Projeto do Ensino Médio: Gastronomia, nutrição e sociedade
Alunos aprendem e se divertem na cozinha experimental do Projeto de Gastronomia
Manipular e criar a partir de conceitos de gastronomia e nutrição para planejamento e produção de cardápios diversificados são alguns dos muitos objetivos do projeto
Por: Tatiana Maria de Paula Silva | 29 de outubro de 2014.
A cada semestre, aproximadamente 14 alunos dividem a cozinha, instalada no laboratório de Química, e trabalham juntos na elaboração de receitas, contextualizadas pela pesquisa dos ingredientes, origem e percurso histórico de cada prato. O espaço também é aberto à criação e experimentação de combinações saudáveis que despertem e agucem o paladar.
O projeto de gastronomia para os alunos do Ensino Médio do Colégio Miguel de Cervantes relaciona conceitos de gastronomia, nutrição, sustentabilidade, convívio e respeito por essa atividade milenar.
Seja por interesse pessoal, influência da mídia ou aptidão, os alunos que participam do projeto não só enriquecem suas habilidades culinárias, mas principalmente adquirem conhecimento histórico, científico e respeito à pluralidade e diversidade culturais.
No decorrer deste semestre, os alunos conheceram os processos de uma cozinha industrial visitando as instalações do refeitório do Colégio. Na visita, foi possível entender os procedimentos de higienização e segurança para manter uma cozinha livre de contaminação ou acidentes de trabalho. Silvana Medeiros dos Santos, nutricionista da empresa GR S/A, referência em qualidade nesse segmento, mostrou aos alunos todo o maquinário envolvido na conservação, preservação e organização, do recebimento ao armazenamento, dos alimentos.
Semanas mais tarde, os alunos visitaram o Entreposto Terminal de São Paulo, o maior da América Latina, pertencente à CEAGESP (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo). Os alunos percorreram parte dos 700 mil m2 e conheceram desde o silo até o pavilhão do hortifrúti, passando por diversos “galpões”, como o de frutas exóticas, cebolas e abóboras, onde puderam conhecer algumas variedades desses produtos e conversar com as pessoas que trabalham no entreposto.
Para o professor orientador do projeto, Carlos Henrique Ribeiro Moussalli, a visita é uma importante experiência para os alunos, pois apresenta um universo totalmente novo, “os bastidores e o percurso dos alimentos até chegarem à cozinha”.
Em outra visita, os alunos estiveram na Universidade Senac – Campus Santo Amaro – para conhecer as salas de aula do curso de Tecnologia em Gastronomia e o ambiente universitário. Na ocasião, foi oferecida uma oficina de cupcakes, momento em que vivenciaram a experiência das aulas desse curso, preparam e degustaram a sobremesa.
Para finalizar o projeto, após uma pesquisa histórica, cultural e nutricional, em duplas, os alunos apresentam detalhadamente o processo de execução de uma receita preparada por eles, que é avaliado pelo grupo e pelo professor orientador. Neste semestre, pratos como quiche, empanadas com farinha integral e Cinnammon Roll foram alguns dos sete apresentados pelas duplas.
A avaliação dos pratos segue os critérios relacionados à pesquisa, ao grau de dificuldade da execução, ao envolvimento e participação da dupla.
Fotos: Tatiana Maria de Paula Silva
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