MUSEU

FEIRA DO LIVRO - COLÉGIO MIGUEL DE CERVANTES

Fechar

Andrea Bracelis

Andrea Bracelis, nascida no Chile, é casada com um brasileiro e mãe de dois adolescentes. Apaixonada por comida, aroma e sabores, resolveu se dedicar aos estudos dos alimentos para ter uma vida mais saudável. Coach de saúde, formada pelo Institute of Integrative Nutrition, é hipnoterapeuta, formada no Centro de Hipnosis Clínica do Chile, e tecnóloga em alimentos pela Universidad de Santiago de Chile (USACH). Morou em Nova York, onde entrou no mercado de restaurantes e ampliou ainda mais seus conhecimentos.Tornou-se referência de coaching de saúde.

Ela acredita que sua missão é ajudar as pessoas a mudarem os seus hábitos alimentares, para que elas realizem seus objetivos e trabalhem melhor as emoções.


OBRA:

Quando as emoções nos adoecem: sane seu corpo cuidando da mente e do espírito.


Fechar

Bernardita Uhart

Nasceu no Chile e veio para o Brasil ainda criança. Fez graduação na FAAP em Comunicação Visual, é designer, artista plástica e ilustra livros. Viveu em vários países com sua família.


OBRAS:

Kantuta tricolor, e outros contos da Bolívia; Descobrindo os bichos do jardim


Fechar

César Obeid

Nasceu em São Paulo, no ano de 1974. É escritor, ator, cozinheiro, poeta, educador, contador de histórias e dedica suas atividades à literatura infantojuvenil. Desde 1996, pesquisa a literatura de cordel e o repente de viola. Seu livro Pela voz do cordel ganhou o 2º Concurso Literatura para Todos, do MEC, na categoria tradição oral. Autor de dezenas de livros para jovens e crianças, realiza também espetáculos, encontros com leitores, oficinas e palestras.


OBRAS:

Aquecimento global não dá rima com legal; Para ler, ver e ouvir; Rimais animais; Rimas saborosas; Brincantes poemas; Minhas rimas de cordel; Poesias para a paz; Meu planeta rima com água; Cores da Amazônia. Entre outras.


DESTACAM-SE AS PREMIAÇÕES:

2º Concurso Literatura para Todos do MEC.

Selecionado para o catálogo da Feira do livro de Bolonha, na Itália.


Fechar

Companhia Malas Portam

A Cia. Malas Portam é um grupo de artistas que pesquisa a arte de contar histórias e já se apresentou em diversas cidades de vários estados brasileiros e países da América do Sul, como Venezuela e Colômbia. Desde 2007, os integrantes dedicam-se ao estudo das múltiplas linguagens artísticas aplicadas em seus espetáculos, juntando teatro, música e literatura.


OBRAS:

A lagarta caolha; O pé de guaraná; Na beira da lagoa


Fechar

Edson Grandisioli

Apaixonado pela natureza e pelas pessoas, é bacharel, licenciado em ciências biológicas e mestre em ecologia de ecossistemas aquáticos e terrestres pela Universidade de São Paulo. Professor de biologia e ciências há mais de 20 anos. Diretor educacional da Reconectta. É também colaborador de projetos educacionais governamentais. Atua como consultor na área de educação e sustentabilidade em diferentes escolas, com as quais colabora no desenvolvimento de cursos curriculares e extracurriculares para estudantes da educação básica e formação de professores.


Fechar

Eloar Guazzelli

Gaúcho de Vacaria, radicado em São Paulo. É ilustrador, quadrinista, diretor de arte para animação e wap-designer, formado pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Recebeu inúmeras premiações em todo o Brasil e participou de exposições e mostras em catorze países.


OBRAS:

Vidas Secas; Kaputt; Grande Sertão: Veredas; O pagador de promessas; Histórias de mistério; O menino que caiu do céu; Uma peça a mais; O segredo; Zoo Zoado. Entre outras.


DESTACAM-SE AS PREMIAÇÕES:

Troféu HQ Mix.

Yomiuri International Cartoon Contest.

Prêmio Jabuti 2015 pelas obras Kaputt e Grande Sertão: Veredas (Graphic Novel) na categoria adaptação.


Fechar

Eva Furnari

É escritora de obras infantis e ilustradora desde 1980, com mais de 60 livros publicados. Nasceu em Roma, Itália, e veio para o Brasil aos dois anos de idade. Seus livros foram traduzidos para o México, Equador, Guatemala, Bolívia, Itália e Inglaterra. Muitos livros foram adaptados para o teatro. Ao longo da sua carreira, foi agraciada com diversos prêmios.


