ENSINO FUNDAMENTAL I E II
Mostra de Arte e Música 2024
Os alunos encantaram os visitantes e orgulharam suas famílias com as suas lindas produções artísticas
Por: Victoria Bevilacqua I 2 de dezembro de 2024.
Mostra de arte
No dia 30 de novembro, os alunos do Fundamental I e II, assim como os do 1º ano do Ensino Médio, deixaram suas lindas artes expostas para todos que vieram apreciá-las. Com seus familiares, que sentiram orgulho ao verem finalizados os projetos aos quais os alunos tanto se dedicaram, eles fizeram uma celebração às artes.
Os pequenos do 2º e 3º anos do Ensino Fundamental trabalharam pinturas em telas com o tema “flores” nas aulas do professor William Rosa, além de arte rupestre, pop art, animais inspirados em Aldemir Martins, treinos de luz e sombra e degradê, constelações de Miró, natureza morta (desenho, recorte e colagem de paisagens), retratos inspirados em Lasar Segall e muito mais. Além desses projetos, os alunos também elaboraram artes tendo como base a vivência indígena, o respeito ao meio ambiente e o projeto “UNESCO: Livro Pop-up de figura humana, desenho, recorte e colagem”.
Os jovens do 5º, 6º e 7º anos trabalharam diversos temas em suas artes. As mostras, gerenciadas pelas professoras Camilla Sammarro e Renara Toscani, professoras de Artes responsáveis pelas turmas, trouxeram elementos baseados em estilos de grandes artistas como Van Gogh e Frida Kahlo, além de projetos com inspiração na canção Paisagem na janela, de Milton Nascimento e Lô Borges. Os alunos do 7º ano também elaboraram artes inspiradas na visita que realizaram ao Museu Afro, em setembro. Ademais, as turmas do 6º ano fizeram as suas criações com base nos seguintes temas: expressividade dos desenhos da figura humana, princípios da perspectiva e planos do desenho. Além disso, foram produzidas pinturas sobre telas com elementos visuais indígenas das obras de Denilson Baniwa, Jaider Esbell, Arissana Pataxó e Daiara Tukano.
A arquitetura foi o foco nas turmas do 8º ano, tendo como base uma frase da arquiteta modernista ítalo-brasileira Lina Bo Bardi: “Arquitetura é estrutura. Quer dizer, a estrutura de um edifício é elevada ao nível da poesia…”. Além disso, a fotografia e a simplificação das linhas no desenho também foram trabalhadas. Fechando as bem elaboradas artes do Ensino Fundamental II, os alunos do 9º ano fizeram suas produções artísticas com o estudo intitulado “Mandalas de mosaico: Gaudí”.
Já os alunos do 1º do Ensino Médio, em suas aulas ministradas pelo professor Fabio Nogueira, trabalharam esculturas de peças de xadrez estilizadas.
A exposição, situada na Marquise do Cluster 5 e composta por obras dos alunos do Infantil ao Fundamental II, foi organizada pela professora Beatriz Mosca, do curso extra de Oficina de Artes.
Mostra de música
Além das lindas artes e projetos expostos, os alunos encantaram a todos com suas incríveis apresentações no teatro. As turmas procuraram incluir em seus repertórios canções em português, espanhol e inglês, mostrando suas habilidades nos três idiomas. Os pequenos do 2º e 3º anos, por exemplo, se apresentaram ao som de Desde Saturce a Bilbao, I believe I can fly, The Wellerman song e Você fala tupi. Uma das apresentações dos alunos do 2º ano contou com a participação especial do aluno Luiz Felipe Barbosa Ghiotto, do 6ºE, no pandeiro. Ao final, os alunos surpreenderam a todos com uma homenagem especial à professora espanhola Isabel Vicente Vicente, que está deixando o Colégio neste ano.
Já os alunos do 4º e 6º anos fizeram um pout-pourri que incluía desde Clarão da Lua (música do século XVIII) até Somewhere only we know (Keane), Sevillana (música espanhola), Three little birds (Bob Marley) e Zorongo gitano (Garcia Lorca). Durante o último pout-pourri do 6º ano, a aluna Estella Pires Alves de Souza, do 8ºD, deu um show e encantou com a sua habilidade na dança espanhola.
O 5º ano brilhou na brasilidade com a famosa canção Garota de Ipanema, de Tom Jobim, e Paisagem na janela, de Lô Borges e Fernando Brant. O 7º ano mostrou seu conhecimento nas línguas italiana e inglesa cantando Bella ciao e a clássica Here comes the Sun, dos Beatles. Os alunos finalizaram as apresentações com a canção Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, e em conjunto com os colegas do 9º ano, fizeram uma linda homenagem ao professor espanhol Mario Ilde Velasco de Abreu Alves, que também está deixando o Colégio neste ano.
O 8º ano não ficou para trás e mostrou seus talentos cantando Primavera, de Tim Maia, e Clocks, do Coldplay. Fechando com felicidade, os alunos do 9º ano concluíram as apresentações cantando Happy, de Pharrel Williams, e Shape of You, de Ed Sheeran.
Os alunos dos 3º e 4º anos dos cursos extras de percussão e violão brilharam no palco, acompanhados pelos seus professores, Ricardinho Paraíso e Gabriel Bortolatto, que estiveram ao lado deles, guiando e apoiando em cada nota. A apresentação foi um verdadeiro momento de protagonismo para os alunos, que demonstraram talento e dedicação com a orientação e expertise de seus mestres.
Agradecimentos mais que especiais ao Departamento de Música do Colégio, composto por Cássia Bernardino, Ana Valéria Turbiani, Ana Maria Premero, Joan Barros e Mayara Delgado, que não só foram responsáveis por todos os arranjos musicais, mas também acompanharam, ensinaram e incentivaram os alunos durante todo o ano. Além dos músicos convidados, Mario Ilde Velasco (tocando violão de sete cordas e cavaquinho), Marcus Fernando Baldini (piano) e Ricardo Troccoli (violão) e Camilo Zorrilla García (percussão). E agradecemos também as convidadas especiais, Eva Fraile D’Acosta e Tábata Lima.
Confira a programação completa da Mostra de Arte e Música de 2024 no seguinte link: Arte e música 2024 – CMC