ENSINO FUNDAMENTAL I
Halloween: diversão e aprendizado
Atividade explora cultura da festividade e prática do idioma
Por: Debora Regina C. Barreto de Moraes | 4 de novembro de 2024.
Na semana do dia 31 de outubro, os alunos da Educação Infantil e do 1° ciclo do Ensino Fundamental tiveram atividades temáticas relacionadas ao Halloween. Estas incluíram propostas artísticas, culinária, músicas e uma caça a monstrinhos pela escola. Na ocasião, os alunos puderam praticar o idioma e ampliar seu repertório cultural sobre essa festividade típica de países de língua inglesa e que tem se popularizado cada vez mais mundo afora, inclusive no Brasil.
O Halloween remonta a uma tradição celta que celebrava o fim da colheita e o início do inverno. Acreditava-se que, nessa época de transição, afinava-se a fronteira entre o mundo dos vivos e dos mortos, motivo pelo qual as pessoas fantasiavam-se a fim de afastar maus espíritos. Com a expansão do cristianismo, ao longo do tempo, foram sendo integradas e ressignificadas antigas tradições. “All Hallows Eve”, que significa a véspera do Dia de Todos os Santos, transformou-se em “Halloween”. Hoje em dia, trata-se de uma festividade secular na qual as pessoas se fantasiam, decoram suas casas, festejam e brincam de pedir doces ou fazer travessuras.
No 2° ano, os alunos familiarizaram-se com o costume de fantasiar-se dos mais diversos personagens (não apenas os assustadores) e aproveitaram os conhecimentos sobre diferentes lugares da escola e partes do corpo para realizar uma “caça aos monstros”. Após aprenderem a canção We’re going on a monster hunt, adaptação do livro clássico We’re going on a bear hunt, de Michael Rosen, os alunos seguiram pistas e saíram em busca de monstrinhos no parquinho, na biblioteca, no teatro etc. Em grupo, eles formulavam frases para descrever o corpo de cada monstro encontrado. Após capturar todos, e com um pedido de “trick or treat”, cada aluno recebeu uma doce recompensa.