ALGUMAS DE SUAS OBRAS:

Assim assado; Felpo Filva; Drufs. Entre outras


DESTACAM-SE AS PREMIAÇÕES:

Premiada sete vezes com o Jabuti e em 2017 com a obra “Drufs”;

Nove prêmios da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ);

Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA).

Entre outras.


Fechar

Fernando Bonassi

Nasceu em 1962, na cidade de São Paulo. É roteirista, dramaturgo, cineasta e escritor de diversas obras. Formado em Cinema pela USP, tem se destacado pela narrativa versátil, transitando pela literatura e pelo audiovisual com a mesma fluidez. Tem contos e livros publicados na França, Alemanha e EUA. É autor de roteiros para programas como Mundo da Lua e Castelo Rá-Tim-Bum. Tem diversos prêmios como roteirista e dramaturgo, além de textos em antologias na França, EUA e Alemanha.


OBRAS:

A menina que chorava que nem louca; Qualquer coisa; Por um beijo; Entre vida e morte – Casos de polícia; Montanha-russa; A incrível história de Naldinho; Subúrbio. Entre outras.


Fechar

Heloisa Prieto

Nasceu em São Paulo, em 1954. É formada em Letras e mestra em Comunicação e Semiótica. Heloisa iniciou sua carreira de escritora quando contava histórias para crianças pequenas na Escola da Vila, em São Paulo. Atualmente, tem cerca de quarenta livros publicados, é tradutora, coordena coleções e ministra oficinas de criação literária.


OBRAS:

Lenora; Ian e a música das esferas; Lá vem história, Série Mano; A loira do banheiro; Divinas aventuras; O jogo da parlenda; De todos os cantos do mundo; Cidade dos deitados; O livro dos pássaros mágicos. Entre outras.


DESTACAM-SE AS PREMIAÇÕES:

Prêmio Jabuti, em 2009, na categoria juvenil pela obra Cidade dos deitados.


Prêmio Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), em 2012, pela obra O livro dos pássaros mágicos.


Entre outros.


Fechar

Ignácio de Loyola Brandão

Nascido em 1936, na cidade de Araraquara (SP), Ignácio de Loyola Brandão é contista, romancista e jornalista. Começou sua carreira literária em 1965, com o lançamento do livro de contos “Depois do sol”, e hoje é autor de mais de quarenta livros. Já foi traduzido para várias línguas e teve livros e contos adaptados para o cinema e teatro. Também conquistou vários prêmios literários com sua obra.


ALGUMAS DE SUAS OBRAS:

Depois do sol; Zero; O homem que odiava a segunda-feira; O menino que vendia palavras; Não verás país nenhum; Os olhos cegos dos cavalos loucos; Dentes ao sol; O menino que não teve medo do medo; Se for pra chorar que seja de alegria. Entre outras


DESTACAM-SE AS PREMIAÇÕES:

Prêmio Jabuti, em 2015, na categoria juvenil pela obra “Os olhos cegos dos cavalos loucos”;

Prêmio Jabuti, em 2000, na categoria contos e crônicas pela obra “O homem que odiava a segunda-feira”;

Prêmio Machado de Assis pelo conjunto de sua obra;

Prêmio Literário Biblioteca Nacional, em 2007, na categoria literatura infantil e juvenil pela obra “O menino que vendia palavras”.


Fechar

Ilan Brenman

Nasceu em Israel no ano de 1973, mas mora no Brasil desde 1979. Psicólogo formado pela PUC de São Paulo, hoje dá cursos e palestras sobre temas como formação de leitores e literatura infantil. Nos últimos dez anos, ficou conhecido também como contador de histórias. Doutor em Educação pela USP, já publicou mais de oitenta livros infantis, vários deles premiados.


ALGUMAS DE SUAS OBRAS:

Até as princesas soltam pum; Telefone sem fio; O livro da com-fusão; O alvo; As 14 pérolas da sabedoria judaica; Papai é meu!; Clara; A festa de aniversário; Mamãe é um lobo! Entre outras.


