Hispanidad celebra IV Centenário da 2ª parte da obra Dom Quixote de La Mancha
O Colégio Miguel de Cervantes promoveu a sua tradicional Festa da Hispanidad; este ano, com o tema En tiempos de Quijote: historia, sociedad y cultura en la España de los siglos XVI y XVII

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 3 de outubro de 2015

No sábado, 3 de outubro, durante todo o dia, os trabalhos elaborados pelos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, sob a orientação de seus professores, estiveram expostos nos estandes da festa.

Atuações de música, teatro e dança espalhadas pelo Colégio apresentaram homenagens e fragmentos da obra prima de Cervantes. Abrindo as apresentações no Teatro, o Grupo Sueños e as alunas de dança espanhola do Projeto Social Cervantes Solidário dançaram alegrias, fandangos e sevillanas.

O Coral convidado de La Sociedad Rosalía de Castro emocionou a todos com um variado repertório, que incluiu Noel Rosa e músicas tradicionais espanholas.

Os alunos do 4º e do 5º anos homenagearam o IV Centenário da 2ª parte da obra representando os seus últimos capítulos, quando há a chegada de Dom Quixote e Sancho Pança a Barcelona, momento em que as personagens veem pela primeira vez o mar. Durante a apresentação, foram projetadas imagens da obra Don Quijote llega al mar, pintura a óleo em tela produzida pelo professor de língua espanhola e artista plástico Pablo Rejas y Jiménez-Madrid. O musical apresentou composições do chefe do Departamento de Música, Ivo Bonfliglioli, com letra e poesia do professor Pablo Rejas.

Em seguida, os alunos do curso de teatro em espanhol apresentaram a peça El profe de La Mancha, produzida pela professora de língua espanhola Patrícia Varela. A peça conta a história de um professor de Literatura Espanhola que pretende despertar em seus alunos os sentimentos inspiradores que a literatura proporciona. Por meio de um exemplar muito antigo (pertencente a seus antepassados) da obra Don Quijote de la Mancha, eles vivem uma divertida aventura que nos faz questionar “quem é quem” nessa história e, ao mesmo tempo, nos lembra da importância da amizade em nossas vidas.

Ainda no teatro do Colégio, os alunos de 6º e 7º anos representaram o capítulo Las bodas de Camacho y Quiteria. Com objetos sonoros e instrumentos não convencionais, os alunos acompanharam a música do compositor alemão George Phillip Telemann, que escreveu, em 1761, a ópera Don Quichotte auf der Hochzeit des Comacho. No intuito de demonstrar a transcendência da obra de Cervantes, os alunos contaram a história das bodas em um animado Cordel, ao som de violão, cajón, pandeiro e triângulo.

Encerrando as apresentações no teatro, os alunos do 8º e do 9º anos, coordenados pelo, professor Fabio Nogueira, chefe do Departamento de Arte, em parceria com o Departamento de Música, apresentaram El caballero y sus espejos: reflejos del Quijote, uma adaptação teatral que instiga o paradoxo entre fantasia e realidade e a possibilidade dada ao leitor de identificar em si características de Dom Quixote, de acordo com suas referências pessoais.


Fotos: Rafael Campagnoli

Viajando pela cultura e sociedade nos tempos de Cervantes

Por todo o Colégio, fragmentos da obra de Cervantes foram representados nos estandes, salas, marquises e clusters. Os alunos produziram ricas e variadas exposições.

O 6º ano mostrou como, nos tempos de Cervantes, a energia era obtida por meios sustentáveis construindo um moinho e uma roda de água e representando a visão de Dom Quixote em pinturas e desenhos.

No 1º cluster, as salas temáticas e trabalhos de várias disciplinas dos 6ºs a 9ºs anos convidaram o público a adentrar o mundo de Cervantes e conhecer parte de sua época. A Cueva de Montesinos levava o visitante ao despertar dos sentidos e da reflexão sobre a realidade segundo sua percepção. O 8º e o 9º anos montaram uma sala com jogos de RPG, livros de jogos e livros Pop-up baseados na obra. Também era possível conhecer a medicina nos tempos de Quixote, assistir à apresentação do trabalho sobre El Yelmo de Mambrino e apreciar as produções de cinema ¿Locura o Cordura? E Dom Quijote: Nowadays – The Movie.

Os convidados da festa puderam participar de uma divertida gincana: a GinQuixote, do 8º e do 9º anos, sob coordenação dos Departamentos de Matemática e Educação Física, montada com elementos representativos da obra e personagens.

Os alunos do 4º e do 5º anos montaram uma linda exposição com cenas dos últimos capítulos e com um painel da chegada de Dom Quixote à praia. Os visitantes também se divertiram com o cineteatro de sombras, produzido pelo 7º ano e na oficina de palmas Manchegas, do 2º e 3º anos, ambientada no cenário do escritório de Miguel de Cervantes. A oficina contou com a participação especial do reconhecido guitarrista de música flamenca, Flávio Rodrigues.

Os alunos da Educação Infantil e 1º ano do fundamental montaram o quarto de Alonso Quijano e a paisagem dos moinhos de La Mancha num estande feito de material reciclado.

O teatro itinerante dos professores da Educação Infantil animou a festa com os personagens principais da história e com demonstração de dança típica folclórica espanhola.

Totens espalhados pela festa mostravam em tempo real toda a cobertura do evento realizada pela Sala de Imprensa dos alunos de 8º e 9º anos. Todo o conteúdo pode ser acessado no site www.cmc.com.br/hispanidad2015.