Projeto do Ensino Médio: A arte de contar, ler e ouvir histórias

Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 28 de outubro de 2014.

O projeto, orientado pela psicopedagoga Ana Maria Miguel Crispim, remonta, desde 2010, a uma das mais antigas atividades da história da humanidade. O contar e ouvir histórias é uma prática humana que estimula a criatividade e, nas crianças, contribui para o desenvolvimento de comportamentos e atitudes.

Com os objetivos fundamentais de fazer que alunos e alunas entrem em contato com a literatura infantil e resgatem essa arte, o projeto promove o encontro entre os jovens do Ensino Médio com as crianças das séries iniciais no Colégio e no Lar Jesus Maria José, parceiro do Projeto Social Cervantes Solidário.

As atividades desenvolvidas no trabalho social possibilitam o contato com crianças atendidas pelo Lar, onde são desenvolvidas as contações de histórias e atividades lúdicas sobre a leitura. “O contar histórias para essas crianças tem um caráter maior que é o de promover a socialização e ampliar o contato com a literatura, abordando histórias clássicas e contemporâneas. No Colégio, aproveitamos esse momento gostoso para aproximar os ciclos e trabalharmos o respeito e a atenção”, comenta Ana Maria.

Pelo menos uma vez ao mês, a psicopedagoga se reúne com os alunos envolvidos no projeto para uma reflexão sobre as funções de contar histórias e as implicações na vida de quem as ouve e as conta. Durante essa reflexão, os alunos também trocam experiências sobre as diferentes percepções da contação, dramatização e leitura das histórias.

Para Ana, a contribuição para o aprendizado de quem se coloca no papel do contador é irrefutável; os mais tímidos trabalham a desinibição e encontram no contato com as crianças a oportunidade de demonstrarem e receberem afeto. Os mais desinibidos desenvolvem suas habilidades e todos levam uma experiência de cidadania e respeito. “Os alunos se sensibilizam muito com A vida das crianças que o Lar atende, eles entram em contato com uma realidade distante para eles. Algumas crianças demandam afeto, acolhimento e toque e, dessa interação, muitos de nossos alunos descobrem um lado atencioso e carinhoso que aflora principalmente no momento da história.”

Atualmente, 13 alunas estão no projeto que acontece todas as terças das 14h30 às 16h10.



Fotos: Tatiana Maria de Paula Silva

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