DESTACAM-SE AS PREMIAÇÕES:

Prêmio Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), em 2009, na categoria reconto pela obra “As 14 pérolas da Índia”;

Prêmio Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), em 2011, na categoria Imagem pela “Telefone sem fio”;

Prêmio Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), em 2012, na categoria criança pela obra “O alvo



Fechar

Irmãs Klink

Laura Klink, estudante de Design Gráfico na ESPM. Tem 21 anos, ama escrever, fotografar e velejar. Tamara Klink estuda arquitetura e urbanismo na USP, adora de conhecer pessoas novas e não sai de casa sem um livro e um caderno. Marininha Klink Estuda administração de empresas na FGV, e considera que viajar várias vezes para o mesmo lugar,  uma chance de perceber que uma experiência nunca é igual a outra. Juntas, as três irmãs viajam descobrindo os quatro lugares do mundo.


Fechar

João Anzanello Carrascoza

Nasceu em Cravinhos, São Paulo, em 1962. Redator de propaganda e professor universitário, publicou contos e romances, além de obras para crianças e jovens. Possui mais de 30 livros publicados, que lhe valeram alguns dos mais importantes prêmios literários do país. Em 2009, participou do programa de escritores residentes do Château Lavigny (Suiça).


ALGUMAS DE SUAS OBRAS:

Diário das coincidências; Meu avô espanhol; Aquela água toda; Linha única; Aos 7 e aos 40; Espinhos e alfinetes; Aprendiz de inventor; O homem que lia as pessoas. Entre outras.


DESTACAM-SE AS PREMIAÇÕES:

Prêmio Jabuti, em 2015, na categoria romance pela obra “Caderno de um Ausente”;

Prêmio Jabuti, em 2007, na categoria contos e crônicas pela obra “O volume do silêncio”.

Prêmio Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), em 2014, na categoria jovem pela obra Aos 7 e aos 40.

Prêmio Guimarães Rosa da Radio Frace Internationale.


Entre outros


Fechar

João Gomes de Sá

Nasceu em Água Branca, no sertão alagoano, e mora em São Paulo. É formado em Letras (Português-Inglês) pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), onde em 1977 trabalhou como bolsista da Funarte no Museu de Antropologia e Folclore Dr. Théo Brandão, dessa mesma universidade e conheceu as manifestações de cultura espontânea de seu povo. Além de suas atividades como professor de Português, dá orientações técnicas sobre o folclore e escreve poesia popular e literatura de cordel – muitas vezes, para ilustrar suas aulas.


OBRAS:

Alice no país das maravilhas – em cordel; O corcunda de Notre-Dame – em cordel; Meus versos adolescentes; A briga de Zé Valente com a Leide Catapora; A Luta de um Cavaleiro contra o Bruxo Feiticeiro; O cordel, sua história, seus valores; A saga de Berenice com seu boizinho encantado


Fechar

Julián Fuks

Júlian Miguel Barbero Fuks é romancista, contista e crítico literário. Nasceu em São Paulo e é filho de pais argentinos. Contribui como resenhista e repórter de literatura em diversos órgãos da imprensa, como o Jornal Folha de São Paulo e as revistas Cult e Entrelivros. Seus textos foram publicados em jornais e revistas no Brasil e no exterior. Foi eleito pela revista Granta como um dos vinte melhores jovens escritores brasileiros.


ALGUMAS DE SUAS OBRAS:

A resistência; Histórias de literatura e cegueira; Procura do romance; Fragmentos de Alberto, Ulisses, Carolina e eu.


DESTACA-SE A PREMIAÇÃO:

Prêmio Anna Seghers, em 2018.

Prêmio Jabuti, em 2016, na categoria romance pela obra “A resistência”.


Fechar

Laura Castilhos

Nasceu em Porto Alegre, RS. É ilustradora, professora universitária e artista plástica. Finalizou doutorado em Desenho na Universidad Complutense de Madrid em 1997. Fez várias exposições no Brasil, Espanha, Inglaterra e Guatemala. Foi finalista no prêmio Jabuti, na categoria ilustração. Uma das características de seu trabalho é que não utiliza meios tecnológicos para produzir as imagens, realizando manualmente suas ilustrações e buscando a cada livro enfatizar um material artístico – a aquarela, o giz de cera, os pigmentos, a argila etc.


OBRAS:

Poesia fora da estante; O Saco de Mafagafos; Saco de Brinquedos; A Árvore Que Dava Sorvete; A Mulher Gigante; O Natal de Natanael. Entre outras.


DESTACAM-SE AS PREMIAÇÕES:

Prêmio Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), em 1996, na categoria poesia pela obra Poesia fora da estante.

