ENSINO FUNDAMENTAL II

Aspirantes da Arquitetura

Ao longo do 1° trimestre, projeto de Matemática combina criatividade, habilidades técnicas e conceitos de Geometria

Por: Patrícia Leme Pedroso de Jesus 

Os alunos do 9° ano mergulharam em um emocionante projeto STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts & Mathematics) durante as aulas do curso de Matemática, o qual combinou criatividade, habilidades técnicas e conceitos de Geometria.

Durante o processo de criação, desenvolvido na sala destinada a essa abordagem, utilizou-se a plataforma Tinkercad (plataforma de simulação tridimensional), a qual permitiu a todos simular e projetar seus próprios quartos em 3D. Esse processo envolveu a aplicação de uma variedade de habilidades matemáticas, desde a conceituação espacial até a manipulação de unidades de medidas.

Inicialmente, os alunos foram desafiados a visualizar e projetar seus quartos pessoais em um ambiente virtual tridimensional. Usando a ferramenta de modelagem tridimensional, eles puderam criar uma representação digital de seus espaços considerando diversos detalhes, como dimensões dos móveis, disposição do ambiente e até mesmo decoração.

No entanto, o trabalho não parou por aí. Após completarem suas criações em 3D, os alunos foram introduzidos ao conceito de projeções ortogonais. Assim, eles tiveram que transpor suas criações virtuais ao espaço físico utilizando técnica de desenho por papel milimetrado, projetando vistas ortogonais de seus espaços pessoais. Tal etapa exigiu uma compreensão profunda de projeção, por meio da qual os alunos visualizaram as diferentes partes/cortes de seus quartos para, logo após, representá-los de maneira precisa em duas dimensões.

Ao final, esse projeto não apenas enriqueceu o entendimento dos alunos sobre projeções e vistas ortogonais, mas também destacou a importância da Matemática no design e na criação de espaços tridimensionais. Ao integrar ferramentas digitais como o Tinkercad a conceitos matemáticos, os alunos puderam não apenas visualizar, mas também construir e analisar seus próprios ambientes pessoais de maneira matemática tangível e significativa.

A abordagem de resolução de problemas com método STEAM busca integrar naturalmente as disciplinas, proporcionando aos alunos uma compreensão completa dos conceitos e incentivando a resolução de problemas de maneira colaborativa e aplicada às suas vidas. Esse projeto absorve totalmente a metodologia e torna palpáveis aos estudantes diversos conceitos, a priori abstratos, os quais tornam-se soluções elegantes e aplicáveis a sua realidade.

 

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