Dia de Integração da Comunidade Cervantina: “Um dia para brincar”
Evento promove convívio saudável e reaviva a importância do “brincar”

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 04 de março de 2015.

No clima das brincadeiras e da diversão, o Dia da Integração da Comunidade Cervantina foi um convite ao prazer da ludicidade e do resgate de uma das mais antigas atividades relacionadas ao desenvolvimento motor, emocional e cognitivo do ser humano: brincar.

O primeiro evento do ano do Colégio Miguel de Cervantes começou no teatro e contou com a participação dos principais parceiros do Projeto Cervantes Solidário*.

Dando as boas-vindas, as alunas do CCA (Centro da Criança e do Adolescente) São Mateus, em uma performance de dança com arcos, convidaram os presentes a assistir à representação do mito grego Eros e Psiquê.

A peça dirigida pela professora do Projeto Cervantes Solidário, Alexandra Onias, remete a uma das mais belas histórias de amor da mitologia e contou com a participação dos alunos de musicalização do Projeto.

“Começamos uma pesquisa sobre lendas no 2º semestre do ano passado e um dos mitos que mais despertou o interesse do grupo foi o de Eros e Psiquê. Os alunos adaptaram o texto lido e, com muito entusiasmo, dividiram-se para cuidar do figurino, da música e das falas. Acredito que a educação não objetiva somente aspectos formativos, mas também outros relacionados com a adaptação humana ao meio e sua constante evolução. O teatro possibilita a transformação das pessoas, eleva a autoestima e abre espaço para a construção de seres conscientes e livres”, afirma Alexandra.

Na sequência, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental do Colégio homenagearam os presentes com uma canção africana de Gana chamada Obonso, que diz: “estamos felizes porque estamos brincando”. No palco, as irmãs e as crianças do CCA Lar Jesus Maria José apresentaram um número musical com canções sobre o amor fraternal.

Com a alegria nos olhos e demonstrando que dançar também é brincar com os movimentos e com a emoção, as meninas do Projeto de dança espanhola do CCA Lar Jesus Maria José e EMEF Alípio Correa Neto contagiaram a todos e encerraram as atuações do dia no teatro.


Fotos: Silvio Luiz Canella e Tatiana Maria de Paula Silva

Orgulho de ser cervantino

Para Ana Amélia, mãe da Olivia Nobre Fortin do 1º ano B, que começou a estudar no Miguel de Cervantes este ano, a interação que o evento proporcionou com as crianças do projeto social do Colégio foi muito marcante: “eu conhecia um pouco sobre o projeto pelo site do Colégio e como faço trabalhos sociais achei muito enriquecedor ver as atividades artísticas nas quais as crianças estão envolvidas. Assisti-las cantando em outro idioma, tocando, dançando e interagindo foi muito bonito. Além disso, a própria festa propicia às famílias e aos alunos se apropriarem da escola. Milha filha quis me mostrar tudo, o parque, os brinquedos. Ela está muito orgulhosa da escola dela.”

Já para Renata, mãe da Isabela Sagae do 2º ano B, a festa representa um marco de que o ano começou. “Ano passado eu era mãe nova e o evento foi fundamental porque tudo era novo e eu não conhecia ninguém. Este ano eu já sinto que a iniciativa desse encontro, além de gostosa, é para os pais que já são da escola um momento de começar o ano.”

Lícia, mãe da Helena Tomimatsu Bemelmans do 2º ano D, aluna desde o Infantil I, acredita que eventos como esse possibilitam uma convivência válida entre toda a comunidade e a oportunidade de conhecer mais sobre o Projeto Cervantes Solidário.

Oficinas para brincar

Depois de brincar de atuar, de cantar e de dançar a comunidade cervantina reuniu-se nas pistas de atletismo para aproveitar a manhã brincando nas diversas oficinas espalhadas pelo Colégio.

A oficina “Aprender a Pedalar”, organizada pela ONG Bike Anjos**, acompanhou os pequenos em um dos aprendizados mais marcantes da infância: pedalar. Equilibrar-se em duas rodas é uma atividade prazerosa e saudável. Para as crianças, a bicicleta é um brinquedo, mas para a sociedade se apresenta como uma solução viável de mobilidade urbana e como um meio de transporte limpo, que promove a integração.

Nas quadras poliesportivas do Colégio, oficinas de malabares e brincadeiras infantis proporcionaram diversão para todas as idades. Nos clusters e marquises a brincadeira ficou por conta das oficinas de artes, scrapbook, robótica e fotografia, pois brincar permite expandir a criatividade em diferentes suportes.

Para brincar com o corpo, a oficina de pilates e o estande dançante com os jogos para Kinect empolgaram e proporcionaram muita diversão.

Ao final da festa, professores, pais e alunos – acompanhados dos voluntários da Bike Anjos e dos alunos do Projeto de Mobilidade Urbana (desenvolvido pelo prof. Marco Antonio Augusto, do 1º ano do Ensino Médio) – participaram do passeio ciclístico na ciclovia da Av. Eliseu de Almeida.

Saiba mais:
*Projeto Social Cervantes Solidário: https://www.cmc.com.br/default.asp?site_Acao=mostraPagina&paginaId=5854
**ONG Bike Anjos: http://bikeanjo.com.br