Prêmio Açorianos de Literatura.


Fechar

Ledicia Costas

Ledicia Costas, escritora galega, nasceu em Vigo no ano de 1979. Iniciou sua carreira literária com o romance Unha estrela no vento (1999), seguido por El corazón de Xúpiter (2012), Recinto Gris (2014) e Escarlatina, a cociñeira defunta (2014), obra dirigida ao público infantil e juvenil que tem recebido inúmeros prêmios.


OBRAS:

Escarlatina, la cociñeira defunta; Verne y la vida secreta de las mujeres planta; Esmeraldina, la pequeña fantasma. Entre outras


DESTACAM-SE AS PREMIAÇÕES:

Prêmio Merlín de literatura infantil, em 2014 pela obra Escarlatina, la cociñeira defunta.

Premiada no Fervenzas Literarias como melhor autora do ano em 2015.


Fechar

Lúcia Hiratsuka

Lúcia Hiratsuka, ilustradora e escritora, nasceu em Duartina e mora em São Paulo desde os 16 anos. Formou-se pela Faculdade de Belas Artes, de São Paulo. Escreve e ilustra os seus livros, sendo que uma parte do trabalho é voltada para a pesquisa de mitos e lendas do Japão. É autora de diversos livros para crianças, pelos quais recebeu importantes prêmios e vários selos altamente recomendável pela FNLIJ.


OBRAS:

As cores dos pássaros; Histórias tecidas em seda; Urashima Taro; Um rio de muitas cores; O colecionador de águas; Histórias de Mukashi. Entre outras.


DESTACAM-SE AS PREMIAÇÕES:

Prêmio Jabuti, em 2012, na categoria ilustração de livro infantil ou juvenil pela obra A visita.

Prêmio Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), em 2008, na categoria Reconto pela obra Histórias tecidas em seda.

Troféu Monteiro Lobato de Literatura Infantil da Revista Crescer.


Fechar

Luiz Ruffato

Luiz Fernando Ruffato nasceu na cidade de Cataguases, Minas Gerais, em 1961. É contista, romancista e poeta. Formado em comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora, publicou vários livros, entre os quais o aclamado Eles eram muitos cavalos, saudado pela crítica como um dos mais importantes livros da ficção brasileira contemporânea. É também autor da pentalogia “Inferno provisório”, seu grande projeto, cujo enredo está centrado na história do operariado brasileiro no período de 1950 a 2002.


OBRAS:

Flores artificiais; De mim já nem se lembra; Eles eram muitos cavalos; Inferno provisório; Minha primeira vez; Estive em Lisboa e lembrei de você; A história verdadeira do sapo Luiz


DESTACAM-SE AS PREMIAÇÕES:

Prêmio APCA de Melhor Romance, em 2001 com a obra Eles eram muitos cavalos.

Prêmio Jabuti, em 2007, na categoria romance pela obra Vista parcial da noite.

Prêmio Jabuti, em 2015, na categoria infantil pela obra A história verdadeira do sapo Luiz.

Prêmio internacional Hermann Hesse, em 2016.


Fechar

Luke Ross

Luciano Queiros é um quadrinista brasileiro conhecido popularmente como Luke Ross, desenha quadrinhos desde os anos 90, passando por grandes editoras como a Marvel, DC, Dark Horse, Image e etc. Alguns dos seus trabalhos mais conhecidos são o Espetacular Homem-Aranha para a Marvel, Jonah Hex para a DC e Samurai: O Céu e a Terra para a Dark Horse.

Desde 2008 Luke é artista exclusivo da Marvel Comics trabalhando em títulos como Homem-Aranha, Torre Negra, Vingadores Secretos, mais recentemente Hercules e a adaptação de Star Wars: O Despertar da Força.


OBRAS ILUSTRADAS:

Capitão América e os vingadores #1 (2014); Pedado Original (2014) – Hulk vs Iron Man – Preto e Branco; Homem de Ferro #23 (2012); Ultimate Comics: Os Supremos (2011)


Fechar

Marco Haurélio

Marco Haurélio, nasceu em Ponta da Serra, município de Riacho de Santana, sertão baiano. Formado em Letras, é poeta cordelista, editor e folclorista. Registrou a rica literatura oral de sua região, dedicando especial atenção aos contos populares. Profere palestras e ministra oficinas sobre Cordel e Folclore em vários estados brasileiros. Coordena a coleção Clássicos em cordel. É hoje uma das principais referências em nossa literatura popular e um dos fundadores da Caravana do Cordel.


