Formação de professores: Cine Documental – Perspectivas para trabalhar o gênero documentário em sala de aula
Nos dias 14, 21 e 28 de agosto, o Colégio Miguel de Cervantes recebeu a professora e roteirista Luciana Den Julio

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 31 de agosto de 2015.

As amplas possibilidades de abordagem do cinema documentário em sala de aula e seu uso como fonte de informação ou referência de produção a ser desenvolvida com os alunos foram o eixo central do curso de formação realizado em agosto com a participação de professores e professoras de todos os segmentos escolares.

Apresentando exemplos de produções realizadas na América Latina, Luciana falou sobre os aspectos da linguagem cinematográfica, ferramentas técnicas e as etapas para elaboração e execução do vídeo documental.

Por meio de exercícios práticos, os participantes exploraram a diversidade de modalidades do filme documentário e os aspectos da criação de um roteiro e das etapas do processo de produção.


Fotos: Silvio Luiz Canella

Durante os encontros, a professora destacou a importância de discutir o gênero documentário como uma elaboração da realidade. “O documentário tem um próprio código, que é lidar com a realidade como matéria prima para um propósito, e, portanto, tem uma narrativa diferente da ficção. É possível construir uma narrativa com pessoas reais ou construir uma elaboração que ultrapassa a criação da narrativa com o uso da imagem como expressão, assim como nas artes plásticas”, afirmou.

Ao final dos encontros, os participantes discutiram roteiros para produções em salas de aula e analisaram os caminhos para concretizar as propostas elaboradas em uma produção de vídeo documental. Os participantes assistiram a exemplos de curtas-metragens inspiradores como referência para trabalhos em sala de aula.

Luciana Den Julio, foi professora de Língua Portuguesa e Produção de Textos do Colégio Miguel de Cervantes. Formada em Letras pela PUC-SP e mestre em cinema documental pela Universidad del Cine de Buenos Aires. Atualmente se dedica a produção do longa-metragem Opera Prima, documentário argentino em coprodução com Brasil, e também atua como roteirista. Como documentarista, escreveu e dirigiu os curtas-metragens Lili cumple años e Casting, produzidos e realizados na Argentina.