Semana de Planejamento 2016
De 26 a 29 de janeiro, professores preparam a volta às aulas

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 29 de janeiro de 2016.

A semana que antecede a volta às aulas começou com o tradicional café da manhã de boas-vindas. Para aqueles que já são da casa, o momento propicia o reencontro. Para os que chegam à comunidade cervantina, é hora da acolhida e das apresentações. Tudo para iniciar o ano com o espírito renovado e motivado em receber nossos alunos.

Partindo dessas premissas, a nova diretora-gerente, Lourdes Ballesteros Martín, saudou a todos em seu discurso, desejando muita energia e entusiasmo para o ano que se inicia. Lourdes falou sobre sua trajetória profissional e sobre seu desejo de trabalhar no Brasil e no Miguel de Cervantes. Ela agradeceu a parceria e o apoio de toda a equipe diretiva, professores e funcionários, que trabalham com o objetivo de manter a excelência e a qualidade de ensino do Colégio. A diretora também destacou o início do programa de diploma do I.B.* para o Ensino Médio e a continuidade do Master Plan, plano de reformas que amplia e remodela a estrutura do Colégio.

Após a palavra de Lourdes, a diretora pedagógica, Amélia do Rosário Farré Salazar, também deu as boas-vindas a todos, reiterando os votos de um ano de sucesso e agradecendo a toda equipe a dedicação, que garante o constante crescimento do Colégio. Amélia falou sobre a diretriz dos trabalhos deste ano em torno da Educação para a cidadania Global, temática sugerida pela coordenação nacional do Brasil do PEA* para o desenvolvimento das atividades interdisciplinares.

A proposta do Ano Internacional para o Entendimento Global partiu de um conjunto de organizações científicas europeias e foi apresentada em um encontro nacional da Rede PEA, realizado neste ano em Portugal. O Ano Internacional do Entendimento Global aborda as formas como os indivíduos, as sociedades e as diferentes culturas impactam no modo como vivemos e moldamos a natureza.**

Após a palavra da direção, o professor Antonio Abello Rovai, coordenador da equipe de tecnologia educacional e do departamento de atividades extraescolares, introduziu para os trabalhos de 2016 o eixo temático Cidadania Global, que abrange temas relacionados a direitos humanos, cultura de paz, desenvolvimento sustentável, entendimento internacional, diálogo intercultural e inter-religioso, equidade de gênero e democracia para a cidadania global.

Na sequência, Antonio anunciou os palestrantes convidados: professora Leila Ianone e professor Celso Antunes, que falaram sobre os desafios nas práticas educativas e a necessidade de sua constante reformulação e emparelhamento com as demandas da vida moderna.

Para terminar o primeiro dia, os professores foram convidados a refletir sobre os valores que compõem as características de uma sociedade global equilibrada e eticamente responsável com o planeta. Divididos em grupos, discutiram sobre como ensinar valores como honestidade, justiça, responsabilidade, tolerância, entre outros, e receberam a difícil missão de interpretar e exemplificar os valores em um jogo de adivinhação.

A programação da semana também incluiu dinâmicas, debates sobre avaliação, projetos, organização de material e outras atividades elaboradas pela equipe de orientação pedagógica dos níveis de ensino com o objetivo de preparar a recepção dos alunos.


Fotos: Silvio Luiz Canella

No último dia da semana, o Grupo Gestor de Sustentabilidade apresentou a Agenda Sustentável Escolar, mostrando todo o trabalho desenvolvido ao longo de 2015 e as principais ações para 2016. No encerramento da semana, professores e inspetores de alunos terminaram as atividades no jardim botânico, onde, divididos em grupos, plantaram árvores frutíferas específicas da Mata Atlântica como a Cabeludinha, a Ameixeira da Mata, a Pitangatuba, o Araçazeiro, o Cambuci, o Cambucá, a Uvaia, a Guabiroba, a Grumixama e o Cambuí.

Na ação cada árvore representava um valor como liberdade, justiça, paciência, solidariedade, honestidade, tolerância, respeito, generosidade, gratidão e empatia. O objetivo da atividade foi representar o processo educacional do Colégio Miguel de Cervantes, que pretende fazer germinar, por meio de práticas inovadoras, a missão de formar pessoas felizes, responsáveis e com sólidos conhecimentos e valores e que possam ser agentes de transformação social em mundo globalizado e multicultural, princípio norteador de todo o trabalho da instituição desde sua fundação.


Fotos: Silvio Luiz Canella

*https://www.cmc.com.br/default.asp?PaginaId=8555
**Programa das Escolas Associadas à UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura),
***Fonte: http://www.peaunesco.com.br