OBRAS:

A Lenda do Saci-Pererê em Cordel; Presepadas de Chicó e Astúcias de João Grilo; A Roupa Nova do Rei ou O Encontro de João Grilo com Pedro Malazarte; História de Moura Torta; Traquinagens de João Grilo; O Príncipe que via defeito em tudo; Contos Folclóricos Brasileiros. Entre outras.


Fechar

Mathilde Stein

Mathilde Stein nasceu em 1969, na Holanda. Estudou arte na França, onde morou por mais de dez anos. Atualmente vive na Holanda, onde trabalha como consultora de comunicação e organização.


OBRAS:

Cara Carlota Cornelius; O rapaz que tinha medo


Fechar

Mia Couto

Antônio Emílio Leite Couto, mais conhecido por Mia Couto, nasceu em 1955, na cidade Beira, em Moçambique. É biólogo, jornalista e autor de mais de trinta livros, entre prosa e poesia. Seu romance Terra sonâmbula é considerado um dos dez melhores livros africanos do século XX. Atualmente, é o autor moçambicano mais traduzido e divulgado no exterior e um dos estrangeiros mais vendidos em Portugal. As suas obras foram traduzidas e publicadas em 24 países. Tem recebido vários prêmios nacionais e internacionais, por vários dos seus livros e pelo conjunto da sua obra literária. É membro correspondente da Academia Brasileira de Letras.


OBRAS:

Terra sonâmbula; Estórias abensonhadas; O último voo do flamingo; Cada homem é uma raça; O fio das missangas; Mulheres de cinza; A confissão da leoa; O gato e o escuro; Sombras da água. Entre outras.


DESTACAM-SE AS PREMIAÇÕES:

Prêmio Camões de Literatura, em 2013.

Prêmio Internacional Literatura Neustadt, em 2014.

Prêmio União Latina de Literaturas Românicas, em 2007.

Prêmio Vergílio Ferreira, da Universidade de Évora, em 1990.


Fechar

NIK - Cristian Dzwonik

Cristian Dzwonik nasceu em Buenos Aires, em 1971. Mais conhecido pelo seu pseudônimo Nik, é um cartunista do jornal La Nación, criador do personagem Gaturro, famoso em toda a América Latina e também na Espanha, França e Portugal. Nik é hoje o principal representante da nova geração de caricaturistas argentinos. Seu primeiro trabalho foi publicado aos 14 anos e aos 17 começou a trabalhar profissionalmente como humorista gráfico. Já publicou mais de 40 livros.


OBRAS:

Pequeno Gaturro ilustrado; Nik segundo termo; Coleção Gaturro v. 1 ao 27; Feliz cumpleaños; Nik segundo mandato; Gaturro y la guerra de las estrelas; Gaturro y el secreto de los inmortales; Gaturro y los piratas del tesoro perdido. Entre outras.


DESTACAM-SE AS PREMIAÇÕES:

Konex Platina como o melhor cartunista.

Prêmio Especial de Seleção Comitê Yomiuri Shimbun no Japão, concurso de desenhos animados.

Prêmio SIP (Sociedade Interamericana de Imprensa).


Fechar

Norma Goldstein

Escritora e graduada em Letras. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo. Atua como assessora pedagógica para o Ensino Fundamental II e Médio. Desenvolve e orienta pesquisas na área de Linguística Aplicada.

Membro do corpo editorial das seguintes revistas: Linha d\\\’ Água e Revista Eletrônica Entre Parênteses. É revisora do periódico “Revista de Antropologia e Arte”.


OBRAS:

O texto sem mistério; Versos, sons, ritmos; Traços marcantes no percurso poético de Manuel Bandeira


Fechar

Norma Goldstein

Escritora e graduada em Letras. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo. Atua como assessora pedagógica para o Ensino Fundamental II e Médio. Desenvolve e orienta pesquisas na área de Linguística Aplicada.

Membro do corpo editorial das seguintes revistas: Linha d\\\’ Água e Revista Eletrônica Entre Parênteses. É revisora do periódico “Revista de Antropologia e Arte”.


