Projeto Passagem:
Encontro apresenta nova rotina escolar aos alunos na passagem entre os ciclos
Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 23 de novembro de 2015.
Todos os anos, as equipes pedagógicas organizam no último trimestre do ano o projeto que visa minimizar o impacto da transição dos alunos entre os ciclos. Progressivamente, os alunos são apresentados à rotina do próximo ano e às suas principais mudanças relacionadas à autonomia e à organização.
Principalmente na transição entre ciclos, momento em que há uma mudança acentuada em relação aos procedimentos e distribuição de disciplinas e professores, o cuidado em preparar o aluno para a adaptação é essencial para que ele encare com naturalidade a nova etapa.
Ao final do 1º ano da Educação Infantil, por exemplo, os alunos começam, a partir do último mês de aula, a conhecer a rotina do 2º ano do Ensino Fundamental por meio dos espaços físicos que, apesar de já serem compartilhados por eles, são incorporados às atividades do dia a dia com maior frequência. No refeitório, na última semana de aula, os alunos fazem o processo da transição no almoço, momento em que passam a ir até o balcão de distribuição para serem servidos.
Fotos: Tatiana Maria de Paula Silva
Para a orientadora da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental, Denise Tonello, “toda e qualquer mudança exige da criança maior independência e autonomia e, por isso, muitas vezes nessa faixa etária as famílias mostram-se angustiadas, achando que as crianças não darão conta do que vem pela frente. É importante sempre valorizar a responsabilidade da criança, pois esses ritos de passagem não podem ser vistos como um “problema”, mas sim como uma mudança natural que faz parte do crescimento e desenvolvimento infantil”.
Para a orientadora do 6º e 7º anos, Vivian Cristianini, desde a implantação do Projeto Passagem do Ensino Fundamental, em 2007, a chegada dos alunos ao 6º ano tem sido mais tranquila. “Eles sentem a transição com mais naturalidade e vão incorporando a nova rotina com mais destreza. Nos primeiros dias de aula, os tutores preparam os alunos para a nova dinâmica do ciclo. Os professores especialistas participam dessa apresentação, assumindo gradativamente as aulas de sua disciplina. Como sempre, a mediação do professor tutor da turma é fundamental para o desenvolvimento da autonomia dos alunos e alunas e age como um elo para o estabelecimento de uma boa parceria da escola com a família”.
“Estabelecer um momento no 5º ano para introduzi-los aos procedimentos do 6º gera bem-estar para todos. Os alunos se sentem mais confiantes e confortáveis, e os professores têm mais tranquilidade para apresentar o novo ciclo. Para os tutores, o momento também estabelece um vínculo com os novos alunos”, comenta a orientadora dos 4ºs e 5ºs anos, Maria Cecília Grecco de Marcilio.
Em 23 de novembro, os alunos do 5º ano visitaram as futuras salas de aula, conheceram os professores tutores do 6º ano e puderam esclarecer as principais dúvidas e anseios, principalmente relacionados à rotina. Nesse encontro, os alunos conversaram com os professores sobre as propostas e desafios do próximo ano. Os alunos foram estimulados a fazer uma viagem imaginária, na qual observaram diversas imagens de pontes e fizeram escolhas das imagens que poderiam ilustrar sua transição para o Fundamental II.
Enquanto isso, os alunos do 6º ano confeccionavam cartazes com dicas e mensagens para os colegas do 5º. Foi uma maneira divertida de dar as boas-vindas aos colegas que, ao voltarem da vivência, encontram a exposição dos cartazes nas salas de aula.
A experiência do projeto é tão positiva que a orientação do 8º e 9º anos também organizou um encontro no auditório do Colégio entre os alunos de 7º ano e os representantes de sala do 8º. O bate-papo entre os jovens esclareceu as principais dúvidas dos alunos quanto à dedicação e às novidades da mudança do ciclo. Para a orientadora Valéria Ribeiro da Silva, a preocupação dos alunos desse segmento agora é outra. “Eles já dominam a rotina escolar do Fundamental II e devem começar a se preocupar mais com os hábitos de estudo e as principais mudanças pedagógicas”. A ideia do encontro foi muito bem-vinda e propiciou um momento rico de troca sob as perspectivas dos próprios agentes do processo.
Desde o primeiro trimestre, os alunos e os pais participam de reuniões de apresentação do Ensino Médio do Colégio, momento em que a orientadora, Kátia Pupo, apresenta a proposta pedagógica e as principais características e diferenciais do Ensino Médio do Colégio Miguel de Cervantes. A orientadora explica sobre a matriz curricular, horários, processos, instrumentos de avaliação e recuperação e sobre a dupla titulação que recebem os alunos e alunas que terminam seus estudos no Colégio.
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