Recital celebra a diversidade
Com o tema “O Brasil de todos os povos”, o Recital do 1º ano do Ensino Fundamental percorreu a história das diversas culturas e etnias que deram origem ao povo brasileiro

Por: Tatiana Maria de Paula Silva |04 de dezembro de 2014.

O Recital, que aconteceu no dia 3 de dezembro, no Teatro do Colégio Miguel de Cervantes, foi a síntese do trabalho realizado durante todo o ano, em todas as disciplinas, principalmente em Identidade e Autonomia, sobre o tema diversidade, “a partir da própria história e dos ascendentes, os alunos perceberam que o Brasil é formado por todos os povos do mundo, brincamos com eles que nosso país é a casa de todos”, explica a professora Viviane de Oliveira Panegassi do 1º ano D.

Enquanto alunos e alunas se preparavam, familiares e convidados puderam apreciar a exposição com mais de vinte obras produzidas por eles, a partir de artistas brasileiros como Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Aldemir Martins e Di Cavalcanti, que retratam a união dos povos, das raças e etnias.


Fotos: Rafael Campagnoli

Na apresentação, a diversidade foi representada por diferentes ritmos como samba, vira, salsa, mazurca, cossaca, entre outros. Para a professora de música Cássia Paula Fernandes Bernardino, a escolha do repertório do Recital representa todas as influências dos povos na música brasileira, “o Brasil recebeu de braços abertos povos de todas as partes do mundo, absorvendo muitos de seus costumes, culinária, manifestações culturais etc. Não obstante, absorveu também sua musicalidade, acrescentando o tempero, a sonoridade e um gingado especial, típico do povo brasileiro e criando, então, a colorida música brasileira, tão apreciada mundialmente. No decorrer das aulas de Música do segundo trimestre, trabalharam-se as riquezas musicais de países como Espanha, Cuba, Polônia, Portugal, Estados Unidos, Rússia, dentre outros. Pesquisamos sobre instrumentos musicais típicos, ritmos característicos de cada região, bem como as danças e a origem de cada estilo. Isso possibilitou que as crianças conhecessem os ritmos que ajudaram a criar a identidade musical de nosso país, valorizando, assim, nossa diversidade cultural.”

Também nas poesias Misturas de Raça, de Francisco Ferreira de Lima, e Pluralidade Cultural, de Juarês Alencar Pereira, os alunos puderam expressar os sentimentos de união e tolerância como primordiais para a construção de um mundo melhor e mais pacífico.

No intervalo das apresentações, a orientadora da Educação Infantil e do 1º ano, Denise Maria Milan Tonello, agradeceu a presença de todos e toda a equipe de professores e funcionários que colaboraram para a organização do Recital.

No encerramento do evento, alunas e alunos apresentaram, ao som de um vigoroso Cajón e de Boomwhackers*, a música Minha escola, composição da professora Cássia Bernardino, e Brasil Pandeiro, do cantor e compositor Moraes Moreira.

Vea mas fotos e álbumes relacionados.

*Instrumentos musicais percussivos e melódicos de tubos em PVC.