OBRAS:

O texto sem mistério; Versos, sons, ritmos; Traços marcantes no percurso poético de Manuel Bandeira


Fechar

Nye Ribeiro

Nye Ribeiro nasceu em Boa Esperança, Minas Gerais. Fez o curso de Pedagogia e lecionou durante dezoito anos. Mais tarde, fez Jornalismo e mudou de profissão. Passou a escrever para jornais e revistas de educação. Em 1999, assumiu o Departamento Editorial da Roda Viva Comunicações e Eventos. Em 2003, realizou um antigo sonho: a criação da Roda & Cia Editora, por meio da qual vem desenvolvendo novos projetos. Com mais de 60 livros publicados, a autora é constantemente convidada para participar de eventos ligados à literatura, ministrar palestras e oficinas para educadores.


OBRAS:

Os guardados da vovó; A menina e a chave; O bule de chá da bisa Marieta; Achados e perdidos; Olhos de ver; De todas as cores; A bandeira da paz; Conta mais uma; Lorotas e fofocas; Você troca? Entre outras.


Fechar

Patrícia Junqueira

É a idealizadora e responsável pela Coordenação do Instituto de Desenvolvimento Infantil. Patrícia é fonoaudióloga com 25 anos de experiência clínica no atendimento a bebês e crianças, identificando e tratando questões da motricidade orofacial, alimentação e fala. É pioneira no Brasil na aplicação do Mealtime Partners Program, proposto pela Dra. Morris (EUA), que visa a uma abordagem ampliada para as dificuldades alimentares infantis. Foi responsável pelo Setor de Fonoaudiologia do I Centro de Dificuldades Alimentares Infantis do Brasil, do Instituto PENSI. Realiza pesquisas, supervisão a outros fonoaudiólogos e atendimento multidisciplinar.


OBRAS:

Por que meu filho não quer comer?; Amamentação, hábitos orais e mastigação; Aspectos atuais em terapia fonoaudiológica Vol. I e II; Terapia Fonoaudiológica – Prática e Aspectos Atuais


Fechar

Pepetela

Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos, conhecido pelo pseudônimo de Pepetela, nasceu em Benguela, Angola, em 1941. Licenciou-se em Sociologia, em Argel, durante o exílio. Foi guerrilheiro pelo MPLA, político e governante. Desde 1984, é professor na Universidade Agostinho Neto, em Luanda, e tem sido dirigente de associações culturais, com destaque para a União dos Escritores Angolanos e a Associação Cultural e Recreativa Chá de Caxinde. A atribuição do Prêmio Camões (1997) confirmou o seu lugar de destaque na literatura lusófona.


OBRAS:

Mayombe; O Planalto e a estepe; A geração da utopia; A gloriosa família; Se o passado não tivesse asas; Crônicas maldispostas; Yaka; O tímido e as mulheres; Lueji – o nascimento de um império; As aventuras de Ngunga. Entre outras.


DESTACAM-SE AS PREMIAÇÔES:

Prêmio Camões, em 1997, pelo conjunto da obra.

Prêmio Nacional de Literatura de Angola pela obra Mayombe.


Fechar

Rodrigo Lacerda

Nasceu em 1969 no Rio de Janeiro. Rodrigo Lacerda é escritor, tradutor, professor e editor. Possui graduação em História e doutorado em Teoria Literária e Literatura comparada pela Universidade de São Paulo. Seu primeiro romance foi O mistério de Leão Rampante. O autor possui prêmios importantes na bagagem e uma inquietude que o leva a experimentar vários gêneros e formatos, desde poemas, que ele mesmo edita, a contos.


ALGUMAS DE SUAS OBRAS:

Outra vida; O fazedor de velhos; A república das abelhas; O mistério do leão Rampante; Tripé; Vista do rio; Hamlet ou amleto?; A dinâmica das larvas. Entre outras


DESTACAM-SE AS PREMIAÇÕES:

Prêmio Jabuti em 1996, na categoria Romance pela obra “O mistério do Leão Rampante”;

Prêmio Jabuti em 2009, na categoria juvenil pela obra “O fazedor de velhos”;

Prêmio Literário Biblioteca Nacional, em 2008, na categoria Literatura infantil e juvenil pela obra “O fazedor de velhos”.


Fechar

Rodrigo Maceira

Pesquisador, redator e escritor. Trabalha em projetos de conteúdo. Ministra aulas em comunicação, estética e poéticas da mídia, media art e laboratórios em escrita criativa. Escreve ficção. Doutorando em Estética e História da Arte (PGEHA-USP), possui graduação em Comunicação Social pela ESPM. Foi professor nos cursos de Antropologia do Consumo e Publicidade. Tem experiência na área de estéticas midiáticas, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação e estética, communication aesthetics, poéticas das vanguardas, das neovanguardas e da contracultura, poéticas de guerrilha, hacker art, antropologia da performance e teorias da comunicação. É autor das coletâneas de contos \”Um céu diferente daquele de lá\” e \”Até de repente”.


