rabiscos do mundo; Zero à Esquerda; O Andar do Samuel; entre outras.


DESTACAM-SE OS PRÊMIOS:

Prêmio de Autor Revelação da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.


Fechar

Rodrigo Lacerda

Nasceu em 1969 no Rio de Janeiro. Rodrigo Lacerda é escritor, tradutor, professor e editor. Possui graduação em História e doutorado em Teoria Literária e Literatura comparada pela Universidade de São Paulo. Seu primeiro romance foi O mistério de Leão Rampante. O autor possui prêmios importantes na bagagem e uma inquietude que o leva a experimentar vários gêneros e formatos, desde poemas, que ele mesmo edita, a contos.


ALGUMAS DE SUAS OBRAS:

Outra vida; O fazedor de velhos; A república das abelhas; O mistério do leão Rampante; Tripé; Vista do rio; Hamlet ou amleto?; A dinâmica das larvas. Entre outras


DESTACAM-SE AS PREMIAÇÕES:

Prêmio Jabuti em 1996, na categoria Romance pela obra “O mistério do Leão Rampante”;

Prêmio Jabuti em 2009, na categoria juvenil pela obra “O fazedor de velhos”;

Prêmio Literário Biblioteca Nacional, em 2008, na categoria Literatura infantil e juvenil pela obra “O fazedor de velhos”.


Fechar

Rogério Andrade Barbosa

Escritor, palestrante e contador de histórias, Rogério  é autor de livros infanto-juvenil. Graduou-se en Letras na UFF (RJ) e fez Pós-Graduação em Literatura Infantil Brasileira na UFRJ. Trabalha na área de literatura Afro-Brasileira e programas de incentivo à leitura, proferindo palestras e dinamizando oficinas.


Fechar

Rosana Rios

Rosana Rios nasceu em São Paulo, em novembro de 1955. Formou-se em Educação Artística e Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, especializando-se em produção relacionada a crianças. Atuou como artista plástica, roteirista de programas de televisão, como Bambalalão, na TV Cultura de São Paulo. Estreou como escritora de literatura infantil em 1988 com os livros da coleção Faz de Conta: \’O Dragão Comilão\’, A Dança das Cadeiras\’, \’A Aranha Arabela\’ e \’Cinco Dedos e uma Encrenca\’.


OBRAS: 

O Encafronhador de Trombilácios; O último portal; O Monstro Monstruoso da Caverna Cavernosa; O Livro dos Sustos; Marília, Mar e Ilha; Cheiro de chuva;  O homem que pescou a lua; O que Fazer nas Situações Horripilantes da Vida; entre outras.


DESTACAM-SE OS PRÊMIOS:

1º Prêmio de Dramaturgia no Concurso Nacional \”Cidade de Belo Horizonte em 1990\”;

1º Prêmio na 5.a BIENAL NESTLÉ de Literatura Brasileira em 1991, com a obra Juvenil “MARÍLIA, MAR E ILHA”;

2º Prêmio no “Concurso Nacional de Histórias Infantis 1992” de Curitiba;

Menção Honrosa no XIX Prêmio Abril de Jornalismo 1994 na categoria “Roteiro de Histórias em Quadrinhos”;

Selo “Altamente Recomendável para a Criança” da FNLIJ, conferido ao livro “O HOMEM QUE PESCOU A LUA” (Ed. St. Nobel) em 1995.

“O ÚLTIMO PORTAL” e “CHEIRO DE CHUVA” foram incluídos no Acervo Básico 2004 da FNLIJ.

Prêmio Lúcia Benedetti de Melhor Livro de Teatro, conferido pela FNLIJ em 2006 com o livro “O CAMINHO DAS PEDRAS”.


Fechar

Rubem Filho

Formado em Artes Plásticas pela Escola Guignard (UEMG), no período de 1990 a 1998, com especialização e monitoria em Litografia e Gravura em Metal. Ilustrador, diagramador e programador visual, há 17 anos trabalha como free-lancer para agências de publicidade e multimídia. Atividades como professor de desenho e serigrafia junto a menores. Autor de capas de discos, ilustrações, charges e cartuns em diversas publicações e jornais de Belo Horizonte (Estado de Minas, O Tempo, Revista Palavra), além de exposições de desenho e gravura com boa acolhida por parte de público e crítica. É sócio da Média Inteira Ltda., empresa de ilustração e comunicação visual. Atualmente se dedica à ilustração infantil, tanto de literatura como de livros didáticos, além de projetos gráficos para diferentes finalidades.


 


Fechar

Sally Gardner

Romancista premiada, Sally já vendeu mais de 2 milhões de livros no Reino Unido e seu trabalho foi traduzido para mais de 22 idiomas. Trabalhou com teatro cenógrafo antes de migrar para ilustração e escrita . Ela mora em Londres . Em 2019, Sally tornou-se Embaixadora da caridade Audiobook Listening Books.


OBRAS:

O menino invisível (2002); O Grande Dia de Boolar (2003); Compras de Fadas (2003); O Menino dos Números Mágicos (2003); A calamidade da condessa (2003); Um Casco na Porta (2005); O Rapaz com os Pés de Raio (2006).


PRÊMIOS:

Prêmio Nestlé Children\’s Book

Costa Book Awards

Carnegie Medal


Fechar

Stella Maris Rezende

Stella Maris Rezende é mestre em Literatura Brasileira, escritora e atriz. Autora de diversos livros, seu trabalho abarca romances, novelas, crônicas, contos e poemas, para o público adulto e o infantojuvenil.


OBRAS:

A mocinha do mercado central; A guardiã dos segredos de família, Missão Moleskine, A sobrinha do poeta; As gêmeas da família; entre outras.


DESTACAM-SE OS PRÊMIOS:

Jabuti Melhor Livro Juvenil, primeiro lugar por A mocinha do Mercado Central, 2012

Jabuti Melhor Livro Juvenil, segundo lugar por A guardiã dos segredos de família, 2012

Jabuti Melhor Livro Juvenil, segundo lugar por As gêmeas da família, 2014

Prêmio da APCA Melhor Livro Infantojuvenil por As gêmeas da família, 2013

Prêmio Barco a Vapor/Fundação SM por A guardiã dos segredos de família, 2010

Prêmio Bienal Nestlé por Alegria pura, 1988


Fechar

Toni Brandão

Toni Brandão é autor multimídia, com projetos para literatura, teatro, televisão, cinema e internet. Mas é na literatura o principal foco de seu trabalho. Seus livros discutem, de maneira clara, bem-humorada e informativa, temas próprios para os leitores pré-adolescentes e jovens, como ética e cidadania. A abordagem se faz sempre numa linguagem coloquial, íntima do leitor. Cinco dos livros de Toni Brandão já foram adaptados para montagens teatrais. Foi um dos finalistas do prêmio Sharp de música com o CD Tutu, o menino índio, adaptação de seu livro do mesmo nome.


OBRAS:

Lambidas, rosnados & mordidas; Foi ela que começou; As aventuras de Zeca e Juca; Cuidado: Garoto Apaixonado; Guerra na casa do João; Bagdá, o skatista; Louco por uma gata; Tutu o menino índio. Entre outras.


DESTACA-SE A PREMIAÇÃO:

Prêmio Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).


2014