Formação para professores com Nelma Barros
A mestre em psicologia da educação Nelma Barros, a convite das equipes de tecnologia educacional e de psicopedagogia do Colégio Miguel de Cervantes, apresentou a palestra Estilos de Ensino e Aprendizagem

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 29 de maio de 2015.

Para iniciar o encontro de tecnologia educacional do dia 27 de maio, Antonio Abello Rovai, coordenador da equipe de tecnologia educacional do Colégio Miguel de Cervantes, convidou os participantes a refletir sobre a diferença entre as pessoas que são automotivadas e as que precisam de motivação externa. Para ele, a proatividade de profissionais de educação que se interessam em aprender coisas novas, buscam aprimorar suas práticas e atualizar seus conhecimentos é fundamental para o destaque em seus campos de atuação e para o desenvolvimento da construção do conhecimento nas áreas.

Na sequência, a psicopedagoga Ana Maria Crispim Miguel apresentou a professora Nelma M. F. C. Villaça S. Barros, mestre em psicologia da educação e especialista em neuroeducação, psicopedagogia e informática aplicada à educação.


Fotos: Tatiana Maria de Paula Silva

A professora Nelma falou sobre os e estilos de aprendizagem e as diferente nuances do desenvolvimento das crianças a partir dos estímulos, desde o nascimento até a vinda à escola, que interferem no modo ou estilo da pessoa em aprender. Nelma acredita e reforça que o aprendizado é um processo contínuo e inerente ao ser humano durante toda a vida. Para ela, a grande tarefa do educador é respeitar, de acordo com as competências e habilidades de cada aluno, as diferentes formas de aprender e repensar suas práticas para facilitar essa aprendizagem, pois o estilo de aprender interfere no estilo de ensinar.

Baseado nos estudos da neurociência, Nelma explicou sobre as sinapses e sobre a necessidade de se pensar o aprendizado não mais pelo que o aluno não é capaz, mas sim em quais habilidades a criança pode ser estimulada para suprir determinada dificuldade. Ela também descreveu, dentro do conceito de metacognição, os processos de percepção, atenção e memória, que devem ser levados em consideração na forma como o professor organiza sua aula.

Para finalizar o encontro, Nelma apresentou um gabarito para o questionário CHAEA (Cuestionario Honey-Alonso de Estilos de Aprendizaje), respondido pelos professores antes da palestra e que pretende identificar os estilos de aprendizagem teórico, pragmático, ativo e reflexivo. Ela acredita que, a partir do momento em que os professores reconhecem os diversos estilos e suas características, é possível desenvolver estratégias para explorar as possibilidades de ensino com enfoque em aprendizagem significativa.