ALGUMAS DE SUAS OBRAS:

Até de repente;

Um céu diferente daquele de lá.


Fechar

Rosana Rios

Rosana Rios nasceu em São Paulo, em novembro de 1955. Formou-se em Educação Artística e Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, especializando-se em produção relacionada a crianças. Atuou como artista plástica, roteirista de programas de televisão, como Bambalalão, na TV Cultura de São Paulo. Estreou como escritora de literatura infantil em 1988 com os livros da coleção Faz de Conta: \’O Dragão Comilão\’, A Dança das Cadeiras\’, \’A Aranha Arabela\’ e \’Cinco Dedos e uma Encrenca\’.


OBRAS: 

O Encafronhador de Trombilácios; O último portal; O Monstro Monstruoso da Caverna Cavernosa; O Livro dos Sustos; Marília, Mar e Ilha; Cheiro de chuva;  O homem que pescou a lua; O que Fazer nas Situações Horripilantes da Vida; entre outras.


DESTACAM-SE OS PRÊMIOS:

1º Prêmio de Dramaturgia no Concurso Nacional \”Cidade de Belo Horizonte em 1990\”;

1º Prêmio na 5.a BIENAL NESTLÉ de Literatura Brasileira em 1991, com a obra Juvenil “MARÍLIA, MAR E ILHA”;

2º Prêmio no “Concurso Nacional de Histórias Infantis 1992” de Curitiba;

Menção Honrosa no XIX Prêmio Abril de Jornalismo 1994 na categoria “Roteiro de Histórias em Quadrinhos”;

Selo “Altamente Recomendável para a Criança” da FNLIJ, conferido ao livro “O HOMEM QUE PESCOU A LUA” (Ed. St. Nobel) em 1995.

“O ÚLTIMO PORTAL” e “CHEIRO DE CHUVA” foram incluídos no Acervo Básico 2004 da FNLIJ.

Prêmio Lúcia Benedetti de Melhor Livro de Teatro, conferido pela FNLIJ em 2006 com o livro “O CAMINHO DAS PEDRAS”.


Fechar

Sérgio Túlio Caldas

É jornalista, escritor, diretor de TV e roteirista, com passagem pelos principais meios de comunicação do país, como o jornal O Estado de São Paulo e a revista Veja. Seu interesse pelo meio ambiente e a vida selvagem em diversas partes do mundo levaram-no a editar as revistas Os Caminhos da Terra e Discovery Magazine, além de colaborar para publicações como a BBC-Wildlife, da Inglaterra, e National Geographic-Brasil. Na televisão, trabalhou na TV Record, onde produziu um documentário sobre a tragédia ambiental do tsunami, na Ásia. É de sua autoria o roteiro dos programas Os Caminhos de Che, exibido pelo National Geographic Channel.


OBRAS:

Arara-Azul Com os pés na África; Nas fronteiras do Islã; Terra sob pressão. Entre outras.


Fechar

Socorro Acioli

Nasceu em Fortaleza, no ano de 1975. É jornalista, mestre e doutora em Estudos de Literatura pela Universidade Federal Fluminense, no Rio de Janeiro. Foi bolsista da Biblioteca Internacional da Juventude de Munique e aluna de Gabriel García Márquez, ganhador do prêmio Nobel, na oficina Como Contar um Conto, em Cuba. Por suas obras voltadas às crianças e jovens, recebeu vários prêmios e menções.


OBRAS:

A bailarina fantasma; A cabeça do santo; O mistério da professora Julieta; Plantou palavra, colheu poesia; É pra ler ou pra comer?; Ela tem olhos de céu; O anjo do lago; Tempo de caju; A quarta-feira de Jonas. Entre outras.


DESTACA-SE A PREMIAÇÃO:

Prêmio Jabuti, em 2013, na categoria infantil pela obra Ela tem olhos de céu.


Fechar

Susana Ventura

É escritora, professora, doutora em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo. Como professora e pesquisadora das literaturas de língua portuguesa, tem trabalhado em diferentes universidades brasileiras, portuguesas e francesas. Trabalhou junto ao Sesc como curadora, palestrante e professora. Recebeu o Selo de Altamente recomendável da FNLIJ.


ALGUMAS DE SUAS OBRAS:

A Kantuta tricolor e outras histórias da Bolívia; Apetece-lhe Pessoa?; De onde vem o Português?; Eu, Fernando Pessoa em quadrinhos; Convite à navegação: uma conversa sobre literatura portuguesa; O tambor africano e outros contos dos países africanos de língua Portuguesa; Dragões, maçãs e uma pitada de cafuné: contos de fadas para pensar ética; Contos mouriscos. Entre outras.


DESTACA-SE A PREMIAÇÃO:

Prêmio Jabuti em 2017, na categoria Juvenil pela obra “O Caderno da Avó Clara”.


Fechar

Toni Brandão

Toni Brandão é autor multimídia, com projetos para literatura, teatro, televisão, cinema e internet. Mas é na literatura o principal foco de seu trabalho. Seus livros discutem, de maneira clara, bem-humorada e informativa, temas próprios para os leitores pré-adolescentes e jovens, como ética e cidadania. A abordagem se faz sempre numa linguagem coloquial, íntima do leitor. Cinco dos livros de Toni Brandão já foram adaptados para montagens teatrais. Foi um dos finalistas do prêmio Sharp de música com o CD Tutu, o menino índio, adaptação de seu livro do mesmo nome.


OBRAS:

Lambidas, rosnados & mordidas; Foi ela que começou; As aventuras de Zeca e Juca; Cuidado: Garoto Apaixonado; Guerra na casa do João; Bagdá, o skatista; Louco por uma gata; Tutu o menino índio. Entre outras.


DESTACA-SE A PREMIAÇÃO:

Prêmio Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).


Fechar

Umberto Mancebo

Formado em Letras pela USP, iniciou suas atividades com o público infantil e juvenil em 1998, no projeto arte-educativo Pão de Açúcar Kid\’s, desenvolvendo atividades de educação para o consumo. Em 2004, integrou o projeto Por Dentro da Folha, que apresenta as etapas de produção do jornal para crianças e adolescentes. Em 2006, desenvolveu oficinas de fotografia pin-hole e jornal artesanal para os integrantes do núcleo socioeducativo Zaki Narchi. Com Marlon Chucruts e Rita Ritovski, criou a Cia. Malas Portam em 2007, fazendo sua estreia no Grupo Vida, em Barueri. Além de professor, revisor e redator publicitário, compõe musicais e escreve livros para crianças junto ao grupo.


OBRAS:

Na beira da lagoa; A lagarta caolha; O pé de guaraná


Fechar

Varneci Nascimento

Varneci Santos do Nascimento nasceu na cidade de Banzaê, Bahia, em 1978. Revelação da poesia popular, é autor de cerca de 200 folhetos de cordel. Seu primeiro folheto foi escrito em 1998. Graduado em História pela Universidade Estadual da Paraíba, profere palestras e ministra oficinas sobre literatura de cordel. Atualmente, reside em São Paulo e participa do movimento cultural Caravana do Cordel. Para a coleção Clássicos em Cordel, adaptou Memórias póstumas de Brás Cubas e A escrava Isaura.


OBRAS:

Memórias póstumas de Brás Cubas – Coleção Clássicos em Cordel; A escrava Isaura – Coleção Clássicos em Cordel; Branca de Neve – Em Cordel; O pequeno polegar – Em Cordel; Cordéis divertidos. Entre outras.


Fechar

Zozer Jiménez Santana

Nasceu em 1976 na Cidade do México. Estudou filosofia nos Estados Unidos e atualmente dedica sua vida ajudando ao próximo, reabilitando jovens com problemas de drogas. Realizou centenas de palestras sobre filosofia em universidades e fóruns no México e da América do Sul, compartilhando seus conhecimentos com aqueles que necessitam. Como pai solteiro, criou seu filho enquanto concluía seus estudos filosóficos nos Estados Unidos. Isso lhe serviu como base e inspiração para que mais tarde ingressasse no mundo da literatura.

Em 2012 publicou o seu primeiro trabalho O sétimo protetor, que apesar de ser uma obra de um escritor novo, vendeu rapidamente e alcançou as primeiras 1.000 cópias vendidas nas primeiras semanas e 5.000 cópias vendidas nos primeiros meses. Esse livro já foi traduzido para o inglês, francês, italiano e russo e outros países latino-americanos.


OBRA:

O sétimo protetor


2017